Tumblr

O Tumblr é um blog com características de redes sociais, em que é possível compartilhar textos, imagens, vídeos, áudios e demais formatos de publicação.
Texto de SEO

O Tumblr nada mais é do que um blog com características de redes sociais, em que é possível compartilhar textos, imagens, vídeos, áudios e demais formatos de publicação. Geralmente, os posts dos usuários dessa plataforma não costuma ser muito extenso e esse é o seu principal diferencial perante outras ferramentas, como o WordPress.

Ao fazer um cadastro no Tumblr, você consegue seguir outros usuários, curtir, comentar e compartilhar seus posts — funções semelhantes ao Twitter e Facebook. Além disso, cada usuário consegue personalizar seu perfil e criar templates de acordo com seus gostos.

A história do Tumblr

Apesar de ter sido desenvolvido em 1992, o Tumblr só teve seu lançamento nas plataformas digitais em 2007, quando David Karp e Marco Armen o fundaram oficialmente. Seu sucesso foi tanto que, logo em seu primeiro ano, já conquistou mais de 3 milhões de usuários provenientes de outros blogs e ferramentas.

Nos anos seguintes, o Tumblr passou a estar disponível na versão exclusiva para iPhone por meio do programa Tumblerette. Posteriormente, o serviço passou a atender os usuários de BlackBerry, Android e Windows Phone.

Em 2011, quatro anos após sua criação, a plataforma atingiu o recorde de 10 bilhões de publicações novas em, aproximadamente, 20 milhões de blogs no mundo inteiro. Atualmente, mesmo com a ascensão de outras redes sociais, o Tumblr se mantém firme e forte com milhões de novos posts todos os dias.

Dicas para publicar conteúdos otimizados no Tumblr

Deixar um conteúdo otimizado no Tumblr é muito semelhante aos métodos aplicados nas demais plataformas. Inicialmente, pense em criar um nome chamativo para o blog, de modo a despertar a curiosidade de quem busca conteúdos com qualidade.

Feito isso, pense em adicionar uma breve descrição ao blog. Geralmente, essa frase é a mesma a ser inserida na meta description e, por esse motivo, não deve haver mais de 160 caracteres. Ao mesmo tempo, deixe o nome da página em formato H1 com o objetivo de deixá-la em destaque com uma fonte maior.

Assim como o nome do blog precisa ser criativo, o título das postagens também. Por isso, pense em frases capazes de incentivar os usuários a clicarem nos conteúdos e aumentar o tráfego orgânico da página. Mas não esqueça de adicionar a palavra-chave a ser indexada nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Invista em imagens, vídeos, infográficos e demais recursos audiovisuais na maioria das postagens. Dessa forma, os usuários sentirão mais interesse em continuar lendo todo o conteúdo e navegar em outras páginas do site.

Estratégias de SEO para Tumblr

Em critérios de SEO, existem algumas maneiras de otimizar seu blog do Tumblr, deixando-o com mais qualidade e visibilidade diante dos mecanismos de busca. Conheças estratégias que irão deixar seus conteúdos nas primeiras colocações do Google!

  • Organize a estrutura em HTML do site, inserindo códigos de formatação de texto, imagens, tabelas, vídeos e design;
  • Assim como no Facebook e Twitter, é possível compartilhar posts de outros usuários na sua página. Investindo em conteúdos de qualidade, portanto, cada vez mais pessoas irão se engajar com seu site;
  • Ao produzir conteúdos, estabeleça uma quantidade de caracteres padrão. Nos blogposts, por exemplo, o ideal é manter uma média de 800 palavras;
  • Separe todos os posts em categorias. Assim, os visitantes terão mais facilidade em se encontrar no blog;
  • Geralmente, é melhor criar uma URL personalizada para cada página do que usar aquelas fornecidas como sugestão pelo Tumblr,
  • Ao fim de cada conteúdo, deixe um espaço exclusivo para comentários. Dessa forma, será mais intensa sua comunicação com os visitantes.

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO