Title Tag

O title tag é um código HTML que fornece um título a determinada página. Dessa forma, você ajudará a obter um bom rankeamento nos resultados de pesquisa.
Texto de SEO

Basicamente, o title tag é um código HTML cuja função é dar um título a determinada página. Dessa forma, você ajudará a obter um bom rankeamento nos resultados de pesquisa. Muitas vezes, ele costuma aparecer em links compartilhados em  redes sociais, nas guias abertas de navegadores, como o Chrome, e na SERP.

Sua importância é tanta, que, geralmente, os títulos dos cinco primeiros resultados possuem a palavra-chave pesquisada nos buscadores. Isso garante um bom rankeamento do seu site no Google e, somado à qualidade e otimização do conteúdo, proporciona um elevado tráfego orgânico.

A importância do title tag


A criação de um bom title tag é fundamental para seu site ser bem posicionado e aparecer nas primeiras posições do Google. Por meio dos fatores de rankeamento, os buscadores analisam diversos pontos antes de concluir que determina página possui qualidade. Dentre eles, cita-se a meta description, a URL e outros fatores.

O title tag costuma ser muito influente, pois é um dos principais fatores por atrair visitantes ao seu site, porque ele é o texto principal de uma SERP.  Por possui cor azul com tamanho de fonte maior em relação aos demais itens, ele acaba se destacando.

Dicas de como fazer um bom title aos olhos do Google


Existem algumas maneiras de redigir um title de qualidade com o intuito de melhorar o rankeamento de uma página no Google e, consequentemente, aumentar seu tráfego orgânico. Por isso, ao redigi-lo, procure fazer uso da palavra-chave do conteúdo logo no início da frase, aumentando sua visibilidade.

Repetir a palavra-chave mais de uma vez no title não é a melhor das ideias. Assim como no conteúdo, o excesso de repetições de um termo pode ser prejudicial, podendo perder pontos em alguns critérios de rankeamento do Google. Além disso, nunca publique duas páginas com o mesmo title, assim, evita-se duplicação.

Assim como a meta description, o title tag também possui um limite de caracteres para ficar totalmente visível no Google e não ser vítima das famosas reticências no final. Geralmente, o ideal é que o title de cada página do seu site tenha entre 55 e 65 caracteres, respeitando as normas de SEO dessa ferramenta de busca.

Essa dica é principalmente para quem faz uso de blog como complemento de um site. Ao escrever qualquer title veiculado nessa plataforma, evite citar o nome de sua empresa. Dê preferência a títulos mais neutros que chamem a atenção do leitor.

A última dica é sobre a repetição do title no H1 do conteúdo. Mantendo a mesma frase em ambas as situações, fica mais fácil do Google entender a coerência e coesão do conteúdo apresentado e, em decorrência disso, sua indexação ocorre mais rápido.

O que acontece quando um title não é produzido?


Se você não escolher um title tag para cada página, o Google irá colocar qualquer frase referente aos H1, H2 e H3 do conteúdo. O perigo disso acontecer é que, muitas vezes, esses “títulos secundários” não estão com a palavra-chave inclusa e o tamanho adequado de caracteres.

Outro risco diz respeito às redes sociais. Ao compartilhar algum link nelas, pode ocorrer falha na geração de um título, alegando sua inexistência ou que não pode ser exibido no momento. Em consequência disso, pode haver um total comprometimento no número de alcances gerados por tal post.

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