Snapchat

O Snapchat é uma ferramenta que revolucionou a forma de comunicação das pessoas por meio de fotos e vídeos curtos publicados instantaneamente.
SEO Mobile

Desenvolvido em 2011, o Snapchat é uma ferramenta que inovou o mercado de comunicação, proporcionando o envio de imagens e vídeos curtos de maneira rápida e instantânea.

Disponível para os dispositivos móveis Android e IOS, o Snapchat já recebeu diversas atualizações ao longo de sua história com o objetivo de aprimorar cada vez sua performance. Dentre as mais conhecidas está a criação da função “discover”, permitindo aos usuários assistirem o conteúdo de alguns canais de TV pagos publicado na plataforma.

Seu modo de funcionamento é bem simples: ao abrir o aplicativo, o usuário consegue fotografar ou gravar um vídeo - pressionando o botão da câmera - de até dez segundos. Feito isso, a pessoa pode compartilhar o pequeno conteúdo produzido na sua história por 24 horas ou, simplesmente, enviar a amigos da lista.

Durante o processo de gravação do conteúdo, a pessoa pode fazer movimentações faciais para o Snapchat capturá-las mediante uso de filtros. Por exemplo: em determinada função, o aplicativo vai pedir à você que levante a testa para poder colocar “orelhas de coelho” em sua foto ou vídeo.

A história do Snapchat


No ano de 2011, Evan Thomas Spiegel, Reggie Brown e Bobby Murphy desenvolveram um aplicativo denominado Pictaboo. No entanto, Spiegel e Murphy pensaram que esse nome não despertaria a atenção dos usuários. A partir daí, criou-se o Snapchat (em português, "conversas em um estalo”).

Após essa mudança de nome, em 2012, o Snapchat começou a conquistar público, principalmente jovens, chegando a marca de 120 mil usuários no fim daquele ano. Não parando de crescer e aperfeiçoar sua plataforma, o aplicativo aumentou ainda mais sua popularidade em 2013, quando mais de 60 milhões de conteúdos eram produzidos por dia.

Em território brasileiro, o Snapchat passou a ser um dos aplicativos preferidos dos jovens, que prezam cada vez mais por praticidade e comodidade ao produzir conteúdo instantâneo. Segundo dados do Kantar, em 2016, 57% dos smartphones do nosso país tinham o programa instalado - um número bem superior ao total mundial (23%).

A concorrência dos outros aplicativos


As inovações dos demais aplicativos, principalmente o Instagram, fizeram o Snapchat ter parte do seu império abalado em meados de 2016. Em agosto daquele ano, o programa pertencente ao Facebook lançou o recurso “stories” aos seus mais de 600 milhões de usuários.

O sucesso obtido foi imediato! Nos primeiros seis meses do lançamento dessa ferramenta no Instagram, o mesmo já era utilizado por 150 milhões de pessoas - 1/4 do total de usuários. A título de comparação, esse era o número de contas que o Snapchat tinha em 2016 desde sua criação em 2011.

A concorrência ficou ainda mais forte quando, em fevereiro de 2017, o Whatsapp, aplicativo usado por 1,5 bilhão de pessoas no mundo, também lançou o mesmo recurso aos usuários.

Semelhante ao Instagram, o stories desse programa permite a publicação de conteúdo da “minha história” por 24 horas. Contudo, nele não é possível enviar para apenas alguns contatos como o Snapchat.

Por fim, recentemente, mais uma plataforma resolveu lançar o recurso stories na tela inicial. O Netflix - streaming usado por 100 milhões de pessoas no mundo - adotou a tendência e passou a publicar conteúdos de até trinta segundos sobre as prévias de diversos filmes e séries.

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO