Dicas de SEO para o mercado de cosméticos

  • 8 de junho de 2017
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O que fazer para realmente implementar uma estratégia de SEO para o mercado de cosméticos com sucesso? Essa é uma pergunta cada vez mais frequente. Já que quando se trata de melhorar o posicionamento online de uma empresa do mercado de cosméticos, Search Engine Optimization (SEO) é uma das formas mais importantes para direcionar o tráfego – e, portanto, trazer os visitantes certos para o site da marca.

Com um número cada vez maior de empresas que tentam adquirir uma fatia maior da torta no mercado online. Hoje, mais do que nunca, quem tem visão estratégica, no mercado de cosméticos e beleza, está trabalhando para aumentar o tráfego de seus sites, utilizando técnicas de otimização dos mecanismos de busca (SEO).

Além disso, a visibilidade crescente nos motores de busca não só equivale a mais visitas no site de uma marca ou e-commerce de cosméticos, mas também é ótimo para a construção e conscientização da marca, colaborando para a empresa se tornar uma figura proeminente em um setor muito competitivo.

Aqui estão 5 dicas que podem ajudar no sucesso de uma campanha de SEO para uma empresa do ramo de cosméticos.

Dica #1: Certifique-se de que você escolheu as palavras-chave certas

A seleção das palavras-chave utilizadas na estratégia de SEO para o mercado de cosméticos é fundamental para o sucesso. Por exemplo, ao segmentar uma palavra-chave muito ampla e altamente competitiva, você pode estar se preparando para uma batalha árdua com marcas conhecidas muito maiores e mais estabelecidas ou que trabalham com essa palavra-chave a mais tempo.

É bom ser ambicioso, mas você não deve tentar derrubar um gigante como o L’Oréal Paris nos estágios iniciais do seu SEO. Comece mais devagar e ganhe autoridade criando conteúdo de alta qualidade com palavras-chave de cauda longa, (com menos busca, mas com menos competição). Geralmente, quanto mais longa e mais específica a frase-chave que você está direcionando, mais facilmente você conseguirá se classificar com uma ótima posição.

A solução é simples: se as coisas não estão indo bem em sua campanha, então você definitivamente deve reavaliar as palavras-chave que você está utilizando.

Em seguida, volte para sua pesquisa inicial e identifique as palavras-chave mais relevantes que tenham o equilíbrio certo entre o volume de pesquisa (ou seja, as pessoas estão realmente buscando por elas) e classificações de competição mínimas ou moderadas.

Dica rápida: Palavras-chave nos backlinks são importantes. O número de links recebidos para o seu site é reconhecido pelo Google como boas referências. Obviamente, quanto mais, melhor.

Você também pode pensar em adicionar a URL do seu site quando postar em diretórios diferentes.  Se existir outros sites ligados ao seu com a palavra “make-up”, você marcará uma classificação melhor quando as pessoas procurarem pelo termo.

Dica #2: Produza o conteúdo certo

Certifique-se de criar conteúdo de qualidade que forneça informações úteis e de interesse do seu público. Isso ajudará a tornar a classificação do site mais alta, além de ajudar na busca e engajamento pela  marca ou e-commerce de cosméticos.

Sobre o que você pode escrever? Bem, se você estiver na indústria da beleza, então você pode criar artigos, infográficos e vídeos que informam e educam seu cliente sobre cuidados com a pele, tendências de maquiagem, produtos com ingredientes orgânicos, por exemplo.

Dica rápida: Houve um aumento de pesquisa por conteúdo com formato de tutorial (vídeos e blog posts de instruções). Ao ensinar como seu público pode utilizar alguns dos produtos comercializados pela sua empresa, você pode capturar a atenção dos espectadores e ganhar sua confiança.

Dica #3: Go Mobile!

Empresas geralmente  gastam muito tempo e verba criando e ajustando seus sites para usuários de desktop e laptop que se esquecem completamente de um segmento de mercado incrivelmente enorme – o mercado móvel.

Se você quer fazer uma campanha, realmente bem sucedida, para um negócio da indústria da beleza, então, você precisa garantir que está alcançando também no mercado mobile. Uma campanha de SEO mobile envolve o design e a criação de um site e conteúdo otimizados para o ambiente móvel.

Ao criar conteúdo para mobile, certifique-se de que ele é simples e que apenas as informações mais relevantes para a conversão são usadas. Em vez de colocar conteúdo informativo, coloque sua proposta de negócios no topo, seu número de contato no meio e seus benefícios no final da estrutura.

Dica #4: Títulos importam muito para SEO

Vamos dar um exemplo influente. Em 2011, Kate Smith escreveu em seu blog que a Lush começou a usar o SEO em seu novo site . Ela explicou o porquê da marca renomear, no código HTML,  seu  produto mais popular ‘bombas de banho’, ou “Bath Bombs”, em vez do que eles sempre tinham intitulado “balísticas de banho”, “Bath Ballistics”.

Qual foi a razão? Bem, a maioria das pessoas chamava os produtos de “bombas de banho” em vez de “balísticas de banho”. E isso afetava as resultados das  pesquisas pelo produto da marca.

Por isso, seja cauteloso com relação a como que a sua empresa rótula e indexa os produtos no site, opte sempre pelo nome o seu cliente prefere.

Dica #5: Reestruture seu site

Comercializar produtos de beleza efetivamente pode ser uma tarefa difícil se eles são vendidos em um site pouco atraente e difícil de navegar. Ao contrário da crença popular, os preços baixos não são o único motivo para a conversão do usuário.

Afinal, se seus clientes não podem navegar para o seu produto, como eles vão comprá-lo? Reestruturar seu site para ser atraente, navegável e otimizado para SEO e ajudará a converter clientes facilmente. Além disso, o Google aumenta a autoridade de sites com a navegação otimizada

[Concluindo] SEO para o mercado de cosméticos…

Em resumo, as campanhas de otimização de mecanismos de pesquisa da indústria de beleza podem parecer bastante simples no início, mas você nunca pode julgar um livro por sua capa. Se o SEO da indústria de beleza for feito corretamente, como utilizando as dicas que oferecemos, isso pode aumentar drasticamente seu ROI e sua visibilidade online.

Dê ao seu negócio a melhor chance de ser encontrado pelos motores de busca – e pelos consumidores! Se você tiver mais dúvidas sobre a otimização do mecanismo de pesquisa da indústria da beleza, sinta-se à vontade para nos escrever um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

SEO para o mercado de cosméticos

Experiência em utilização de KPI’s como CAC e ROI para campanhas de Performance e utilização de análise RFM (Recency, frequency and monetary) e Lifetime Value para campanhas de retenção.

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