SEO, a corrida que nunca acaba

  • 27 de Abril de 2017
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SEO é complicado todos os dias! É uma corrida sem fim para manter-se no topo. Um dia você está na terceira posição, e uma semana depois você está na terceira página!

Isso porque o Google atualiza o algoritmo dele regularmente, tornando quase impossível a tarefa de manter-se sempre nas primeiras posições.

Essa é uma das razões porque SEO é complicado, e ainda há várias outras. Você verá depois que realizamos uma série de pesquisas sobre SEO e quanto mais aprendemos, mais percebemos que para empresas pequenas, os objetivos estão longe, praticamente sendo complicadíssimo de posicionar.

Explicaremos melhor…

Cada site é individualmente ranqueado pelo Google e está pontuação é conhecida como PageRank. Simplesmente quanto maior é o seu PageRank maior é a popularidade do seu site e melhor será o posicionamento entre os competidores. Há várias ações para aumentar o seu PageRank a todas as ações são conhecidas como SEO (Search Engine Optmization).

Os 6 fatores mais importantes para o PageRank:

1. Inbound Links (Links de Entrada): Representa 28% da sua pontuação do PageRank
2. Qualidade de Conteúdo: Representa 24%
3. Palavras-Chaves nos títulos: Representa 10%
4. Mobile Friendly: 8%
5. Landing Pages: 7%
6. Velocidade: 6%

Fonte: FirstPageSage

Há outras listas que dizem que os Inbound links representam 17% da composição total do PageRank, o que varia muito de Website para Website. Vamos conversar mais sobre os dois primeiros fatores que somando representam 52% da composição total do PageRank.

A Relação entre Qualidade de Conteúdo e Inbound Links

Há dois tipos de Inbound Links (Links de Entrada), os bons e os ruins, e como o PageRank eles também são pontuados pelo Google. Originalmente, havia somente bons links que aumentavam a pontuação do PageRank, mas agora também há os links ruins que diminuem a pontuação.

O Exemplo do Google para conseguir um bom link é meio ingênuo:

The best way to get other sites to create high-quality, relevant links to yours is to create unique, relevant content that can naturally gain popularity in the Internet community. Creating good content pays off: Links are usually editorial votes given by choice…
Traduzindo: O jeito mais fácil de conseguir links de boa qualidade, links importantes para você é criar um conteúdo único e relevante que naturalmente possa ganhar popularidade na internet. Criar conteúdo de qualidade compensa: Os links são geralmente dados por escolha dos leitores.

Fonte: Google

Isso até pode parecer justo e coerente, mas, sem um PageRank substancialmente bom (o que é impossível de alcançar sem Inbound Links), como começar a criar um conteúdo original e relevante para as pessoas?

O conteúdo deve ganhar popularidade por si só, ok? Claro que não!

Entendemos que você tem competidores e eles possuem links, Você precisará ter mais links ou os seus links e conteúdo precisarão ter muita qualidade. Até aí sem problemas, exceto, você terá que aumentar rapidamente o número de links para o seu website e o Google descobrirá de alguma forma que você aumentou e penalizá-lo! E ele tornará aqueles bons links em links ruins, exatamente o oposto do que queremos.

Mas, como o Google sabe que os links que você conquistou para o seu site ou conteúdo, saindo da internet, no mundo real, são autênticos? A resposta é: Ele não sabe!

Como mencionamos anteriormente, o Google pontua cada um dos seus Inbound Links (Links de entrada) e essa pontuação depende de uma série de fatores. Um desses fatores é a similaridade do segmento ou assunto que o outro site está enviando o link para você. Tirando os seus concorrentes, quem no mundo você teria que persuadir ou convencer a criar um link de qualidade e relevante para o seu site? Ninguém?

Pensando na frente, Será que é possível enganar o algoritmo criando um conteúdo único, relevante em outros websites com um PageRank alto e criar um link apontando para o seu site? Resposta: Provavelmente não e boa sorte nessa tentativa!

Essa estratégia, como várias outras, usada para ser uma forma legítima (White Hat) de SEO, ainda é. O problema agora é que está muito mais difícil convencer o Google – que o link para o seu website é autêntico. Antes da atualização do Google Panda, todos os sites de todos os tamanhos podiam criar um artigo de 300 a 500 palavras e publicar em uma rede de sites ou blogs com um link para o respectivo website. Essa redes de sites ou blogs teriam naturalmente um PageRank bem alto, porque os links apontando para eles também teriam um PageRank bem alto. Porém em uma certa ocasião, o Google decidiu com a atualização do Panda, este tipo de estratégia agora é considerado Black Hat e cada um desses links são considerados links ruins daqui pra frente. Website que estava bem ranqueados de uma hora para outra foram penalizados duramente.

A partir daí os objetivos mudaram, mais uma vez…

Estamos agora em um estágio onde o Google está tão paranoico, que qualquer artigo com menos de 2000 palavras é considerado lixo ou falso:

The SEO adage “length is strength” was supported by our industry study which found that longer content tends to rank significantly higher on Google’s first page … Aim for at least 1900 words for every piece of content that you publish.
Tradução: O ditado de SEO “comprimento é a força” foi apoiado pelo nosso estudo da indústria que descobriu que mais conteúdo tende a classificação significativamente maior na primeira página do Google … Procure fazer pelo menos 1.900 palavras para cada pedaço de conteúdo que você publicar.

Fonte: Backlinko

Se você está pensando em publicar um artigo em outro site, primeiro certifique-se que esse outro site não faça parte da lista “negra” do Google e que o artigo que você está publicando é longo a ponto de ser até engraçado. Como mencionamos antes, boa sorte com essa estratégia…

Então concordamos que SEO é bem complicado correto? Quem tem o tempo e habilidade de ficar escrevendo 1 ou 2 artigos com conteúdo relevante toda semana?

E tem mais… Não somos celebridades! Por qual motivo alguém com um Page Rank maior que o seu, criará um link para o seu website?  Não seria mais fácil para eles somente criar um artigo similar com o link e nos destruir com um conteúdo que foi copiado de vários outros artigos?

Onde tudo isso deixa o proprietário de um pequeno negócio querendo crescer o aumentar a pontuação do PageRank?

Experiência em utilização de KPI’s como CAC e ROI para campanhas de Performance e utilização de análise RFM (Recency, frequency and monetary) e Lifetime Value para campanhas de retenção.

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1 Comment
    • Juliana
    • 27 de Abril de 2017
    Responder

    Excelente Artigo! Parabéns

 

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