09 / fev / 2024
Link Building
10 MIN.

Importância do off-page para o SEO

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Importância do off-page para o SEO
Sumário
Off-page destaque

No final deste post, você pode encontrar a tabela periódica da Gear SEO completa, com o off-page, on-page e produção de conteúdo

Junto com produção de conteúdo e on-page, o off-page desempenha uma importante função no processo de SEO em um site. Basicamente, é essa área que oferece credibilidade e relevância para um portal que deseja crescer em ranqueamento e visitas.

Por isso, aqui vamos destrinchar as principais informações relacionadas ao off-page em nossa tabela periódica de SEO. Dividimos nas categorias links, relevância, social e perfil e, a partir disso, detalhamos cada subitem, pontuando sua importância de -3 até 3 e detalhando as informações relacionadas a cada um.

Links

Off-page link

Oq: qualidade +3
Oa: aceitação +2
On: números +1
Ov: visitantes +1
Op: pago -2
Os: spam -3

Oq: Os links que redirecionam a conteúdos de seu site vêm de sites de qualidade?
Oa: Os links externos possuem boa aceitação dos visitantes?
On: Quantos links externos apontam para a página?
Ov: Visitantes vindos de outros sites permanecem nas páginas de destino?
Op: Comprar links pode ser um risco?
Os: Os links que direcionam a determinado site foram criados a partir de spam?

Oq: Os links que redirecionam a conteúdos de seu site vêm de sites de qualidade?

Receber um link de um site com uma boa autoridade no domínio é de extrema importância no off-page. Afinal, sites de qualidade teoricamente devem acrescentar links externos confiáveis, de locais que realmente podem ser úteis aos visitantes. Para medir esta autoridade são usados fatores como a diversidade de links, reputação da empresa, tempo que a marca possui o domínio, qualidade dos links e do conteúdo. O link juice aponta justamente esta relevância gerada por um site que recebe links de outros portais que possuem um bom domínio.

Oa: Os links externos possuem boa aceitação dos visitantes?

No off-page, não adianta acrescentar links externos que não possuem boa aceitação. O Link Popularity é o responsável por realizar esta relação entre a quantidade e a eficiência deste tipo de link. Os motores de busca utilizam, para o ranqueamento, a informação sobre quantas vezes um site é citado e o número de pessoas que se interessam por visitá-lo a partir de outro site na internet.

On: Quantos links externos apontam para a página?

Como foi dito, qualidade é melhor do que quantidade. Mas, possuir uma boa quantidade de direcionamentos para o site é muito positivo. Mas lembre-se, é interessante possuir cliques de links em sites diferentes. Se o seu site fala sobre algum equipamento industrial, por exemplo, não será comum e não terá qualidade um link externo de um site de culinária apontando para o seu site.

Ov: Visitantes vindos de outros sites permanecem nas páginas de destino?

Conseguir links que direcionam para o site é o primeiro passo. Mas estes visitantes devem permanecer na página que foram levados (ou pelo menos mudar para outro local do próprio site). Por esta razão, é interessante alcançar links de sites do mesmo segmento. ..

Op: Comprar links é realmente um perigo?

Para alcançar direcionamentos qualificados, muitos pagam para portais com autoridade colocarem links que levam ao seus sites, e assim, gerar tráfego. Porém, isso não é permitido e pode gerar punição, tanto para o domínio que vendeu links, como para o que comprou.

Os: Os links que direcionam a determinado site foram criados a partir de spam?

Realizar spam para divulgar o link de um site, tanto em grupos, fóruns ou comentários é extremamente negativo e pode prejudicar um domínio. Além de ser uma técnica proibida, é extremamente desagradável para o leitor receber e notar links em suas redes sociais e na internet de forma invasiva.

Relevância

Ra: autoridade +3
Re: engajamento +2
Rh: histórico +1
Ri: impulsionar 0
Rp: plágio -3

Ra: São utilizados links, compartilhamentos e outros fatores que dão autoridade às páginas?
Re: Os visitantes gastam tempo lendo o conteúdo?
Rh: O domínio do site existe há muito tempo?
Ri: A página é impulsionada nas ferramentas de buscas?
Rp: A página tem conteúdo plagiado?

Ra: São utilizados links, compartilhamentos e outros fatores que dão autoridade às páginas?

Colocar links, utilizar o negrito, itálico e buscar compartilhamentos são recursos que devem ser utilizados com atenção. Isso porque, realizar ações que não acrescentam em nada certamente não é necessário. Lembre-se sempre que o objetivo principal de qualquer um deve ser alcançar autoridade e atrair cada vez mais tráfego orgânico. Por isso, é importante pensar o porquê de cada item que você acrescenta ou tira e qual o impacto deles em sua autoridade.

Re: Os visitantes gastam tempo lendo o conteúdo?

Manter o visitante dentro do site é imprescindível, não só para o off-page, mas também para os que pretendem gerar publicidade por meio da aceitação e da audiência do portal. Mas para alcançar este objetivo, é recomendável a produção de textos completos e com diferentes informações. Isso significa que não é preciso parafrasear e escrever conteúdos dispensáveis apenas para conseguir um maior número de palavras. Um material completo é o que possui informações úteis para o leitor no começo, meio e fim. Para analisar se o conteúdo está realmente sendo lido na íntegra, o mapa de calor, como é popularmente conhecido, é uma ferramenta muito interessante.

Rh: O domínio do site existe há muito tempo?

Quanto maior o tempo o domínio de um site, mais chances dele se tornar melhor ranqueado em comparação a outros sites, potencializando o trabalho de off-page. Mesmo que você ainda não tenha um site, mas pretende criar algum dia, registrá-lo o mais rápido possível pode ser uma boa ideia. Assim, os seus resultados possivelmente serão bons e suficientes para competir em grau de igualdade com seus concorrentes mais antigos no mundo digital. Mas se você deseja criar um site agora e não possui um domínio, comprar um que exista há algum tempo pode ser a solução. Mas é importante analisar se não existem links nocivos apontando para ele.

Rp: A página é impulsionada nas ferramentas de buscas?

Esta é uma técnica que pode ser utilizada na melhoria de resultados, mas nenhuma empresa deve depender de conteúdos impulsionados no Google, por exemplo. Não é interessante atrair um número relevante de visitantes e mesmo assim sair no prejuízo. O conteúdo pago deve sempre caminhar lado a lado com atitudes de otimização no SEO e técnicas para potencializar o conteúdo do site de forma gratuita.

Rp: A página tem conteúdo plagiado?

Esta é uma das piores técnicas dentro — e fora — da internet. Quando o Google detectar dois conteúdos iguais, o primeiro que foi produzido deve ganhar importância e o segundo deve perder completamente a sua relevância nos motores de busca. Para evitar que isso aconteça, o CopyScape é uma ótima ferramenta, já que ele é capaz de detectar a compatibilidade dos textos com outros da internet. Por isso, sempre que, por alguma razão, você precisar copiar uma grande parte do texto de alguém na internet, use fontes, explique o motivo daquilo e, preferencialmente, coloque o link do material original. Se você não seguir as recomendações, seu domínio pode até mesmo ser banido das indexações do Google. Além de tudo isso, é importante entender o que é e como usar a canonical tag. Se você possui duas versões de um mesmo conteúdo, ela é a responsável por “dizer” ao Google qual deve ser indexada e qual deve ser excluída deste processo. Lembre-se: originalidade é de extrema importância para qualquer material que você coloque no mundo digital.

Social

Off-page social

Sf: reputação +2
Sc: compartilhamento +1
Sr: rejeição -1

Sf: Foram identificados formadores de opiniões para compartilharem o conteúdo e aumentarem a autoridade e relevância do site?
Sc: Os visitantes têm compartilhado o conteúdo do site?
Sr: Os visitantes deixam o site em pouco tempo?

Sf: Foram identificados formadores de opiniões para compartilharem o conteúdo e aumentarem a autoridade e relevância do site?

No mundo digital, os formadores de opinião são figuras muito importantes e capazes de alavancar a visibilidade de qualquer site. Por isso, investir no compartilhamento de conteúdos por estas “personalidades” é extremamente positivo. Com o tempo, este marketing pode se tornar natural, atraindo ainda mais visitantes.

Sc: Os visitantes têm compartilhado o conteúdo do site?

Este compartilhamento de conteúdo é muito importante. Apesar de não ter relação com o SEO, esta é uma espécie de publicidade gratuita e muito eficiente, já que publicações de amigos possuem credibilidade, podem aumentar a relevância do conteúdo e geralmente são vistas por pessoas que podem se interessar pelo tema do material disponibilizado. Além disso, possuir visibilidade nas redes sociais é necessário para qualquer marca nos dias atuais.

Sr: Os visitantes deixam o site em pouco tempo?

Além de atrair visitantes para um site, é essencial fazer com que eles permaneçam lá por algum tempo. Isso vai fazer com que a taxa de rejeição diminua e a navegação de diferentes páginas aumente. Desta forma, o site vai ganhar relevância e diversas páginas poderão fazer sucesso.

Perfil

Off-page

Pp: país +3
Pl: local +3
Ph: histórico +2

Pp: Em qual país os visitantes do site se encontram?
Pl: Em qual cidade ou região os visitantes do site estão localizados?
Ph: Os visitantes visitam regularmente o site?

Pp: Em qual país os visitantes do site se encontram?

Entender o seu público-alvo, não só no off-page, mas também em todo o processo, é essencial para definir estratégias e técnicas que devem ser utilizadas para alavancar o tráfego orgânico de um site. Por isso, o primeiro ponto é entender se os visitantes de um site são do mundo todo ou de um determinado país. A partir disso, é possível dividir as ações e o trabalho como, por exemplo, a tradução das páginas para outra linguagem.

Pl: Em qual cidade ou região os visitantes do site estão localizados?

Além do país, localizar o estado e até a cidade dos visitantes são fatores importantes. Isso porque este tipo de informação permite individualizar as informações e fornecer um conteúdo mais adequado ao tipo de público do local. Isso pode ser vantajoso ao criar estratégias para aumentar sua área de atuação.

Ph: Os visitantes visitam regularmente o site?

Analisar este tipo de informação no off-page, permite entender quantos visitantes fiéis cada site possui e como aumentar este número. Este tipo de leitor é o melhor, já que ele pode criar um marketing de graça e aumentar consideravelmente o tráfego da empresa. Desta forma, investir em conteúdos que realmente agreguem valor é muito importante para qualquer portal.

Confira abaixo a tabela completa da Gear SEO!

Tabela periódica de SEO

E aí, curtiu o nossa análise sobre o off-page? Comente outros tipos de estratégia e também confira as nossas páginas sobre produção de conteúdo e on-page, em que analisamos cada categoria e item da nossa tabela periódica de SEO.

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