Buscas Orgânicas e COVID-19 – O que mudou?

  • 25 de março de 2020
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Com o advento do coronavírus, praticamente tudo mudou no mercado global. Infelizmente, o panorama não é dos melhores e também oferece impactos substancialmente negativos a curto, médio e longo prazo. No entanto, o objetivo deste artigo é tratar da questão do tráfego orgânico.

Qual é o real impacto da pandemia no tráfego orgânico?

Não há um patamar ou número exato a respeito desse impacto, mas o impacto foi grande. De acordo com a nossa base de clientes, o impacto inicial é a redução de cerca de 50% a 65% no tráfego orgânico e, consequentemente, nas vendas. Porém, temos que separar o declínio do tráfego orgânico do trabalho de SEO.

Tráfego orgânico

Tomaremos como base o cenário do e-commerce em geral. Utilizaremos a palavra-chave “camisetas masculinas”.

Através da Ferramenta do SEM Rush (semrush.com.br), constatamos que essa palavra-chave possui cerca de 110 mil buscas mensais todos os meses. Utilizando também o monitoramento de CTR nesse site, percebemos que a taxa está em 33,58%.

A grosso modo, esse é o comportamento da palavra-chave e a estimativa de tráfego orgânico para os sites que estão nessa busca.

Porém, analisando o Google Trends, o cenário para essa palavra-chave e a maioria das palavras-chaves relacionadas a bens de consumo é o seguinte:

Em termos relativos, o interesse na busca por “camisetas masculinas” apresentou uma queda de aproximadamente 80% depois da pandemia do coronavírus. E esse comportamento é praticamente o mesmo para as palavras-chaves relacionadas a bens de consumo que não são primários. Há exceções, porém esse é o reflexo que percebemos na maioria das buscas dos nossos clientes. Há casos até mais extremos, conforme analisado no exemplo abaixo:

    • A empresa tinha cerca de 100 mil visitas orgânicas mensais, com um ticket médio de R$ 200,00 e uma conversão de 1,5% no tráfego orgânico. A receita total deveria ser de 300 mil reais.
    • Com a pandemia, a empresa teve uma redução de cerca de 60% do tráfego orgânico, porém continuou mantendo o ticket médio de R$ 200,00 com a mesma conversão de 1,5% no tráfego orgânico. A receita dela com a crise é de 120 mil.

Claro que estamos levando em consideração um cenário hipotético, e que provavelmente o ticket médio e a conversão também foram impactados com a pandemia. No entanto, o que está claro é a variável que não conseguimos controlar: as visitas orgânicas.

Mas qual é o papel do trabalho de SEO em tudo isso?

Basicamente, o papel dos profissionais de SEO dentro desse cenário é o seguinte:

Monitorar e informar sobre as oscilações de visitas e resultados de vendas no tráfego orgânico, criando uma projeção real sobre o cenário da empresa enquanto a pandemia continuar existindo.
Monitorar o posicionamento e as oscilações de palavras-chaves. Esse tópico é importante porque está relacionado diretamente com o trabalho desse profissional da agência. Independentemente da pandemia do coronavírus, as palavras-chaves e o posicionamento nas buscas orgânicas não deverão sofrer alterações. E, caso sofram, algum plano de retomada deverá ser trabalhado.

Esse segundo tópico, em especial, deverá ser importante. A manutenção de todas as palavras-chaves e o posicionamento nos resultados de busca orgânica deverão ser mantidos porque uma hora a pandemia acabará (e vai acabar!), e a retomada do crescimento será natural.

As pessoas voltarão a buscar normalmente e o volume de pesquisa será igual — ou até maior — que os números anteriores. Seguramente, essa curva de crescimento será menos dolorosa para a empresa que não parar o trabalho de SEO ou o projeto de SEO no meio do caminho.

Conclusão

Acreditamos que o fator principal de um projeto de SEO ou da participação do profissional de SEO em uma empresa deverá ser:

Para o profissional de SEO ou a agência: a continuidade do trabalho, seja em menor escala ou na mesma escala, porém sem interrupções. Foco em novas oportunidades de busca nesse período,
Para a empresa: foco no posicionamento e na manutenção das palavras-chaves nos resultado de busca orgânica. Foco principalmente na manutenção da estrutura do projeto de SEO, visando o cenário posterior à pandemia.

Esse, inclusive, é o compromisso que estamos assumindo nesse período tão difícil. Sabemos que a receita e a conversão são fatores importantes e decisivos na manutenção de um projeto de SEO.

Entretanto, para nós, agências e profissionais, será essencial garantir a manutenção do posicionamento das palavras-chaves e a retomada do crescimento do tráfego orgânico no menor espaço possível quando a pandemia acabar.

Experiência em utilização de KPI’s como CAC e ROI para campanhas de Performance e utilização de análise RFM (Recency, frequency and monetary) e Lifetime Value para campanhas de retenção.

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