SEO e Google Page Speed – Como trabalhar?

Melhorando a nota com o Google Page Speed

 

O trabalho de SEO está dividido em três grandes frentes de atuação: SEO Onpage, Produção de Conteúdo e Link Building. Todas as três possuem importâncias distintas e fundamentais e dependem de um equilíbrio para um projeto de SEO bem sucedido. Neste artigo abordaremos uma parte do trabalho de SEO Onpage visando o aumento da velocidade do site.

Resultado Inicial com o Google Page Speed
Utilização de Plugins como o WP Rocket para aumentar o desempenho de carregamento do site.
Serviço de CDN (Content Delivery Network) para distribuição de Imagens e Arquivos.
Resultado Parcial com o Google Page Speed
 

Desafio

Aumentar a nota com o Google Page Speed melhorando o desempenho do site.

Solução

Utilizando o Wordpress como plataforma para o Website, há várias técnicas e plugins disponíveis visando aumentar especificamente o desempenho do site e consequentemente aumentar também a nota através do Google Page Speed. O Google Page Speed é uma ferramenta do Google que é possível saber a eficiência de carregamento do site tanto via Desktop quanto mobile. Você pode acessar a ferramentas através deste link. Neste exemplo citado no artigo o trabalho foi desenvolvido em cima de um site que estava focado prioritariamente em produção de conteúdo e nunca houve uma análise técnica sobre a plataforma.

Inicialmente adquirimos o CloudFlare para tornar o site mais seguro e mais rápido. Na sequencia adquirimos plugins para melhorar a qualidade de carregamento do site através de Minificação de CSS, Javascript, otimização de imagens, priorizar o conteúdo e organizar todos os arquivos de carregamento do site. Na sequência utilizamos um serviço de CDN (Content Delivery Network) para fazer a distribuição de conteúdo do site através de uma rede de servidores espalhados pelo mundo visando aumentar ainda mais a velocidade de entrega das imagens, arquivos CSS e Javascript.

Resultados

Inicialmente a ferramenta do Google Page Speed avaliou o site em 37 / 100 em relação ao desempenho do site. Vários pontos foram mencionados para correções críticas e recomendadas. Após todas as configurações realizadas no site citadas acima, a nota com o Google Page Speed aumentou consideravelmente e por consequência o desempenho do site nos resultados de buscas também será incrementado. Ainda continuamos buscando configurações e ferramentas para melhorar a nota e o desempenho do site ainda mais.

+100% Performance

Receba os casos por email:

Campos com * são necessários

Mais estudos de casos com SEO

Veja todos