SEO para a Black Friday: conheça as vantagens

  • 30 de outubro de 2018
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seo para a black friday

A Black Friday se tornou uma das principais datas para o varejo brasileiro. De acordo com pesquisa encomendada pelo Google, a ocasião gerou R$ 2,1 bilhões no ano passado. Isso representa 10% mais vendas do que o mesmo período de 2016. Nesse sentido, o SEO para Black Friday pode ser uma solução para se destacar.

Assim como acontece em diversos países, no Brasil, boa parte das compras nessa data acontece no meio on-line. Por isso, é fundamental investir na otimização do site para garantir as melhores oportunidades de negócios.

Como funciona o SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma série de técnicas para melhorar sites, blogs e portais. O objetivo desses métodos é aumentar o tráfego orgânico para a página. Isso acontece porque as melhores páginas ficam melhor posicionadas nos buscadores, como Google, Bing e Yahoo.

A consequência disso é que as pessoas tendem a clicar mais vezes nos primeiros sites que aparecem. Em uma oportunidade como a Black Friday, se alguém buscar “tênis Black Friday”, por exemplo, as páginas que aparecerem no topo certamente serão mais clicadas.

Esse fenômeno acontece porque os primeiros resultados são vistos como mais confiáveis e precisos para a pesquisa. Além disso, boa parte dos consumidores tendem a não procurar muito pelo o que deseja, se restringindo apenas a alguns sites — os primeiros, claro.

SEO x Anúncios pagos

Para a Black Friday e outras datas importantes, as empresas também veiculam anúncios pagos. Porém, o SEO tem algumas vantagens com relação à publicidade digital tradicional.

O primeiro fator diz respeito à forma como a marca aparece para quem está navegando na internet. Os anúncios são facilmente identificáveis, enquanto o SEO, é uma estratégia que ajuda a deixar o site melhor ranqueado nas buscas.

Além disso, os anúncios são pagos e só ficam visíveis durante a campanha. Por outro lado, as técnicas de SEO não são cobradas por “clique” e são capazes de gerar tráfego durante certo tempo.

Portanto, mesmo depois da Black Friday — que acontece na quarta sexta-feira de novembro — o e-commerce pode continuar colhendo os frutos da otimização do site.

Vantagens do SEO

As técnicas de SEO aumentam o número de visitas orgânicas dos e-commerces. Como na Black Friday, a competição por compradores é ainda maior, ter mais acessos pode ser decisivo para adquirir mais clientes.

Também é importante notar que o aumento do tráfego torna o custo do lead menor, proporcionando assim melhor custo-benefício. Isso sem contar com a credibilidade conquistada. Os sites que ficam melhor posicionados têm mais notoriedade e são vistos como mais confiáveis pelos consumidores.

Outra vantagem que o SEO proporciona é que esse tráfego alcançado, muitas vezes, é qualificado. Ou seja, as pessoas que chegam até a página realmente têm interesse em consumir aquele produto ou serviço, principalmente na Black Friday.

O que pode ser feito?

Os buscadores avaliam diversos fatores de um site, como qualidade do conteúdo, título internos, URL’s amigáveis, SEO Title, uso de palavras-chave e muito mais. Pode-se dizer, então, que todos os detalhes de um endereço são avaliados. O ideal é que a página ofereça uma boa navegabilidade de conteúdo para o visitante.

Há diversas formas e etapas para otimizar um site, principalmente para uma data tão importante. Um dos fatores está relacionado com a descrição do produto, que não pode ser negligenciada, pois é fundamental para o rankeamento.

É necessário ainda apostar em imagens leves e que sejam rastreáveis, já que os robôs também são capazes de ler as informações visuais da página. Além disso, o site precisa ser aprimorado para que as páginas carreguem rapidamente, seja no desktop ou no mobile.

De acordo com estudo encomendado pelo PayPal, mais de 80% da população brasileira realiza compras pelo tablet ou smartphone. Apesar de boa parte disso ser em serviços, como táxi, a expectativa é haja um aumento nos mais variados setores.

Na Gear SEO, desenvolvemos técnicas de otimização para os sites, incluindo o SEO para a Black Friday. Como dito, essas estratégias visam um melhoramento contínuo, capaz de melhorar o posicionamento e aumentar os negócios. Entre em contato conosco e comece a otimizar o seu e-commerce agora mesmo!

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