Por que otimizar seu site?

  • 31 de outubro de 2018
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otimização de sites

 

A internet é cada vez mais usada por pessoas em busca de informações, independentemente do cunho, seja noticioso, explicativo ou de entretenimento. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada pelo G1, atualmente mais de 116 milhões de brasileiros fazem uso das plataformas digitais.

Seja para trocar mensagens, acessar redes sociais ou se manter conectado nos portais de notícias, hoje os usuários prezam por conteúdos de qualidade em sites que passam extrema confiança. Isso tem estimulado diversas empresas a se preocuparem em oferecer o melhor aos seus clientes, proporcionando experiências agradáveis enquanto estiverem navegando pela web.

Diante disso, estratégias de SEO vem sendo aplicadas constantemente com o objetivo dos sites obterem melhor posicionamento no Google. Quanto mais otimizado um domínio, maior visibilidade e alcance de público ele terá, levando em consideração apenas os resultados orgânicos.

O reconhecimento da sua marca será maior

Quanto mais visitantes se sentirem atraídos por um site, mais reconhecida a marca será. Isso porque as estratégias de SEO contribuem por um aumento gradual no tráfego orgânico e, consequentemente, no engajamento dos usuários.

Produzindo conteúdos de qualidade, focando em assuntos capazes de despertar a atenção dos leitores e incentivá-los a continuarem navegando em seu domínio, é uma das principais tarefas do SEO. Ao publicar quaisquer posts em um site ou blog, uma dica é manter uma periodicidade, pois será mais fácil atrair a atenção do leitor que saberá quando algo novo vai ao ar.

Excelente relação custo-benefício

Você já deve ter visto no Google os famosos links patrocinados que, geralmente, aparecem nos primeiros resultados de busca. Pois então, essas URL’s, em algumas situações, podem não apresentar conteúdos de qualidade e só estão no topo do buscador porque a empresa responsável está pagando para isso.

Logo na sequência, começam a aparecer os resultados orgânicos com foco em apresentar algo de qualidade. Nessa situação, o Google avalia que, quanto mais qualidade tiver determinado conteúdo, mais bem posicionado ele estará na primeira página de resultados.

Tais informações comprovam novamente a eficiência do SEO que, mesmo apresentando resultados a médio prazo, é a opção mais vantajosa às pequenas e grandes empresas. Isso porque os administradores dos sites não precisarão pagar por anúncios para aparecem nos melhores resultados de busca.

Como otimizar um site?

Otimizar um site e deixá-lo ser bem visto pelo Google exige alguns cuidados importantes para você poder colher excelentes resultados a médio/longo prazo. Antes de mais nada, é preciso focar nos conteúdos a serem publicados e qual público-alvo eles devem abranger. Esse processo pode ser facilitado por meio da criação de personas.

Pesquisar palavras-chave condizentes com o assunto

Quanto mais genérica for uma palavra-chave, maior será o seu volume de busca. No entanto, durante a produção dos conteúdos, algumas mais específicas podem surgir e, geralmente, estão direcionadas às pessoas interessadas em posts mais aprofundados sobre um assunto.

Por exemplo: o termo “financiamento imobiliário” é mais procurado no Google pelos usuários se comparado à expressão “financiamento imobiliário para apartamentos novos em São Paulo”. Além disso, quanto mais genérica for a palavra-chave, mais conteúdo será encontrado na web sobre aquele tema.

Dê preferência aos conteúdos completos e objetivos

Posts completos e com maior volume de informações tendem a despertar mais interesse do usuário por determinado assunto. No entanto, isso não significa que eles devem ser longos, pelo contrário, quanto mais curto e objetivo os conteúdos forem, melhor assimilados serão.

Segundo o guia Estrutura de Conteúdo desenvolvido pela Gear SEO, um post tradicional deve ter, em média, entre 800 e 1000 palavras. Já e-books, por demandarem conteúdos mais extensos e, muitas vezes, complexos, a ideia é mantê-los entre 4.000 e 5.000 palavras.

Observe a formatação de cada post

Para um post despertar a atenção do usuário, seu título precisa ser chamativo a ponto de convencer as pessoas a clicarem nele. Ainda, é preciso verificar quais imagens estão condizentes com o assunto e serem usadas na publicação.

Outro fator importante é a meta-description, ou seja, uma breve sinopse sobre o conteúdo presente no post, com a palavra-chave inserida em um texto de até 155 caracteres. Já em critérios de usabilidade, é importante checar se o CMS usado permite com que as páginas sejam carregadas rapidamente, melhorando a experiência do usuário.

Faça uso do link building

A última estratégia de SEO a ser usada no processo de otimização de um site é o link building. Nessa função, é possível criar conteúdos próprios para sites parceiros e, em troca, eles compartilham um link externo no meio do post fazendo referência ao seu domínio. Mas fique atento, pois nem todos os endereços da web são relevantes para essa parceria.

Na Gear SEO, fazemos a otimização do seu site de maneira eficaz, fazendo você obter excelentes resultados orgânicos sem depender dos famosos anúncios do Google. Além disso, nossos critérios de usabilidade farão melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico.

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