O que é outbound marketing?

  • 29 de janeiro de 2019
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Fechar novas parcerias é uma das principais tarefas que uma empresa deve executar caso deseje se manter ativa no mercado. No entanto, para isso acontecer, antes de mais nada, é preciso fazer uma prospecção e, a partir daí, tentar conquistar seu potencial cliente oferecendo-lhe toda a assistência necessária.

Ainda hoje, além do inbound marketing, é possível prospectar novas parcerias por meio da estratégia denominada outbound marketing. Mesmo o primeiro tendo apresentado resultados positivos, o segundo continua sendo muito usado por grandes empresas, pois, simplesmente, proporciona excelentes resultados.

Diferenças entre inbound e outbound marketing

Basicamente, enquanto o inbound marketing possui como objetivo atrair novos clientes de forma passiva, o outbound faz isso de maneira ativa. Em outras palavras, no primeiro são desenvolvidas algumas estratégias capazes de despertar o interesse de uma possível parceira; já no segundo, é preciso fazer uma prospecção e verificar quais pessoas ou empresas teriam interesse por ser negócio.

Existem diferentes maneiras de traçar estratégias de outbound marketing e, a partir daí, começar a verificar quais empresas provavelmente irão querer fechar negócio com você. Dentre as principais, pode-se citar:

  • Facebook Ads, Google Adwords — principal meio publicitário existente neste buscador;
  • telemarketing;
  • banners em diversos sites parceiros;
  • anúncios e propagandas em diversos meios de comunicação, como rádio e televisão,
  • outdoors em estações de metrô e em locais permissionados.

Quando o outbound marketing é a melhor opção?

O outbound marketing pode ser usado em diversas estratégias ativas durante a conquista de novos clientes. Algumas situações, inclusive, tendem a apresentar melhores resultados em relação às passivas. Confira!

Investimento de recursos

Durante a criação de um site, é essencial deixar esse processo atrelado à otimização e indexação de seus conteúdos pelo SEO (Search Engine Optimization). Dessa forma, será possível colher resultados orgânicos positivos por meio do traçamento de estratégias, investimento em Facebook e demais redes sociais, etc.

Porém, para todas essas estratégias de otimização funcionarem, é preciso da ajuda de profissionais que irão constituir uma equipe capaz de desenvolvê-las com sucesso. Considerando uma consolidação no mercado, os gastos com tais pessoas serão menores se comparados com os de empresas recém-criadas.

Isso porque, ao longo do tempo, é possível definir qual público-alvo seu produto deve atender e, por consequência, as chances de algo dar errado são pequenas. Além disso, tendo uma equipe já formada, os gastos com a contratação e demissão de profissionais de todas as áreas tende a diminuir.

Rapidez no ROI

Sigla para Retorno sobre Investimento, o ROI geralmente acontece a partir do sexto mês, quando a consolidação de sua empresa no mercado começa a surgir. Enquanto isso não acontece, o outbound marketing pode te ajudar a ganhar terreno e validar seu negócio, lançando-o no mercado principalmente sobre viés publicitário.

Durante os primeiros meses, se comparado aos trinta dias iniciais, é normal a curva de ROI ser decrescente, pois, esse período, sua empresa deixa de ser novidade no mercado. Na tentativa de reverter esse quadro, é fundamental investir nas estratégias ativas e, quando os resultados se tornaram positivos, passar a investir no inbound marketing.

Ser o preferido diante de empresas mais tradicionais

Considere a seguinte situação: sua empresa, nova no mercado, acaba lançando algo até então considerado inédito. Normalmente, espera-se que tal item caia no gosto do consumidor rapidamente e desbanque produtos até então considerados líderes no mercado, por meio da livre concorrência.

Tal tarefa pode parecer simples, mas não é. Uma vez já consolidadas no mercado, as empresas concorrentes já possuem estratégias de SEO capazes de atraírem leads de qualidade e um elevado tráfego orgânico diariamente. Diante desse fator, o melhor jeito de vencer a concorrência com mais facilidade é desenvolver estratégias de outbound, principalmente com propagandas e anúncios.

Produção de conteúdo para diferentes personas

Caso seu produto possua como público-alvo cinco ou mais personas, as estratégias de inbound marketing acabam ficando mais difíceis de serem executadas. Por exemplo: se seu site possui sete personas distintas, será mais complicado produzir sete conteúdos de topo de funil sobre um mesmo tema, mas com linguagem diferente.

Além disso, caso queira oferecer cinco ou mais produtos a uma mesma persona, o grau de dificuldade no inbound marketing também será maior, pois será preciso criar diferentes categorias em uma URL. Com isso, seu site levará mais tempo até ser indexado e apresentar uma curva ascendente de resultado orgânico.  

Outbound 2.0: a reinvenção do mercado

Como visto acima, existem diferentes maneiras de se fazer outbound marketing, seja por internet ou anúncios físicos em lugares específicos. Contudo, investir em SEO, além de ser mais vantajoso em aspectos econômicos, um maior número de pessoas interessadas em seu produto é atraída ao longo do tempo.

A partir desse pressuposto, cada vez mais as grandes empresas passaram a investir em conteúdos de qualidade e obterem um tráfego orgânico natural, adotando estratégias de otimização em seus sites. Com isso, o outbound acabou sendo considerado um “grande vilão” por parte de quem desejava colher bons resultados ao longo do tempo.

Assim, as estratégias habituais de marketing passaram a ser deixadas de lado, cedendo lugar ao chamado outbound 2.0. Tal processo consiste em uma prospecção com pessoas que provavelmente se interessariam por ser produto e, ao mesmo tempo, seriam contatadas pelos hunters e closers. Tais profissionais serão os responsáveis por realizar desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.

Na Gear SEO, fazemos todo o trabalho de otimização em seu site, deixando-o melhor indexado no Google a ponto de obter um maior tráfego orgânico. Entre em contato conosco e agende já uma avaliação com um de nossos especialistas.

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