Funil de vendas: o texto certo para o cliente certo

  • 26 de outubro de 2018
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Funil de vendas

Uma das principais estratégias do marketing de conteúdo é a criação de um funil de vendas, capaz de auxiliar a persona ou público-alvo enquanto um site é acessado. Dessa forma, o processo de transformação dos leads gerados em clientes é facilitado por conta de todas as pessoas receberem as informações adequadas sobre o que procuram.

As três etapas de um funil

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Em cada uma são produzidos conteúdos com intenção e linguagem diferentes para convencer alguém a adquirir um produto. Enquanto no topo a predominância é de visitantes, no fundo se situam aquelas pessoas já convencidas a fecharem negócio com a empresa.

Conheça a seguir informações sobre as três etapas de um funil de vendas e entenda como elas podem ajudar a gerar engajamento e leads.

Topo de funil

No denominado topo de funil, a pessoa acessa seu site em busca de informações sobre algum assunto que achou interessante ou, simplesmente, esclarecer dúvidas. Nessa etapa, seu possível cliente passa por um processo de descobertas e, por esse motivo, quanto mais conteúdos explicativos, melhor será.

Meio de funil

Após passar pelo primeiro funil, seu provável cliente já está entendendo um pouco mais sobre determinado assunto e, a partir disso, entenderá que precisa encontrar a solução para a situação. Por isso, no meio de funil, os conteúdos devem ser mais aprofundados e com títulos chamativos.

Voltando ao exemplo do topo de funil, o usuário interessado em adquirir um novo apartamento ficará interessado em posts do tipo “Como fazem um bom negócio na compra de um imóvel”. Nesse caso, dependendo da situação, a resposta dessa pergunta pode ser dividida em diversos H2 ou, simplesmente, em bullets.

Fundo de funil

Por fim, o fundo de funil é destinado àquelas pessoas que já se informaram sobre o assunto e agora estão dispostos a fechar negócio com o seu produto. Contudo, muitas vezes, isso pode acabar gerando dúvidas sobre qual item possui um preço mais acessível e possui todas as características adequadas.

Seguindo o exemplo, anterior, no caso dos apartamentos novos, a pessoa irá encontrar diversos imóveis com a quantidade de dormitórios ideal, situados no bairro que deseja morar. Entretanto, é preciso fazer uma avaliação sobre qual possui a melhor relação custo-benefício e opções favoráveis de financiamento.

Como criar um funil de vendas?

Antes de mais nada, é preciso conhecer qual é a jornada de compra de seu provável cliente e quais são os principais objetivos de pessoas que possivelmente irão demonstrar interesse em seu produto. Isso irá contribuir por uma melhor produção de cada conteúdo a ser publicado em cada etapa do funil.

Feito isso, identificar quais os momentos certos para ocorrer a transição das etapas dos funis por parte do seu público é essencial. Nessa fase, algumas perguntas do tipo “quando a pessoa saberá que precisa encontrar soluções para os seus problemas” precisam ser analisadas e respondidas como forma de continuar com o processo.

A terceira etapa da criação de um funil de vendas é definir quais tipos de conteúdos devem compor cada etapa do funil. Por meio da escala e da otimização é possível traçar quais estratégias levarão aos leads e, por consequência, garantirem o sucesso do seu negócio.

A importância do funil de vendas

Inicialmente, o funil de vendas estava diretamente ligado ao marketing outbound, que consistia em buscar estratégias capazes de atrair cada vez mais pessoas interessadas no seu conteúdo. O modo de como isso era feito possui semelhança com as atuais operadoras de telemarketing, pois era feito um contato periodicamente com as pessoas com o objetivo de revender seus produtos.

Entretanto, no decorrer dos anos, o funil de vendas passou a ser usado como forma de instruir as pessoas antes delas adquirirem um produto. Assim como em todas as coisas que aprendemos, é difícil assimilar um conteúdo complexo se antes não temos o conhecimento básico sobre ele.

Perante essa situação, é de extrema importância separar quais assuntos devem ser tratados inicialmente com um possível cliente e, posteriormente, mostrá-lo seus produtos. Quanto mais coisas uma pessoa souber sobre você, mais chance ela terá de fechar negócio em seu site.

Aqui na Gear SEO produzimos conteúdos para as diferentes partes do funil, pensando em oferecer o máximo de informações sobre assuntos relacionados a sua empresa. Por isso, se você está interessado em aumentar o volume de vendas do seu negócio, entre em contato conosco que iremos ajudar a obter os melhores resultados orgânicos.

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