Redirecionamento 301

Quando um site muda de endereço ou quando existe uma fusão entre duas empresas, é natural que muitos usuários ainda tentem acessar o endereço antigo.

É nessas ocasiões que o mecanismo Redirecionamento 301 entra em ação: ele redireciona automaticamente para a página atual.

Hoje em dia, é muito comum que bancos e instituições financeiras sejam compradas por outras e se tornem uma só. É graças a este recurso que você acessa a página de determinado banco, por exemplo, e acaba caindo direto na página de outro banco que fundiu-se a ele. Essa seria a principal função do Redirecionamento 301.

E não é só para esses casos mais complexos que se aplica o Redirecionamento 301. Ele serve também para solucionar questões internas em seu próprio site. Vamos supor que você quer retirar um conteúdo do ar e para isso, precisará excluir uma das páginas do seu site. Você pode usar este tipo de redirecionamento para que, ao tentar acessar a página que saiu do ar, o usuário automaticamente direcionado à outra. Mas só faça isso se você tiver uma página com conteúdo similar.

Outra situação comum é quando o site de uma empresa muda de endereço. Normalmente, um site com informações relevantes já tem uma reputação construída junto aos mecanismos de busca. Utilizar o Redirecionamento 301 significa que todo esse histórico será transferido para a nova página e a mesma relevância será atribuída a ela quando um usuário fizer a pesquisa. Outro fator relevante é que as pessoas têm maneiras diferentes de acessar uma página. Você sempre digita o www do endereço do site? E quando você não digita, notou que você consegue entrar na página da mesma forma? Pois bem, isso só é possível graças ao Redirecionamento 301.

Este tipo de linguagem técnica é muito comum dentre os profissionais de desenvolvimento, porém afeta também o ranqueamento e acessos do site, o que indica que profissionais de marketing também devem conhecer um pouco sobre ela. Já os mecanismos que permitem que o recurso seja aplicado deve ser definido pelos desenvolvedores, e este pode ser um conhecimento exclusivo do departamento de informática.

Redirecionamento 301

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO