08 / jan / 2024
Mercado
9 MIN.

Qual é o preço certo de um projeto de SEO?

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Qual é o preço certo de um projeto de SEO?
Sumário

Imagine-se na seguinte situação: você é responsável por um e-commerce ou gerencia o marketing digital de uma grande organização e precisa iniciar o projeto de SEO no seu site, encontrando três agências para realizar o orçamento e o escopo de trabalho.

Na primeira agência, o valor do projeto é de R$ 2.500,00 mensais. Na segunda agência, o valor do projeto é de R$ 8.000,00 mensais. Na terceira agência, o valor do projeto é de R$ 15.000,00 mensais.

Em nenhuma das três agências há uma certeza de quando e como será o retorno do seu investimento. Além disso, há várias dúvidas sobre as causas das discrepâncias entre os valores propostos. Então, qual é o projeto ideal para o negócio?

Do nosso ponto de vista, a resposta para essa pergunta baseia-se em alguns fatores. Aqui, na Gear SEO, temos projetos sendo trabalhados em todas as faixas de preços citadas acima, porém, há algumas considerações importantes que temos que deixar claro para trazer mais fatos para essa discussão.

A seguir, separamos os principais fatores, dividindo entre o lado da agência, e o lado do cliente. Se preferir, leia diretamente pelos tópicos:

Fatores importantes do lado da agência

Nível e experiência dos profissionais envolvidos
Ferramentas utilizadas
Metodologia e organização do trabalho
Os  entregáveis e a importância da parceria

Fatores importantes do lado do cliente

Tamanho do marketing e experiência com SEO
Tamanho do mercado
Concorrência
Segmento de atuação do cliente
Equipe técnica e suporte técnico no site

Conclusão

Fatores importantes do lado da agência

Por trás do valor mensal de um projeto de SEO, há outros elementos importantes para justificar esses custos. Confira a seguir.

Nível e experiência dos profissionais envolvidos

Quais são os profissionais que estarão envolvidos no projeto? Qual é o nível de experiência deles? Eles estarão 100% dedicados às atividades de SEO?

Essas perguntas são extremamente importantes porque impactam diretamente na formação do preço. O que é mais interessante: um projeto de SEO com o custo baixo, mas com um único profissional com pouca experiência na área e cuidando de outros canais de aquisição (SEM, CRM, etc.) ou um projeto com o custo mais alto, mas com profissionais com experiência e 100% envolvidos somente em atividades de SEO?

Lembrando que para todas as questões acima, qualquer decisão é válida. Um site que acabou de ser lançado e que ainda não está 100% adaptado a executar um projeto de SEO poderá iniciar as atividades com um projeto de baixo custo, e um site com muitas visitas e uma equipe de marketing que poderá auxiliar um projeto de SEO com mais abrangência poderá optar por um projeto com custo mais alto.

Ferramentas utilizadas

Quais são as ferramentas utilizadas no projeto? Qual é o impacto de cada uma delas para o sucesso do trabalho? Essas questões também impactam na formação do preço do projeto, e existem inúmeras ferramentas no mercado. Criamos até mesmo um artigo para testar as principais ferramentas de palavras-chave.

Aqui, na Gear SEO, utilizamos as principais ferramentas para cada uma das etapas do projeto: SEM Rush e UberSuggest para a definição da estratégia; Copyscape e a nossa plataforma Gear Place para a organização dos conteúdos; Ahrefs para a definição da estratégia de Link Building; SE Ranking e Screaming Frog para as análises On-Page; SERP Robot e Data Studio para a análise de resultados. Também utilizamos o Google Workplace na versão enterprise para trazer mais segurança nas trocas de todas as informações sobre o projeto.

Metodologia e organização do trabalho

Como é o processo de condução do projeto em todas as frentes (Estratégia, Conteúdo, On-Page, Link Building e Resultados)? Como ter controle e visibilidade de tudo o que está sendo realizado, produzido e publicado? Como mensurar essas atividades?

É importante ter uma metodologia de trabalho clara para responder às questões acima. Essa metodologia deve envolver o processo desde a elaboração da estratégia até a entrega dos resultados dentro de um ciclo periódico do projeto de SEO.

Temos o Gear Place, que é a nossa plataforma de condução de todos os projetos de SEO para todos os nossos clientes. É por meio dele que conseguimos mostrar tudo o que está sendo feito, publicado e os resultados. Inclusive, criamos um programa chamado SEO na prática, em que disponibilizamos de forma gratuita um acesso à nossa plataforma e o acompanhamento de um projeto de SEO demonstrativo.

Os entregáveis e a importância da parceria

Quais são os materiais que serão entregues em todas as frentes do trabalho de SEO (Estratégia, Conteúdo, On-Page, Link Building e Resultados)? Qual será a participação do cliente no projeto como um todo? Quais serão os pontos de validação dos materiais entregues?

Um projeto de SEO deverá ter necessariamente a participação ativa do cliente. Isto porque acreditamos que uma grande porcentagem do sucesso do trabalho está justamente nessa dinâmica, nessa junção das experiências, no troca entre os envolvidos.

Aqui, na Gear SEO, o cliente atua na validação da estratégia, colocando seu ponto de vista de mercado. Também, faz a validação dos conteúdos que serão produzidos, para garantir que o tom de voz e as demais informações estão de acordo com a instituição, entre outras atividades. Entender como será essa dinâmica impactará também nos custos.

Fatores importantes do lado do cliente

Quando um futuro cliente entra em contato com a Gear SEO para realizar um projeto de SEO, também é feita uma avaliação do lado dele para entender se há mais ou menos esforço para a aplicação do projeto de SEO de maneira conforme.

Tamanho do marketing e experiência com SEO

Qual é o tamanho da equipe de marketing do cliente? Quantos profissionais estarão envolvidos em um projeto de SEO? Quais stakeholders estão envolvidos diretamente no projeto?

As questões acima são importantes para determinar o tamanho do projeto em termos de escopo. Uma empresa cujo dono também será o responsável pelas atividades de SEO terá um escopo e um custo diferente de um projeto que tem uma equipe de marketing e profissionais que estarão dedicados ao envolvimento do projeto e aos entregáveis.

Tamanho do mercado

O tamanho do mercado também influenciará no escopo e no custo do projeto. Imagine uma empresa que atua no segmento industrial de fabricação de polímeros no mercado B2B. Certamente, o tamanho do mercado será diferente de um varejo tradicional, onde há inúmeros competidores de todos os tamanhos. Em geral, empresas que atuam no varejo já possuem experiência com projetos de SEO e entendem qual é o diferencial entre os custos de uma agência para outra.

Concorrência

Em uma análise com algumas ferramentas, conseguimos entender, descobrir e até mesmo saber qual é o esforço empregado pelas concorrentes para a realização de um trabalho de SEO. Para grandes varejistas ou grandes players no mercado, é possível saber até mesmo qual é a agência que está atendendo e, consequentemente, ter uma ideia do escopo que está sendo realizado para o projeto de SEO.

Se o concorrente A está realizando um projeto com o orçamento de R$ 20.000,00 mensais, o concorrente B está realizando um projeto de R$ 10.000,00 mensais. Claramente, um projeto com o custo de R$ 2.500,00 mensais terá uma entrega e esforço de trabalho inferior à concorrência.

Não há nada de errado com a situação acima, porém, é importante que isso fique muito claro na negociação e também no alinhamento da expectativa de resultados.

Segmento de atuação do cliente

Independentemente do tamanho do projeto, escopo e valores, em geral, segmentos relacionados ao varejo possuem um escopo e um custo diferente de segmentos mais técnicos, como saúde, financeiro, etc.

Essa diferença impacta diretamente no custo do projeto. Um projeto para uma empresa que atua no segmento de venda de calçados no varejo será diferente de uma empresa que atua no mercado financeiro, por exemplo. Isso ocorre porque, para segmentos técnicos, há alguns fatores, como o conteúdo, onde será necessário um profissional especializado para realizar o desenvolvimento.

Equipe técnica e suporte técnico no site

Um dos pilares mais importantes para o projeto de SEO é a aplicação das recomendações técnicas que os buscadores disponibilizam por meio de ferramentas como Google Search Console, Google PageSpeed, etc. Sem a aplicação dessas tarefas, é como se o site ficasse parado no tempo e a evolução das atualizações dos algoritmos das buscas não fosse acompanhada.

Em geral, para grandes projetos de SEO, há uma equipe de desenvolvimento estruturada para cuidar da implementação das tarefas técnicas. Qual é a familiaridade dessa equipe com essas tarefas? No caso da utilização de uma plataforma de terceiros, como é a condução para a resolução de tarefas técnicas relacionadas com SEO?

Essas questões não impactam diretamente no custo do projeto de SEO, porém, são importantes para entender se essa frente de trabalho será realizada, impactando diretamente nos resultados do projeto.

Conclusão

A única verdade absoluta que sabemos sobre um projeto de SEO é que não existe uma metodologia única para a realização do trabalho. Todos os demais critérios em relação ao preço que uma agência poderá cobrar sofrem alguma variação nos pontos acima. Estamos citando alguns critérios, mas há outros não relacionados ao projeto que também impactam nos valores, como impostos, margem de lucro e custo operacional.

É por isso que não existe uma convenção ou balizamento de valores entre as agências. Dependendo do tamanho da organização e experiência da equipe, do mercado, da concorrência, dos entregáveis do projeto e da metodologia, vale mais iniciar um projeto com valores acima de R$ 15.000,00 mensais do que um projeto de R$ 2.500,00 mensais.

Da mesma maneira, utilizando os mesmos critérios, vale iniciar um projeto com o valor inicial de R$ 2.500,00. Antes de tudo, é necessário analisar os critérios acima para depois avaliar os valores.

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