Palavra-chave

Uma das etapas mais importantes do planejamento de SEO é a escolha de palavras-chave que serão usadas nos conteúdos a serem produzidos.

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Um texto bem estruturado e fácil de ser encontrado no principal buscador da internet, o Google, precisa de uma palavra-chave que enfatiza qual é o assunto do conteúdo produzido. Geralmente, elas são escolhidas baseadas nas expressões digitadas pelos navegantes quando desejam obter informações sobre determinado assunto.

A definição de palavra-chave é uma das etapas fundamentais no processo de SEO ao conteúdo produzido ser encontrado facilmente pelas ferramentas e algoritmos do Google.

A importância das palavras-chave


As palavras-chave são essenciais para que seu texto seja encontrado com facilidade na pesquisa do Google. Caso elas não sejam inseridas corretamente em um conteúdo ou simplesmente não são muito utilizadas, dificilmente o mesmo será posicionado nos primeiros resultados desse buscador.

Contudo, a inserção de tais palavras no texto não significa necessariamente um bom rankeamento. O Google, por meio de um algoritmo, faz uma análise de todo o SEO do conteúdo e confere se ele está bem escrito para, depois, poder colocá-lo nos primeiros resultados ou não.

Ao contrário do que muitos pensam, as palavras chave não possuem como função principal atrair lucros ao proprietário de determinado site. Sua tarefa primordial é responder dúvidas dos possíveis clientes sobre determinado assunto.

Como é feita a escolha das palavras-chave?


Trabalho feito por um analista de SEO, a pesquisa de palavras-chave dos conteúdos de sites e blogs exige diversos cuidados para os textos terem qualidade.

Por meio das personas, é possível selecionar quais palavras se enquadram no perfil dos visitantes do seu blog ou site. Por exemplo: caso determinada URL trate sobre assuntos do mercado imobiliário, um bom exemplo para usar em um conteúdo é o termo “apartamentos novos”.

Feita a seleção de palavras relacionadas ao conteúdo da página, precisa-se checar qual é o volume de busca daquele termo no Google. Assim, é possível selecionar quais palavras são mais relevantes na produção de um conteúdo a ser bem rankeado pelo buscador.

Um dos mercados mais em alta atualmente é o de marketing de conteúdo, pois cada vez mais empresas desejam obter um bom rankeamento nos buscadores. Por isso, é importante o profissional de SEO fazer uma análise dos concorrentes diretos do cliente e traçar estratégias em nome de um bom posicionamento do conteúdo produzido.

Diferença entre head tail e long tail


Existem dois tipos de palavras-chave: head tail e long tail. Apesar de semelhantes, elas possuem algumas diferenças entre si que podem fazer toda a diferença durante um planejamento de SEO.

  • Head tail: em português, cauda curta, as head tails são aquelas compostas por uma ou duas palavras responsáveis por sintetizar todo o conteúdo de um texto,
  • Long tail: em português, cauda longa, as long tails são expressões com mais de duas palavras. Geralmente, são usadas em situações quando o internauta está a procura de algo específico dentro de um assunto.

As funções que uma palavra-chave pode ter


No geral, as palavras-chave se dividem em três grupos: navegacional, informacional e transacional. No entanto, todas devem ter um grande volume de busca e relevância para o algoritmo do Google analisá-las de acordo com os critérios de um bom SEO.

  • Navegacional: essa palavra é usada quando você digita algo específico em um buscador e, logo no primeiro link, já será mostrado o desejado. Por exemplo: ao escrever a palavra “Estadão” no Google, o primeiro resultado será a URL do jornal;
  • Informacional: como o próprio nome já diz, as palavras informacionais são voltadas às pessoas que desejam obter respostas sobre alguma dúvida de determinado assunto,
  • Transacional: basicamente, essas palavras possuem finalidade comercial, ou seja, são aquelas procurados por pessoas quem desejam adquirir determinado produto. Por exemplo: “máquina de lavar Brastemp”.

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