Porque o trabalho de SEO é um processo contínuo?

  • 10 de maio de 2017
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Como todos sabemos, o Marketing na internet mudou tornou-se um fenômeno mundial. Sem dúvida, a internet é um lugar muito competitivo para se fazer negócios em qualquer nível e cada empresa deve manter focada a estratégia de Marketing Digital com precisão e eficácia. Porém, essa estratégia dependerá muito de como utilizar as ferramentas de Marketing Digital.

A otimização de sites para os mecanismos de buscas está na frente de todas as estratégias de Marketing e grande parte das empresas levam em consideração a pesquisa orgânica como principal fonte de tráfego. Com essas premissas é certo afirmar que o SEO não é apenas uma demanda pontual e visando correções rápidas no site. É necessário manter a campanha de SEO contínua e abaixo listamos algumas razões dizendo o porquê:

SEO Processo Contínuo

Os seus concorrentes continuarão performando em SEO também

Os seus concorrente também estão verificando as palavras-chaves que melhor ranqueiam nos resultados de buscas e também provavelmente estão realizando ações de SEO visando melhorar o posicionamento, seja ele um trabalho pontual ou contínuo. Consequentemente também estão usando todos os seus arsenais nas campanhas de SEO.

Há vários sites que provavelmente são similares aos produtos ou serviços que você está vendendo. Se você está planejando concorrer com todos eles, será necessário fazer algo diferente e estratégico fazendo o seu site destacar-se tanto dos visitantes como também dos buscadores.

Os buscadores estão mudando seus algoritmos constantemente

Tanto o Google quanto todos os outros buscadores estão enfrentando uma batalha diária contras as práticas de SEO consideradas Black Hat e melhorando cada vez mais os algoritmos de busca, afetando constantemente os resultados. Atualizações como o Google Panda e Penguin, por exemplo, afetaram de 3% a 7% de todos os resultados de busca. É por isso que torna-se vital o trabalho contínuo de SEO atualizando sempre a estratégia com base nessas mudanças garantindo que o seu site seja o mais “encontrável” possível.

Desenvolver conteúdo de qualidade é um processo contínuo

Conteúdo é parte essencial de uma campanha SEO de sucesso. Se o conteúdo for para um blog, landing page ou até mesmo anúncios, ele deve ser otimizado com as palavras-chaves, títulos, descrições, imagens corretas, de acordo com a estratégia inicial de SEO. Recomendações de boas práticas, indicam que o ideal é a publicação de conteúdo constantemente e em curto espaço de tempo ajudando a alavancar o posicionamento. O algoritmo do Google busca por conteúdo de qualidade e atualizado todos os dias.

O SEO contínuo é necessário para manter você sempre no topo

Se você parar com as suas campanhas de SEO provavelmente o seu posicionamento nos resultados de buscas cairão significativamente. E isso é confirmando em estudos que indicam que empresas que descontinuaram as campanhas de SEO tiveram queda aproximada de 30% nos resultados de busca. E o potencial de posicionamento do seu website dependerá muito de como e com qual frequência você conduzirá a campanha.

A internet está em constante evolução

É fato que o universo da internet está em constante evolução e isso inclui novos produtos, tecnologias e serviços. Por conta disso há um grande potencial de pessoas buscando por essas inovações através de palavras-chaves relacionadas. É por isso que o trabalho de SEO deve ser um processo contínuo e sempre reavaliando a estratégia inicial de palavras-chaves, garantindo que todas essas novas palavras-chaves estão sendo compreendidas pela sua campanha, desde que façam sentido para o seu negócio.

Mudanças podem acontecer na sua empresa ou negócio

Para cada mudança que acontece na sua empresa a sua campanha de SEO deverá ser reavaliada para ter certeza que essas mudanças estão sendo levadas em consideração ou não estão afetando negativamente os resultados. Com base nisso, será necessário produzir ou atualizar conteúdos e palavras-chaves relacionadas. É importante sempre avaliar se as mudanças que ocorreram na empresa prejudicarão ou abrirão novas oportunidades para a sua campanha.

Mudanças de comportamento nas buscas

Uma estratégia de palavras-chaves que você está utilizando há algum tempo atrás provavelmente pode não ter a mesma popularidade nas buscas nos dias de hoje. Isso ocorre porque provavelmente o volume de buscas das palavras-chaves diminuíram por conta de algum motivo que você não estava no seu controle. É sempre importante validar periodicamente se a sua estratégia de palavras-chaves continuam com um volume de busca que justifique todo o esforço em uma campanha de SEO.

Mudanças de comportamento no seu website

O seu website passou a receber visitas através de uma página ou busca específica que não estava no seu planejamento de palavras-chaves. Diante disso é importante sempre observar o que os visitantes estão buscando no seu site, de onde eles estão vindo e o que eles estão fazendo após entrarem no seu site. O monitoramento periódico é importante para identificar rapidamente oportunidades antes que o seu concorrente.

Estabelecer a sua empresa com autoridade no segmento

Criar conteúdo de qualidade e periódico para um público relacionado com o segmento não só aumenta as chances de subir nas posições dos buscadores mas também estabelecerá a sua empresa com uma autoridade no segmento. E a realização desse trabalho leva muito tempo para consolidar, por isso que a sua campanha de SEO deve ser contínua.

Reputação online

Ter uma reputação sólida e positiva na internet é a decorrência de um trabalho contínuo de SEO com qualidade. Informações sobre a sua marca, produto, serviço e segmento constante e com qualidade ajudarão a permanecer sempre nas primeiras posições dos resultados de buscas.

Uma campanha de SEO contínua e com qualidade promoverá a manutenção das primeiras posições nos resultados das buscas. O mais importante é estar atento sempre com as mudanças nos algoritmos de buscas e manter-se muitos passos à frente da sua concorrência (e muitas palavras chaves também!).

Experiência em utilização de KPI’s como CAC e ROI para campanhas de Performance e utilização de análise RFM (Recency, frequency and monetary) e Lifetime Value para campanhas de retenção.

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