O que faz um bom trabalho de Link Building?

  • 5 de novembro de 2018
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O link building é a última etapa de um processo de SEO e tem como objetivo conseguir parceiros de outros sites que inserem links em seus conteúdos, redirecionando ao seu. Desde a criação dos principais buscadores da web, diversas URL’s são encontradas por meio de outros posts e, a partir daí, passam a ser indexadas nos resultados de busca.

Inclusive, na década passada, o principal fator levado em consideração pelo Google durante o rankeamento de um site era a quantidade de links que faziam o direcionamento a ele. Apesar de hoje já não ser mais considerado primordial, o buscador ainda os observa com o intuito de traçar o quão popular é aquele endereço.

Quantidade X qualidade dos links

Assim como existem links de valor positivo, tem aqueles negativos capazes de prejudicar o site no qual está fazendo referência, fazendo o mesmo sofrer até mesmo punição do Google. Por esse motivo, é muito importante saber quais endereços são confiáveis para se criar parcerias.

Quando os links eram os principais fatores de rankeamento considerados pelo Google, diversos sites, inclusive os de baixa qualidade, passaram a se redirecionarem entre si. Isso levou a um aperfeiçoamento dos mecanismos de busca que começaram a dar mais importância à qualidade de um conteúdo.

Uma dica para seu site aparecer como referência em outros confiáveis é não fechar parceria com apenas um domínio e sim com vários. Como se sabe, URL’s possuem forças diferentes na web e, por esse motivo, quanto mais endereços linkarem para você, melhor posicionamento terá nos resultados do Google.

Ainda, nada adianta diversos links de um site parceiro fazerem indicação para apenas uma página do seu domínio. Além de você correr o risco de ser punido pelo Google, não haverá uma diversidade de URL’s que serão acessadas por meio de links externos.

Como uma página pode afetar a qualidade de um link?

Conforme mencionado acima, os links externos que fazem o redirecionamento ao seu site não possuem todos a mesma força por conta da qualidade e nível de confiança do site parceiro. É muito importante analisar esse fator enquanto a prospecção estiver sendo feita e evitar a parceria com domínios detentores de considerável taxa de rejeição.

Se durante a procura por parceiros, um site que já faz redirecionamento para outros for encontrado, ele deve ser deixado de lado imediatamente. Uma dica, nessa situação, é preferir domínios sem muitos links externos pois, assim, sua URL terá mais destaque nos conteúdos.

Quanto mais links fazerem menção ao site no qual você pretende fechar parceria, mais confiável ele será. Isso garante que todos os conteúdos a serem publicados nele com algum link externo redirecionando ao seu endereço, terão alta visibilidade e fará a sua URL se fortalecer.

Fatores que influenciam a qualidade de um link

Antes de fechar parceria com um site, verifique se o mesmo possui um URL reconhecido pelo Google e não faça um redirecionamento a outro. Caso aconteça essa situação, o link externo apontando para o seu domínio perderá força e, consequentemente, visibilidade nos mecanismos de busca.

Se o link externo fazer o redirecionamento ao seu site aparecer nos três primeiros parágrafos de um conteúdo do domínio parceiro, mais chance ele terá de ser clicado pelo usuário. Isso porque, em algumas situações, a pessoa não lê todo o post e, por isso, as chances dela não acessar sua URL se a referência estiver no meio ou no rodapé do texto é maior.

Caso a linkagem do seu site não apareça no texto e sim na imagem, ela pode acabar perdendo força, pois os buscadores só conseguem interpretar seu texto alternativo, ignorando a legenda. Assim, a preferência é sempre por inserir o link externo no meio do conteúdo. Isso também é válido em situações envolvendo linkagem interna.

Dicas de como fazer um bom trabalho de link building

Fazer um bom link trabalho de link building envolve algumas técnicas capazes de identificar quais sites são confiáveis para fazerem um redirecionamento ao seu. Conheça a seguir algumas dicas sobre como escolher os parceiros ideais capazes de melhorarem a visibilidade do seu domínio:

  • investir em guest posting, ou seja, acesse blogs, sites e redes sociais confiáveis, faça comentários nas publicações e compartilhe-as. A partir disso, o administrador da URL, percebendo sua interação nos posts, pode te chamar para ser seu parceiro;
  • desenvolva infográficos em sua página e insira nele um código “embed”. Dessa forma, automaticamente ele será enviado aos seguidores da sua página;
  • publique conteúdos que atraem um grande público capaz de comentar e compartilhar seus posts. Caso seja um assunto em alta na ocasião, diversos sites irão criar backlinks fazendo referência a sua página,
  • produza conteúdos de alta qualidade, obedecendo os critérios de SEO. Assim, o tráfego orgânico do seu site vai crescendo constantemente ao longo do tempo.

Se você deseja melhorar o tráfego orgânico do seu site e conseguir domínios parceiros que façam o redirecionamento a ele, entre em contato com a Gear SEO. Além de atuarmos em todas as etapas do link building, desde a prospecção até a publicação dos conteúdos, traçamos as melhores estratégias para aumentar o tráfego orgânico da sua URL.

 

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