Meta Description

Saiba qual a importância da meta description para os buscadores da web e como criá-la de maneira otimizada para seu site conseguir um excelente resultado de busca.

Meta Description

Meta Description

A meta description é uma pequena descrição sobre o conteúdo de um site que aparece em baixo de cada link encontrado no resultado dos principais buscadores da web.

Essa ferramenta é de extrema importância para um site lançado em uma plataforma de busca, visto que ela é a responsável por descrever brevemente o conteúdo de um site que seja de interesse de quem está procurando algo específico.

A meta description precisa ser escrita brevemente, de maneira a descrever com precisão o conteúdo específico da URL em questão para que o internauta encontre nela tudo o que ele necessita antes de clicar. Na tentativa de convencer quem provavelmente irá acessar o link, vale até fazer uma propaganda sobre o que está por vir no conteúdo.

Nas redes sociais, essa breve descrição também se faz presente no momento em que alguém compartilha algo na linha do tempo ou em algum grupo. Os critérios de avaliação da meta description para essas páginas são as mesmas que os buscadores levam em conta na hora de identificar seu conteúdo.

Algumas regras de meta description

Para que você possa oferecer a melhor sinopse para seu site inserido em resultados de sites de busca, existem algumas regras básicas de como formular a melhor meta description para ele. Confira:

  • Os buscadores da web estabelecem um limite em torno de 150 caracteres para a descrição do conteúdo a ser mostrado em um site. Por essa razão, limite-se a escrever algo em torno dessa quantidade de letras, visto que, caso ultrapasse, a meta description contará com uma reticências no final;
  • Algumas vezes, alguns caracteres podem ocupar maior espaço do que outros na composição de um mini parágrafo; por isso, antes de publicá-lo, acesse uma prévia de como a sua página irá aparecer nos sites de pesquisa e, caso as reticências apareçam, edite o texto novamente até se adequar no melhor padrão;
  • Uma das técnicas de produção de textos em SEO é o uso de palavras-chave que tornam o conteúdo otimizado. Devido a isso, é essencial que na meta description esteja presente essa peça fundamental para você garantir um maior número de visualizações;
  • Você pode fazer uma espécie de apelação para o internauta acessar seu site com uma espécie de propaganda ou convite usando as palavras certas, inclusive a palavra-chave. É importante lembrar que propaganda falsa não é bem vinda, trabalhe sempre com a verdade;
  • Evite ao máximo fazer duas ou mais páginas com a mesma meta description, pois isso pode ser interpretado como conteúdo duplicado. O ideal é que cada página contenha uma descrição diferente;
  • O cuidado com o limite de caracteres também deve ser levado em consideração quando a frase ficar com menos de 100 palavras. Uma vez que, enquanto as longas farão uso de reticências, as curtas demais poderão perder destaque nos principais buscadores da web.

Como os buscadores avaliam uma meta description

Os principais buscadores da internet não utilizam mais a meta description como um critério de avaliação no momento de decidir qual é o site que mais merece destaque em uma página de pesquisa. No entanto, eles costumam avaliar tal descrição de maneira a atender a alguns requisitos mínimos para otimizar a busca.

A palavra-chave é o primeiro item a ser observado por um buscador na meta description. A importância em inseri-la nesse mini texto é fundamental para que o Google reconheça e não procure um pedaço de texto inscrito no site para usar nessa breve descrição que corre sério risco de ficar com reticências no final dos 150 caracteres não otimizados.

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