Keyword stuffing: qual a densidade ideal de palavras-chave?

  • 31 de janeiro de 2019
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densidade keyword stuffing

Como se sabe, a densidade de cada palavra-chave é muito importante em critérios de SEO pois, por meio dessa informação, é possível saber quantas vezes um mesmo termo aparece no texto. Mesmo muitos ainda não acreditando na importância dessa informação, ela é muito relevante ao identificar o quanto de qualidade existe em um conteúdo.

O cálculo a ser feito consiste em dividir a quantidade de vezes em que a palavra-chave aparece no texto pelo total de palavras existentes e, em seguida, multiplicar esse valor por 100. Exemplificando:

  • a palavra-chave aparece quatro vezes em um texto produzido com 800 palavras;
  • logo, o cálculo a ser feito é 4/800*100,
  • portanto, a densidade da palavra-chave será de 0,5%.

Porém, tendo com base esse cálculo, muitas pessoas faziam uso de uma estratégia denominada keyword stuffing para acrescentar palavras-chave em um texto com o intuito de fazer determinada URL ficar bem posicionada no Google, desconsiderando quaisquer critérios de qualidade do post.

O Google, por sua vez, ao descobrir essa tática de black hat, começou a punir todos os sites utilizadores deste recurso, ignorando os demais critérios de SEO. Dessa forma, os robôs desse buscador eram capazes de identificar irrelevâncias presentes em um texto.

O que é keyword stuffing?

Basicamente, o keyword stuffing é uma técnica de black hat em que o redator inseri palavras-chave em um conteúdo apenas para deixá-lo bem rankeado nos principais buscadores. Contudo, como mencionado acima, a partir do momento em que o Google percebeu essa estratégia, um robô começou a ler todos os conteúdos e punir aqueles com palavras-chave inseridas aleatoriamente. Por exemplo:

  • seu site possui como foco principal a compra e venda de imóveis apenas em cidades do interior de São Paulo;
  • contudo, o maior volume de pesquisa feita no Google diz respeito às propriedades situadas no Rio de Janeiro;
  • logo, tendo em mente um maior alcance de público, você cita o estado fluminense aleatoriamente em um texto sobre um apartamento construído em Bauru,
  • o Google, percebendo a anormalidade existente no post e a estratégia de black hat adotada, pune a URL deixando de indexá-la.  

Como fazer um bom uso de palavra-chave?

Apesar de não existir a informação de quantas palavras-chave são essenciais para uma boa indexação, o redator deve ter uma noção básica de como usá-las adequadamente em um texto. Ao escrever um post, é preciso ter em mente que o conteúdo não só será lido pelo seu público-alvo, como também pelo Google.

Por esse motivo, verifique quais palavras são importantes a ponto de ser bem posicionada por esse buscador e aparecer nos primeiros resultados de pesquisa. De acordo com pesquisa do ImFORZA, 75% dos usuários não clicam em URLs posicionadas da segunda página em diante, porque nelas estão os conteúdos considerados de baixa qualidade e não-confiáveis.

Diante dessas informações, pode-se chegar em um consenso sobre o quanto é importante produzir conteúdos capazes de despertar o interesse do leitor e, ao mesmo tempo, de qualidade. Nesse ponto, cabe mencionar a inserção natural de um termo chave ao longo de um conteúdo, sem deixá-lo forçado aos olhos dos buscadores e do usuário.

Voltando ao exemplo dos imóveis, um post que possivelmente convencesse o leitor a ler todo o seu conteúdo é sobre as melhores cidades para se viver no interior paulista. Inserindo a palavra-chave corretamente, é possível falar um pouco sobre cada município e as opções de empreendimentos disponíveis nessas regiões.

Cuidados básicos com a utilização de palavras-chave

Mesmo inserindo naturalmente a palavra-chave em um conteúdo, é preciso tomar cuidado com a quantidade de vezes em que ela é repetida ao longo do texto. O ideal, por exemplo, é posts com 800 palavras terem, em média, quatro vezes o termo principal escrito, sendo fundamentais suas menções no primeiro e último parágrafo.

Caso um termo seja inserido em todos os parágrafos apenas para o Google posicioná-lo bem, um grande equívoco está sendo feito! Geralmente, o buscador acaba punindo todos os posts com essa característica, derrubando sua posição na SERP (Search Engine Results Page) e, em alguns casos, deixando até de indexar aquela URL.

Recomenda-se portanto, que a densidade da palavra-chave em um conteúdo fique entre 1 e 3%. Conteúdos com maior porcentagem possuem fortes chances de receberem uma “bronca” do Google por serem considerados keyword stuffing. Além disso, lembre-se sempre de produzir conteúdos de qualidade capazes de despertar o interesse dos leitores.

Faça uso da densidade de cada palavra corretamente

Algumas pessoas acreditam que a densidade de uma palavra-chave no texto não é nada importante em critérios de SEO ou, ainda, é o item mais importante a ser levado em consideração. Muito pelo contrário, essa é apenas uma das estratégias como qualquer outra a ser usada durante o processo de otimização de conteúdo.

Para evitar o uso repetitivo de um mesmo termo, recomenda-se o uso de palavras secundárias ou o chamado campo semântico. No caso de imóveis no interior, pode-se usar “apartamentos no interior”, “imóveis à venda no interior”, “comprar apartamento no interior”, etc.

É fundamental deixar o Google passar o robô em seu conteúdo e nele não detectar nenhum termo usado forçosamente em uma página, comprovando sua qualidade. Ainda, lembre-se sempre: quanto mais simples e objetivo for um texto, melhor será compreendido pelo leitor.

Evitar o keyword stuffing é apenas uma das tarefas feitas pelos profissionais da Gear SEO ao produzirem o conteúdo dos clientes. Por definirmos todas as etapas de estratégias de otimização internamente, somos uma das mais conceituadas empresas do ramo. Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco para conversarmos sobre o assunto!

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