24 / jan / 2024
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4 MIN.

Gestão de conteúdo: As vantagens do SEO

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Gestão de conteúdo: As vantagens do SEO
Sumário

O marketing digital é a forma mais consolidada para divulgar uma marca e encontrar mais espaço no mercado. Com isso surgem nomenclaturas e metodologias como Inbound Marketing, gestão de conteúdo, SEO, etc. E como sua empresa pode aproveitar essas inovadoras ferramentas? É o que vamos trazer nesse artigo.

O advento do marketing digital vem com o avanço da tecnologia em muitos do processo empresariais. Essa automação se expande para relações comerciais, pois os hábitos dos consumidores mudaram.

Hoje as empresas não vão mais em busca do cliente, o movimento é o inverso: é o consumidor que procura os produtos. Mas, fazem isso por meio de pesquisas, querem cada vez mais informações sobre o que vão comprar. É aí que entra a gestão de conteúdo.

Do que se trata a gestão de conteúdo?

É a forma de gerir todas as informações que serão repassadas ao cliente, por algum canal digital (sites, blogs, aplicativos, redes sociais e outros). A partir de um processo de pesquisa, o conteúdo é exibido, que será consolidado de acordo com o seguinte e público-alvo ou persona.

A parte importante da gestão de conteúdo para seu negócio é entender como está o mercado em que sua empresa está inserida além de conhecer a fundo seus clientes. Por isso a captação de dados é o passo mais importante para levar um conteúdo atrativo aos consumidores de sua marca.

A ideia é que o conteúdo apresentado seja relevante, e que incentive o cliente a obter seus produtos e serviços. Não funciona, por exemplo, uma bonita fotografia de uma peça de roupa, se não estiver atrelada a ela informações do material do tecido, ou em que ocasião usar.

Com a parte da pesquisa pronta, entendo o que deve ser oferecido, agora é montar o material que irá ser lançado na internet. O canal mais usado para isso são sites e blogs. Criar textos que façam a atenção do grande público da internet se voltar para sua marca, é uma das formas mais viáveis para isso. É aí que entra em campo o SEO (SearchEngineOptimization).

Como podemos definir SEO?

Em tradução livre ao português a sigla SEO é “otimização para motores de busca”. É uma das formas de fazer com que o conteúdo criado em seu site, seja facilmente encontrado nos sites de pesquisa. O que fará ser alcançado por milhões de consumidores pelo mundo, que necessitam de sua mercadoria ou serviços.

Esse ranking nos sites de buscas é baseado em hábitos das pessoas, e tecnologias destes próprios websites. Na prática a página de sua empresa precisa ter excelentes elementos de SEO para está bem ranqueada em sites como o Google (maior exponente). Deverá atender a pontos como:

Palavra-chave assertiva

a forma de associar o conteúdo a um tema. A pesquisa básica, o cliente usará uma simples palavra “pão”, por exemplo, e os sites que oferecerem melhor conteúdo, serão listados primeiros;

Informação relevante

essencial para o SEO, as informações contidas em seu site ou blog, precisam atender a necessidade do futuro cliente, quando pesquisar sobre tal produto sua pergunta tem de ser respondida de fato. Os motores de busca serão rígidos até nas questões de ortografia e de semântica.

Tópicos que ajudam o SEO

para alcançar a lista principal dos sites de busca a partir das técnicas SEO, existem tópicos que são analisados, tais como:

– Tempo que os usuários ficam ligados à sua página;

– Trabalhar bem as palavras-chaves nos artigos que irão ser postados no blog ou site;

– Presença de links internos e externos (link building);

– Conteúdo sempre atualizado;

Gestão de conteúdo e sua empresa

A aproximação do cliente a sua marca é a ideia central da gestão do conteúdo. Mas, é bom estar atento a outro ponto importante: organização dos procedimentos interno. Não cabe atrair clientes, e não poder atender suas demandas. Lembre-se que a internet é um enorme mercado, e de uma hora para outra, muitos clientes podem surgir. Estar preparado é o diferencial.

Tem um modelo de negócio dinâmico e ágil, adote ferramentas de gestão como sistema ERP online, que irá unir toda cadeia comercial de sua empresa. Além de trazer um controle financeiro e de movimentação de estoque, pontos cruciais para varejistas e atacadistas, por exemplo.

Pense na gestão de conteúdo como estratégia de negócio mais que urgente. Corra atrás desse mundo de oportunidade que é a internet.

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