Ferramentas de automação de marketing

  • 16 de Março de 2018
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Por Juliana Maia e Luana Munekata

Cada vez mais personalizados, hoje, sites e sistemas têm procurado se modernizar diariamente para atender usuários que esperam mensagens exclusivas e fora do comum. Porém, como atendê-los de maneira diferenciada mas, que, ao mesmo tempo, não exija a criação de um e-mail para cada um deles?

Simples: é preciso, então, contar com uma ferramenta especializada que otimize e personalize todo esse processo. E é aí que entra a automação de marketing, uma tecnologia que nasceu para facilitar e executar todo o planejamento do marketing atual.

Afinal, o que é automação de marketing?

Por ser um tema amplo e com diversas aplicações, a automação de marketing é, resumidamente, a utilização de ferramentas com o intuito de automatizar da melhor forma as etapas do marketing on-line. Também é um processo pensado em otimizar e mensurar tarefas repetitivas do dia a dia.

Assim, podem ser implementados sistemas como disparos de materiais on-line segmentados, análise dos resultados dos disparos e acompanhamento da relação com o cliente.

A automação de marketing é, portanto, uma maneira bastante eficaz de alcançar resultados mais precisos para o seu negócio, já que seu uso garante, entre outras coisas, a mensuração dos resultados de e-mails disparados e, também, uma maior otimização da produção.

Porém, por mais que esse tipo de sistema possa envolver diretamente o e-mail marketing, ambos não se assemelham de forma alguma.

Automação de marketing x e-mail marketing

Para esclarecer sua função de forma simples, é possível dizer que o e-mail marketing funciona como uma ferramenta de marketing direto que, atualmente, não tem quase nenhum poder sobre seus clientes e leads.

Por mais que existam diversas ferramentas de disparo de e-mails em massa, que façam o monitoramento da abertura de cada mensagem, é crucial que sua companhia personalize o conteúdo para todos os usuários, analise a performance dos disparos e trabalhe em cima dos resultados. Caso contrário, as chances de obter resultados de maneira satisfatória com um canal como esse serão mínimas.

Assim, podemos entender a principal diferença entre a automação e o e-mail marketing convencional. No primeiro caso, a ferramenta vai além do disparo de mensagens em massa: é possível, também, personalizar e analisar cada caso, o que permite agregar um valor ainda maior ao seu negócio.

Por que investir em automação de marketing?

Ao contrário de que muitos pensam, o e-mail marketing não é, hoje, uma ferramenta obsoleta. Com um excelente ROI (retorno de investimento) para as empresas, pode se tornar ainda mais eficiente se utilizado um sistema de automação de marketing para o disparo de e-mails.

Conheça as principais vantagens de investir nesse tipo de sistema:

Fazer a nutrição de leads que ainda não estão preparados

Como garantir que o usuário que se cadastra em seu site esteja preparado para uma compra? Para que esse lead seja nutrido com eficiência, é essencial fazer o uso de uma ferramenta que seja capaz de disponibilizar o conteúdo ideal para segui-lo por meio do funil de vendas.

Otimizar o trabalho com diferentes públicos

Ao fazer o uso da automação de marketing, é possível criar e analisar os resultados de mensagens e públicos variados de maneira simples e eficaz.

Aperfeiçoar a produtividade

Além de concentrar todas as informações dos leads em um único lugar, os softwares de automação de marketing também garantem o armazenamento das páginas visitadas ou downloads de materiais de seu site. Dessa forma, seu time de vendas poderá entender o interesse de seus potenciais clientes.

Quando investir em automação de marketing?

Saber exatamente qual o momento certo para investir em uma automação de marketing é uma tarefa que depende muito do seu negócio.

Por exemplo, caso sua empresa não conte com um bom site no ar, a primeira coisa a se fazer é investir nessa parte antes de implementar um sistema de automação de marketing.

Mas, se sua companhia já está um pouco mais avançada, já atua com o cadastro de e-mails dos clientes, tem um sistema adequado para retenção de lead e deseja ampliar seu negócio, a automação pode, sim, ser o próximo passo para o seu sucesso.

Como colocar a automação de marketing em prática?

Se interessou pelo assunto e quer entender melhor como colocar em prática a automação de marketing no seu negócio? Conheça os processos essenciais para implementar o sistema:

  1. Estabeleça estratégia, métricas e personas para o seu projeto de automação de marketing;
  2. Opte por uma ferramenta de automação eficaz para o seu negócio;
  3. Determine onde o lead se encontra em cada etapa do funil;
  4. Conheça qual conteúdo será disponibilizado pela automação de marketing em cada fase;
  5. Implemente o sistema de automação;
  6. Acompanhe e analise os resultados,
  7. Realize testes e melhorias que julgue necessárias.

Mas como escolher o software adequado de automação de marketing?

Para escolher um bom software de automação de marketing, é preciso, primeiramente, levar em consideração alguns fatores sobre seu lead. Lembre-se de que quanto maior for a possibilidade de personalização, melhor será esse sistema.

Assim, quando buscar uma ferramenta de automação de marketing, é muito importante que ela customize as informações do seu lead e compreenda quando ele passa pelo funil de vendas; afinal, ele precisa de conteúdos apropriados e personalizados para manter-se nutrido.

Além disso, quanto mais completas forem as informações capturadas pelo software, mais eficiente ele será para seu time de vendas. Ao mesmo tempo, é essencial que ele seja instintivo, de fácil utilização, pois é natural que, com a grande quantidade de dados, ele se torne mais complexo, mas nem por isso deve atrapalhar a análise dos resultados.

Automação de marketing é igual ao CRM?

É importante entender que, assim como no caso do e-mail marketing, a ferramenta de automação de marketing não é o mesmo que CRM, embora sejam facilmente confundidos. Para quem não está familiarizado com essa sigla, trata-se do gerenciamento de relacionamento com cliente, do inglês customer relationship management.

Mas eles não possuem nenhuma relação? A principal diferença entre esses sistemas é que, para o CRM, o foco é a venda; já para automação de marketing, o ponto central é o lead — sua nutrição em específico — para que o time de vendas da sua empresa trabalhe no futuro.

Assim, é possível implementar ambos ao mesmo tempo, para garantir melhores resultados para sua empresa. Quando trabalhados de maneira conjunta, os leads ficam mais nutridos e, no fundo do funil existe uma probabilidade maior de venda. Além disso, pela personalização de conteúdo na automação de marketing, as mensagens duplicadas são praticamente inexistentes.

Dicas para aproveitar uma ferramenta de automação de marketing

Antes de qualquer coisa, é imprescindível ter um planejamento de marketing para que a ferramenta seja melhor utilizada. Lembre-se de que é preciso pensar no cliente, em sua jornada pelo funil para se tornar um lead qualificado.

Nesse sentido, é essencial estar alinhado com seu time de vendas, pois é ele quem vai trabalhar com o lead no futuro e, por esse motivo, necessita de clareza e comunicação durante todo o processo.

Como a nutrição dos leads é o ponto principal na automação de marketing, não se esqueça de criar mensagens personalizadas, mas com toque humano: a experiência do usuário conta bastante e ninguém gosta de se comunicar com máquinas.

Para isso, não é preciso ter pressa: comece com sistemas mais simples, faça testes A/B e, com o tempo, torne a estratégia mais complexa e, portanto, mais customizada para seu lead. Por fim, não compre listas de e-mails, tenha uma exclusiva da sua empresa, criada por você.

Quais são as melhores ferramentas de automação?

Para garantir mais eficiência em suas ações de marketing, é preciso ter uma ferramenta completa, rápida e simples. Mas quais são as mais utilizadas? Confira três das mais conhecidas e melhor avaliadas:

hubspot

Hubspot

Uma das maiores do mundo e considerada o divisor de águas no Inbound Marketing (estratégias de marketing on-line que visam a conquistar o interesse dos clientes, em vez de simplesmente comprá-los com produtos e serviços), a Hubspot é uma ferramenta com versões mais básicas — para iniciantes — ou funções completas — para as empresas já consolidadas e mais experientes.

rd-station

RD Station

Um software totalmente brasileiro, bastante semelhante ao Hubspot, apesar de ter maior custo x benefício. Com a RD Station, é possível personalizar conteúdo de acordo com o funil de vendas e ainda possui parceria com diversas agência Inbound.

mailchimp

MailChimp

Entre as ferramentas mais utilizadas no mundo todo, é um sistema intuitivo, com personalização fácil e layouts já preparados para não se preocupar com a parte de design. Além disso, a MailChimp tem um plano gratuito que permite até 12 mil disparos por mês.

Então, qual é a melhor ferramenta?

De maneira geral, não existe uma ferramenta que seja adequada para todos os momentos e todas as empresas de forma unânime. Cada uma delas combina melhor com situações específicas e tudo vai depender de fatores, como objetivo, estratégia, experiência de mercado e orçamento.

Isso porque todas possuem prós e contras. Hubspot, por exemplo, apesar de ser mais cara, é uma ferramenta completa, ideal para profissionais mais experientes e projetos maiores, que demandam mais funcionalidades. Além disso, tem a possibilidade de link building e CRM próprio.

A RD Station possui o melhor custo x benefício, além de contar com mais de 200 agências Inbound parceiras. É uma das queridinhas no mercado brasileiro, mas possui menos funcionalidades, apesar de integração direta com o Facebook Ads, perfeita para empresas que estão no começo.

Já a MailChimp é uma ferramenta gratuita, que permite até 12 mil disparos sem gastos e possui ainda mais facilidade para empresas que não contam com uma equipe significativa de designers, pois possui templates disponíveis, de fácil acesso e utilização. Também, possui integração com diversas redes além do Facebook, como Twitter e eBay.

De todo modo, é preciso avaliar suas prioridades e ter um planejamento detalhado, para, então, escolher o sistema mais adequado. O que mais importa, no entanto, é implementar a automação de marketing na sua empresa para garantir resultados mais precisos e, por conseguinte, ainda melhores.

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