As melhores ferramentas de CMS de 2018

  • 27 de Março de 2018
No Comments

Por Lucas Almeida e Tomás Martins

Dia após dia, a sociedade vai se tornando cada vez mais exigente com relação a compra de produtos e à necessidade de ter tudo ao alcance das mãos. Por isso, cada vez mais foi se tornando necessário a criação de meios de contato entre as empresas e seus consumidores.

Alguns pontos são necessários na hora da criação de um site. Além de contratar um serviço de hospedagem e escolher um domínio próprio que chame a atenção do público, a estrutura da página também deve ser feita com muita atenção.

Para facilitar essa tarefa, é preciso decidir qual será o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Conheça as melhores ferramentas de CMS de 2018 e um pouco sobre sua importância.

A importância do CMS para as empresas

O CMS (Content Management System) permite que você crie seu site em uma plataforma que possibilita inúmeras vantagens. Para os que não possuem afinidade com linhas de códigos e precisam de algum tipo de suporte quanto aos problemas que ocorrem no dia a dia, a ferramenta pode ser uma grande aliada e ajudar a garantir o sucesso da empresa.

Além disso, a escolha de um bom CMS auxilia a empresa a atingir bons resultados de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar a captação de contatos de marketing inboud. É importante saber que o tipo de CMS deve seguir a linha de acordo com a página que for gerenciar, pois assim, ficará mais fácil a tarefa de otimização dos sites.

Vantagens de utilização

Para que qualquer tipo de página tenha um bom rankeamento nos sites de buscas, a publicação de conteúdos diferentes deve ser feita com frequência e assiduidade. A escolha de um bom CMS pode deixar essa tarefa muito mais fácil, pois é por meio dessa ferramenta que é possível editar e publicar textos, imagens e vídeos.

A ferramenta também é responsável por escolher o template da página, sabendo que o layout de um site, é essencial para uma experiência confortável durante a utilização do usuário, seja via mobile ou desktop.

Ainda com relação ao tema da página, o CMS permite a formatação do site com a instalação de plugins e widgets, podendo adicionar diversas funções à página, como cadastro de e-mails, formulários extras e direcionamento para outros sites.

Ferramentas de CMS

Os CMS’s podem ser gratuitos ou pagos. Entre os gratuitos, atualmente, existem três gerenciadores mais utilizados em todo o mundo. Alguns deles podem ajudar muito, caso você tenha um blog ou qualquer outro tipo de página. Conheça um pouquinho sobre eles:

wordpress

WordPress

Um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais utilizados mundialmente é o WordPress. Isso porque, por muitos, é considerada a ferramenta mais prática e completa para esse tipo de tarefa.  Grandes empresas utilizam esse tipo de plataforma, como a Mercedes Benz, a Walt Disney Company e a BBC América. Além disso, a cantora americana Beyoncé Knowles também utiliza o mesmo sistema, para fazer sua página na internet. Atualmente, o site da cantora chega a ter 1,5 milhão de acessos por mês.

Vantagens

De todas as ferramentas de gerenciamento de conteúdo, o WordPress se destaca por sua popularidade e pela quantidade de recursos que oferece. A plataforma proporciona a instalação de uma extensa gama de templates e plugins, tornando o site mais rentável para a empresa e mais completo para quem o acessa.

Além disso, o WordPress é Open Source, o que permite que diversas pessoas entendam como é o funcionamento da plataforma e com isso, desenvolvam cada vez mais templates e plugins para ele.

A documentação que o WordPress oferece também é uma das vantagens da plataforma. O Codex é completo e qualquer pessoa que não seja especialista no assunto, consegue compreender.

Desvantagens

Devido à sua popularidade, os sites que são gerenciados pelo WordPress são bastante visados em relação aos hackers, isso porque os usuários iniciantes podem cadastrar senhas consideradas fáceis e lógicas.

Além disso, ele oferece atualizações com muita frequência, o que pode impedir ou interromper a operação de alguns plugins caso não sejam atualizados. No início, o programa pode ser um pouco complicado para os que não são familiarizados com o assunto, no entanto, aos poucos a experiência de gerenciamento se torna mais tranquila.

joomla

Joomla

Considerado o principal concorrente do WordPress, o Joomla também é um sistema de gerenciamento completo e com uma grande variedade de plugins e módulos. Sites como o da Universidade de Havard, o site do canal MTV na Alemanha e da marca de automóveis francesa Peugeot são gerenciados por essa plataforma.

Vantagens

Assim como o WordPress, o Joomla é Open Source e, por isso, permite que pessoas desenvolvam novos temas, plugins e módulos.  Esse tipo de sistema é utilizado por sites grandes, pois pode ser adaptado à blogs e a portais de informação.

Igual ao seu principal concorrente, o Joomla também é gratuito, e sua plataforma é disponibilizada em diversos idiomas.

Desvantagens

A manutenção de um site gerenciado por esse tipo de ferramenta não é tão simples quanto com o WordPress. Algumas extensões devem ser instaladas para que a página opere corretamente e da forma que é desejada.

Além disso, a criação de um site com o Joomla pode ser um pouco mais demorada do que com o seu principal concorrente.

drupal

Dupral

Utilizado em sites maiores, o Dupral também é um excelente sistema de gerenciamento de conteúdo. Organizações como a Casa Branca e o portal das Olímpiadas Rio 2016, utilizaram a ferramenta.

Vantagens

Como os outros dois sistemas de gerenciamento de conteúdo mais utilizados do mundo, o Dupral também é gratuito e Open Source e, por esse motivos, possui mais de 24 mil plugins disponíveis.

Desvantagens

Essa ferramenta pode ser bastante complicada para os usuários que não possuem muito conhecimento em programação. Por ser utilizado por uma comunidade menor, o Dupral não oferece as mesmas opções de sites disponível, além de um suporte menor.

Sobre o Guia de SEO

Aqui você encontrar um pouco de tudo sobre SEO, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais e todo o Universo de Marketing Digital

Análise de SEO Grátis

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Receba as Novidades no Email

Campos com * são necessários
Entre em contato conosco, faça um orçamento e tenha ajudaremos você a alavancar as suas visitas.

Mais artigos sobre SEO

Veja todos os Artigos
No Comments
     

    Deixe um Comentário