Link Relativo

A importância individual de cada um é cada vez mais debatida no mundo do SEO e quase sempre questionada. E em geral, os links relativos ficam para trás.
Link Relativo

Para quem precisa trabalhar com SEO para transformar seu site em referência principal nos sites de buscas, é importante compreender a diferente entre link relativo e link absoluto, assim como usá-los da forma adequada.

Link Relativo x Link Absoluto


Para melhor compreender a diferença de cada um, basta visualizar um link completo, como no exemplo abaixo:

https://linksabsolutoselinksrelativos.com.br/pasta/arquivo.html

Todo o corpo desse link é considerado absoluto e apenas a parte de “pasta/arquivo/html” é dita como link relativo.

Mesmo com todos os investimentos dos sites de busca em aprimorar sua tecnologia, para fazer uma pesquisa ampla e coerente dentro de suas regras, ainda assim muitos agentes de SEO acreditam que utilizar o link relativo possa diminuir as chances do site em se destacar.

Essa precaução tem fundamento, já que usar apenas o link relativo pode causar confusão no índice das páginas e fazer com que os scrapers e serviços RSS o ignorem ou o redirecione. O uso dos back link também pode se restringir apenas ao link absoluto.

Segundo os próprios sites de busca e os analistas mais experientes, esses argumentos não procedem. Isso porque sites como o Google investem muito em ferramentas que possam fazer uma triagem mais justa e adequada aos interesses do usuário.

A segurança do link relativo


Os links absolutos contém a informação da localização da página atual, de forma independente da página central. Isso significa que não precisa entrar na página inicial de um site para então buscar a informação desejada e sim chegar diretamente até ela, através do link absoluto.

Ele indica o protocolo, o domínio e o caminho da página desejada, de forma direta e objetiva. O link relativo tem o mesmo efeito de localização, a partir da página atual. Isso indica que o uso do link absoluto e do link relativo levam ao mesmo endereço requisitado.

Os links relativos são facilmente encontrados em sites de busca, exatamente por estarem no mesmo diretório da página em que a ligação foi construída.


Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO