Link Farm

Se traduzíssemos a expressão Link Farm ao pé da letra, o resultado seria algo como “fazenda de links”. De certa forma, existe uma relação entre essa expressão e a definição da técnica.
Link Farm

Trata-se de uma espécie de “cultivo de links”, através do qual vários links são direcionados a um único site. Dessa forma, cria-se uma grande quantidade de links externos dentro de uma única página, o que faz com que o site seja melhor ranqueado pelos mecanismos de busca. Porém, caso o mecanismo detecte que foi utilizado o Link Farm, o site pode ser penalizado, ficando extinto das primeiras posições nos resultados de busca.

Durante muito tempo, entretanto, essa tática funcionou bem. Criadores de sites se utilizavam dela e garantiam que o seu site fosse melhor ranqueado, independentemente de existirem outros concorrentes com conteúdo muito mais relevante. Mas com o passar do tempo, os avanços tecnológicos permitiram que os mecanismos de busca fossem melhor preparados para lidar também com as armadilhas da web.

Entretanto, é necessário atentar para o seguinte: não confunda link farm com vizinhança. A vizinhança consiste em uma troca natural de links entre sites de um mesmo assunto. É como se o resultado de busca desse a opção para o internauta de ler também outras páginas sobre o mesmo assunto. Isso é um mecanismo natural da internet e nada tem a ver com burlar o sistema.

Porém, existem sites que criam intencionalmente link farm de modo a forjar uma falsa vizinhança. E neste caso, os atuais mecanismos de busca já são capazes de detectar a ação. Mas não se preocupe com punições injustas, pois os sites punidos nestes casos são exatamente os que enviam os links. Aqueles que porventura recebem estão isentos de qualquer prejuízo, já que não é possível ter controle sobre os links recebidos.

Quer um conselho sobre link farm? Não faça!!! Invista em conteúdo relevante para o seu site e dessa forma ele se tornará destaque nos buscadores. Isso pode demandar tempo, mas trata-se de construir o seu sucesso baseado em raízes sólidas, e não em um mero meio mecânico que pode desmoronar a qualquer momento.

Link Farm

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO