SEO Negativo: Utilizando o Ahrefs para resolver o problema

  • 25 de julho de 2017
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SEO Negativo é algo que era quase desconhecido por grande parte das empresas e profissionais e hoje é um assunto que está em evidência. Até então sempre ouvimos que todo o trabalho de SEO deve ser baseado em boas práticas que são recomendadas pelo Google, as chamadas White Hat e que se em algum momento optássemos por trabalhar com Black Hat, invariavelmente estaríamos fadados a ser penalizados muito provavelmente nas próximas atualizações do algoritmo de buscas.

Agora,  imagine se essas práticas nocivas forem utilizadas para prejudicar um concorrente ou um competidor? Imagine se essas práticas ilícitas forem utilizadas para prejudicar a sua empresa? Pois é exatamente isso que abordaremos neste post.

Há várias formas de SEO Negativo, mas, trataremos especificamente de como se prevenir de uma das práticas mais comuns de ataques: A criação de links nocivos apontando para um determinado domínio.

Conhecendo as causas do SEO Negativo

Imagine-se na seguinte situação: Um profissional está fazendo um esforço tremendo para conseguir subir seu site nos buscadores sem obter sucesso ou a competição pelo resultado de busca está muito alta a ponto de não haver progresso.

Então, ele decide que, ao invés de realizar o trabalho de conseguir bons links para seu domínio, o que é muito mais difícil e trabalhoso, ele resolve obter backlinks nocivos para o site do concorrente que está na posição acima no resultado de busca. Essa não é uma situação isolada e atípica, muito pelo contrário.

Uma das formas mais fáceis de encontrar e iniciar uma ação de criação de links nocivos para um determinado domínio é encontrando os serviços disponíveis em várias plataformas como o Fiverr, por exemplo. Se digitarmos a palavras Negative SEO na busca do Fiverr, os resultados abaixo serão mostrados:

SEO Negativo

Infelizmente, esses tipos de serviços acima estão acessíveis para todos e com praticamente R$ 50,00 você pode contratá-los e gerar milhares de links nocivos para qualquer domínio.

Identificando o problema

Você começa a perceber que o seu tráfego orgânico vem caindo progressivamente, o posicionamento das palavras-chaves também e já esgotou todas as alternativas de identificar e corrigir o problema, porém sem sucesso. Até que, acessando o painel do Google Search Console, se depara com a seguinte tela:

SEO Negativo

Através do Search Console, você pode até verificar quais backlinks estão apontando para o seu site. Porém, as informações não são tão claras visualmente e provavelmente você terá que baixar a planilha com os links e verificá-los sem muitas indicações de qualidade. Resumindo, é uma tarefa um pouco desgastante e demorada.

Search Console - Backlinks

Automaticamente, você deduz que algo estranho está acontecendo. Por que o número de links aumentou substancialmente? De onde eles vêm? E o principal, como removê-los para interromper a queda do tráfego orgânico e posicionamento? Há várias maneiras de reunir todos os links nocivos, porém analisaremos aqui a remoção deles através da ferramenta do Ahrefs.

Sobre o Ahrefs

O Ahrefs (ahrefs.com) seguramente é uma das melhores ferramentas para monitoramento de todos o backlinks de um domínio. É com ele que as estratégias de Link Building, avaliação de domínios, qualidade dos domínios se iniciam.

Ahrefs SEO Negativo

A ferramenta conta com várias opções de controle e monitoramento de backlinks, análise de concorrentes, pesquisa de palavras-chaves, etc. Eles possuem uma das maiores base de dados da web e tudo isso a nossa disposição.

Iniciando os trabalhos com SEO Negativo

Você faz uma consulta com o seu domínio no Ahrefs e mais abaixo na parte de Anchors Cloud vê a seguinte situação:

Ahrefs Keyword Anchor

A imagem acima é um exemplo extremo porém, qualquer outra situação semelhante nada mais é do que a confirmação de que você sofreu uma ação de SEO Negativo em distribuição de links nocivos. Todos esses URLs estão ancorados em palavras-chaves também negativas.

Bad Links Exemplo

Como identificar um link nocivo?

O jeito mais fácil de identificar se o link é nocivo ou não é clicando em cima dele e visitando o site. Há alguns aspectos básicos que podem ajudar a identificar:

  • Verifique se os domínios são internacionais: Grande parte desses ataques são links criados em sites estrangeiros e todos praticamente seguem o mesmo padrão.
  • Verifique o conteúdo do link: Em grande parte são conteúdos gerados automaticamente por alguma ferramenta de Spinning (criação automática de textos). Geralmente são assuntos genéricos com pouco sentido ou nenhum para um segmento ou negócio. Há exemplos como “How to Drink a Glass of Water” e são caracterizados como “Spam Content“.

Removendo os links nocivos

Levando em consideração que você já identificou quais são os links nocivos, o primeiro passo é filtrar todos os links. Há uma opção “New” abaixo de Backlinks.

Após isso, selecione a opção “Live index” somente para exibir os links ativos. Utilize a opção de 60 dias para filtrar somente novos URLs recebidos nos últimos dois meses e depois é só filtrar ou selecionar os que você deseja remover.

Remover Backlinks Ahrefs

Dependendo da quantidade de links será necessário expandir para 100 links por página e removê-los em partes. Certifique-se de que todos os links estão selecionados e utilize a opção “Disavow URLs“. Essa opção também permite que você invalide um domínio inteiro, porém é altamente recomendado realizar isso apenas em última instância.

Após exportar, você terá uma lista completa de todos os links que devem ser removidos através do Google Search Console. O melhor de tudo é que já vem formatado exatamente como a ferramenta do Google exige. Depois que você selecionar os URLs a serem removidos, é só ir até o Dashboard e selecionar a opção para exportar os links “Disavow Links“.

Ahrefs Exportar

Após exportar os links no formato aceito pelo Search Console, que é txt, certifique-se de selecionar a opção “Hide disavowed links” no topo. Isso é importante porque a ferramenta do Ahrefs não faz a remoção automática dos links. A ferramenta somente cria a lista para ser utilizada no Search Console.

Com essa opção selecionada, todas as próximas consultas de backlinks automaticamente não mostrarão os links que você já enviou para a remoção. Isso facilitará bastante e evitará muita dor de cabeça para organizar o que fora removido ou não.

Esconder Bad Links

Google Search Console

O próximo passo será enviar a lista para o Google Search Console remover os links nocivos. Para utilizar essa ferramenta do Google acesse a página de remoção de backlinks e envie o seu arquivo txt exportado do Ahrefs para a remoção.

Estamos assumindo aqui que o seu site está devidamente configurado no Search Console e você possui permissões de administrador para realizar essa operação.

Confirme o envio do arquivo na tela a seguir:

Search Console Disavow

Certifique-se do recebimento da mensagem de que o arquivo foi enviado corretamente para remoção. É recomendável que você mantenha uma cópia do txt enviado para o seu controle de todos os links enviados.

Disavow SEO Negativo

E está pronto! Você enviou corretamente os arquivos para o Google e a partir de então ele começará a ignorar esses backlinks. O exemplo acima é somente um de vários que afirma como remover os backlinks nocivos utilizando a ferramenta do Ahrefs.

Há várias outras formas, porém essa é a que utilizamos aqui na Gear SEO e julgamos mais eficaz. Esse mesmo processo pode ser utilizado para sites que contém de 1 ou até mais de 10.000 links nocivos de uma vez.

Recomendações Finais

Se você precisa realmente monitorar de perto e com qualidade todos os dados referentes ao seu domínio, então invista em uma ferramenta como o Ahrefs e realize os procedimentos acima em intervalos mínimos de 4 meses.

Agora, se você for obcecado igual a nós, considere a utilização dessa ferramenta semanalmente. Quanto maior o site, maior a probabilidade de monitorar todos os links que estão sendo criados.

O exemplo acima é somente um processo de ataque e prevenção contra uma ação de SEO negativo. Há vários outros tipos de ações da mesma forma que há também prevenções para cada uma delas. Porém, ações de SEO negativo com links nocivos sem dúvida são as mais difundidas e praticadas.

Experiência em utilização de KPI’s como CAC e ROI para campanhas de Performance e utilização de análise RFM (Recency, frequency and monetary) e Lifetime Value para campanhas de retenção.

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