Keyword Cannibalization

Veja algumas das causa e consequências da Keyword Cannibalization e como ela pode prejudicar o ranqueamento e a otimização do seu site.

Gerenciamento de Reputação

A Keyword Cannibalization é o nome dado a competição interna entre páginas de um mesmo site, que acontece devido a definição de Titles, Headers e Meta-descriptions iguais ou muito semelhantes para todas essas páginas.

É sabido que, para iniciar um projeto de otimização utilizando estratégias de SEO, é necessário realizar uma pesquisa do volume das palavras-chaves que estejam relacionadas com a empresa e também uma análise dos concorrentes. Entretanto, caso um uso inadequado dessas palavras-chaves seja feito, como, por exemplo, repeti-las diversas vezes em páginas diferentes, sem nenhum tipo de distinção, o site acabará recebendo um ranqueamento abaixo do esperado.

Por que a Keyword Cannibalization é um problema? 

Uma das principais consequências de uma Keyword Cannibalization é o Google não saber qual página é a mais relevante para um consulta especifica se todas estão sendo ranqueadas pelo mesmo termo. Então, durante a pesquisa, o Google terá que escolher entre essas páginas qual parece ser a mais valiosa para a consulta. Além de perder o valor de busca utilizando essa estratégia, o site perde outras oportunidades de SEO que ajudariam a otimizá-lo e posicioná-lo ainda melhor nas buscas.

Uma das estratégias desperdiçadas é o aumento da taxa de conversão das páginas buscadas no site. Com várias páginas possuindo a mesma palavra-chave, a  sua taxa de conversão com certeza será mais baixa do que se houvesse apenas uma focando nela. O indicado é concentrar esforços apenas em uma aba. A qualidade do conteúdo também será bem menor do que poderia ser. Tendo páginas duplicadas do mesmo assunto, a chance de receber encaminhamentos e links é bem menor.

Além disso, o valor de SEO de uma página segmentada para um determinada palavra-chave que os links externos poderiam aproveitar acaba não sendo o melhor possível. Tendo páginas diferentes visando a mesma palavra-chave, os links externos serão divididos entre elas. Isso acaba, portanto, dividindo o valor do link externo ao invés de focá-lo em uma página apenas.

Como resolver a Keyword Cannibalization

Para resolver a competição interna causada pela Keyword Cannibalization, há duas maneiras possíveis de se fazer:

→ Utilizando variações: ao invés de replicar a mesma palavra-chave em cada página, pode-se implementar variações ou subdivisões da mesma e, depois, vinculá-la ao termo mais genérico, que acabará funcionando como referencial. Com isso, o Google poderá saber qual versão é a mais relevante para cada uma dessas consultas. Essa prática não só impede com que os mecanismos de busca classifiquem de maneira pior o site como também impacta diretamente na experiência do usuário, que irá achar a página e o conteúdo desejado.

→ Utilizando redirecionamentos: além de renomear todas as variações de forma correta, transformando as páginas duplicadas em secundárias é possível deixá-las em evidência utilizando links de redirecionamentos a partir da principal para essas páginas secundárias. Não necessariamente a redireção precisa ser linkada com a palavra-chave exata que rege a página secundária. Entretanto, ela precisa estar, pelo menos, contida nas chamadas frases de cauda longa, que devem ter total relação com a palavra-chave em questão. Com essa estratégia de organização dos conteúdos, o site estará melhor para ser nevegado, e o Google classificará melhor a página.

 
Keyword Cannibalization

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO