Indexação

A indexação é o passo posterior à criação de um site caso você queira vê-lo nos primeiros resultados de busca do Google.
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A indexação é o passo posterior à criação de um site caso você queira vê-lo nos primeiros resultados de busca do Google — responsável por boa parte do tráfego orgânico de uma URL. Por meio dessa tarefa, o público-alvo terá mais facilidade em encontrar e acessar seu conteúdo e fazer você colher excelentes resultados.

Apesar do Google indexar a página sozinho, é possível acelerar esse processo caso algumas recomendações sejam seguidas. Isso envolve toda uma etapa de planejamento a ser feito com base em alguns critérios de otimização de conteúdo.

A importância da indexação para o Google

Atrair tráfego está cada mais difícil por conta da alta competitividade no mercado. Por esse motivo, o SEO tem sido a solução perfeita na obtenção de boas posições nos sites de pesquisa que prezam em rankear cada vez mais conteúdos da qualidade.

Contudo, caso o Google não faça a indexação do seu site, será impossível trabalhar sua otimização e rankeá-lo nas buscas desse servidor. Exemplificando a situação, é como se um livro fosse escrito, mas não tivesse auxílio de uma editora para lançá-lo e gerar bons resultados ao autor.

Na busca por rankeamento de conteúdos de qualidade, o Google faz uso de robôs e algoritmos capazes de interpretar milhões de URL´s disponíveis na internet. Isso inclui a atualização de uma página publicada anteriormente e a leitura de novos links criados todos os dias.

Dicas de como melhorar a indexação do seu site

Ao indexar seu site no Google, o primeiro passo é fazer com que ele saiba da existência da sua URL para poder posicioná-lo no topo dos resultados de busca. Para isso, é só entrar com um pedido de rastreamento por meio do Google Search Console com o intuito de fazê-lo reconhecer a página rapidamente.

Um forte aliado para alavancar seu site é criar um blog com conteúdos de qualidade publicados e atualizados periodicamente com links internos e externos. Nele, a quantidade de indexações é relativamente superior aos sites tradicionais com conteúdos fixos com poucas alterações após a publicação.

Há, ainda, a possibilidade de inserir backlinks em conteúdos de sites parceiros que irão direcionar o usuário para sua URL. No entanto, eles também podem ser inseridos em quaisquer conteúdos de sua página com o intuito de incentivar a pessoa a continuar navegando.

Criar um sitemap também irá contribuir por uma melhor indexação do seu site pelos mecanismos de buscas. Esse recurso permite a criação de listas com todas as URL´s derivadas da página principal e o monitoramento das mesmas por meio de metadados.

Duas ferramentas são indispensáveis para você conseguir acompanhar os resultados e o tráfego do seu site: o Google Analytics e o Search Console. Enquanto a primeira permite saber quantas visitas a URL recebe todos os dias e a preferência de seus leitores, a segunda te ajuda a fazer o rastreamento e o sitemap da página.

Durante a indexação de todas as páginas de um site, podem ocorrer alguns problemas que levarão determinadas URL´s duplicadas ou com restrição de acesso ficarem disponíveis no Google. Instalando o robots.txt isso não correrá, pois os robôs, ao navegarem por seus conteúdos, terão ciência do que pode ou não ser indexado.

Investir no Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de fazer o Google entender que sua página possui qualidade a ponto de ser bem posicionada nos resultados de busca. Por esse motivo, produzir textos com palavras-chave, campo semântico e demais itens de otimização é fundamental.

Produzir conteúdos nas redes sociais e canais do YouTube pertencentes a sua página também irão contribuir em melhores resultados após a indexação pelo Google. Já na busca por linkagem externa que irão redirecionar para sua página, uma dica é apostar no trabalho de link building e gerar parcerias com outros sites.

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