Heading Tags

As heading tags são cabeçalhos (headers) utilizados em um texto para hierarquizar o conteúdo.
Call to Action

As heading tags são cabeçalhos (headers) utilizados em um texto para hierarquizar o conteúdo. Essas técnicas ajudam a deixar o texto mais atraente, além de servirem para posicionar melhor a página no Google.

Para que um conteúdo seja bem rankeado, é importante dividir as informações mais importantes. Assim, no topo do texto devem estar as noções mais genéricas sobre o assunto, enquanto o final deve ser mais específico. Por exemplo:

  • comunicação corporativa (H1);
  • marketing (H2),
  • marketing de conteúdo (H3).

Como usar as heading tags

Para que as heading tags cumpram com a sua funcionalidade, é necessário tomar algumas medidas. O H1 só pode ser utilizado única vez, pois ele representa o título geral do conteúdo. Portanto, assim como um livro só pode ter um nome, o conteúdo das páginas também tem apenas um título.

Cabe ressaltar, ainda, que o H1 deve conter a palavra-chave do texto. Do H2 em diante é possível repetir a formatação. Ou seja, se por um lado o conteúdo só pode ter um H1, por outro, ele pode ter 2, 3 ou mais H2 ou H3, sem problemas para o SEO.

Se dentro do cabeçalho dois for necessário fazer alguma divisão do tema, é importante diferenciar os subtemas no cabeçalho três. Por exemplo: o H1 pode ser decoração de inverno, o H2 pode ser um cômodo da casa e o H3 pode ser tipos de tapete apenas para aquele ambiente. Note que o H3 se relaciona com o H2, trazendo mais informações.

O cabeçalho três também pode ter subdivisões, ou seja, ter um H4 abaixo. A hierarquia do texto por ir até o Heading 6, mas não é necessário que todos os conteúdos tenham todos esses títulos.

Geralmente, os textos mais longos são aqueles mais aprofundados e que, portanto, podem ir além do H2. Conteúdos menores de até 500 palavras em média podem ser desenvolvidos apenas com H1 e H2.

Exemplo prático com heading tags

O mais importante quando o assunto é Heading Tags é respeitar a hierarquia. Logo abaixo do H1 não por estar um H3, assim como um H4 não pode estar em seguida de um H2.

É importante observar como se monta um texto com Heading Tags para evitar erros.

Lista dos livros mais vendidos este ano

Abaixo desse título, o autor deve fazer uma introdução do assunto que irá abordar e levantar os aspectos mais genéricos. Se a lista tiver sido tirada de alguma pesquisa específica, vale a pena citá-la logo no começo.

Literatura nacional

Como os livros podem ser divididos em nacionais e estrangeiros, é importante fazer uma separação entre eles. Para isso, o H2 se faz muito necessário, tanto para os leitores quanto para os motores de busca.

Clarice Lispector

Se um autor ou gênero tiver sido mais vendido, é possível separá-lo para dar mais destaque. Por ser mais específico do que o termo literatura nacional, usa-se o H3 dentro do H2.

Literatura estrangeira

Mesma ideia do H2 literatura nacional. Por se tratarem de duas distinções mais genéricas do H1, elas entram no segundo heading.

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO