Google Search Console

Veja algumas das ferramentas do Google Search Console e como elas podem ajudar na otimização e no melhor posicionamento do seu site nas pesquisas.
Google Search Console

Surgido em 2005 com o nome de Sitemaps, o Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda a monitorar e manter a presença de sites nos resultados de pesquisa. Para uma página ser incluída no Google, não é necessário se inscrever na ferramenta, entretanto, utilizando esse serviço, fica mais fácil entender como ele enxerga um site da web e também como otimizar o desempenho dele nas pesquisas.

O nome da ferramenta

Inicialmente, em junho de 2005, o Google apresentou o Google Sitemaps, uma ferramenta que tinha como objetivo mantê-lo informado sobre novas web pages, atualizações e também aumentar a cobertura das páginas vasculhadas pelos seus mecanismos de busca.

Visando se tornar um instrumento útil exclusivamente para especialistas em web, apenas um ano depois, a ferramenta adquiriu novas aplicações e mudou de nome para Google Webmaster Tools, que permaneceu até 2015, quando foi rebatizada para a atual nomenclatura. O atual nome se tornou o mais adequado por causa do crescente número de ferramentas novas, como o diagnóstico automático de problemas e a capacidade do Google em tratar como a mesma página dois sites de endereços parecidos, por exemplo, e também do número de usuários interessados em usá-la, a maioria composta de pessoas que não são webmasters.

As funcionalidades do Search Console

O Google Search Console pode ajudar de diversas maneiras na otimização de um website. Uma das principais funcionalidades da ferramenta é avaliar a aparência de pesquisa dos sites. Uma página com boa apresentação de título, meta-descrição e imagens utilizando estratégias SEO, como palavras-chaves e link building, tende a melhorar mais a sua posição nas pesquisas.

O Search Console também consegue identificar as informações detalhadas do tráfego de pesquisa dos sites, e, visando a otimização dos mesmos, emite um relatório completo. Dentre as informações reveladas, a ferramenta atenta para as palavras-chaves em que o site aparece nas buscas, as páginas dele que foram referenciadas, os países que o acessaram e outros vários critérios de análise. Para todos os dados desse relatório, é possível saber a quantidade de cliques, visualizações dos usuários nos resultados de busca, qual o CTR - cálculo entre a quantidade de visualizações nos resultados e quantidade de cliques obtidos a partir disso - e qual a posição média obtida.

Além dessas duas principais funcionalidades, diversos outros recursos adicionais estão disponíveis no Google Search Console para serem usados na otimização orgânica de um site, como, por exemplo, a apresentação do índice do Google - que mostra as páginas indexadas do site, as bloqueadas e as que foram removidas - e a análise de como o mecanismos de pesquisa rastreiam um site para indexá-lo.

Quem pode usar o Google Search Console

Qualquer pessoa que possua um site pode usar a ferramenta para melhorar o seu tráfego na web, desde o usuário com apenas conhecimentos básicos até o profissional da área de marketing digital.

Entretanto, caso a pessoa trabalhe na área de SEO ou simplesmente queira otimizar por conta própria um site, o Search Console ajudará a monitorar o tráfego deste site, otimizar a sua classificação e tomar decisões informadas sobre a aparência dos resultados de pesquisa dele. Utilizar o Google Search Console como influência nas decisões técnicas de um site e também para realizar análises de marketing mais sofisticadas é uma ótima maneira de alavancar a posição dele nos resultados de busca do Google.

Google Search Console

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO