29 / maio / 2023
5 MIN.

Usabilidade

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Hoje em dia, cada vez mais pessoas acessam a internet em busca de informações rápidas, objetivas e diretas. Por esse motivo, os sites vêm passando por constantes modificações com o intuito de alterar seus padrões de usabilidade e colaborar com os acessos.

O conceito de usabilidade se refere justamente à facilidade com que as pessoas utilizam uma ferramenta ou objeto para executar uma tarefa. No mundo virtual, isso diz respeito à capacidade da interface de um programa em aceitar comandos direto do usuário, de modo a simplificar suas atividades.

Melhorar a usabilidade de um site é fundamental para atrair e reter visitantes, ajudando-os a se localizar e encontrar o que procuram de forma simples e rápida. Para isso, é necessário investir em estruturas e layouts intuitivos.

Por que é importante investir na usabilidade do site?

Uma boa usabilidade só irá oferecer benefícios a você e aos usuários da sua página. Quanto mais rápido o internauta encontrar uma informação sobre determinado assunto, mais facilmente terá suas dúvidas sanadas, garantindo confiança para retornar e até mesmo divulgá-la no futuro.

“Se um site não for desenvolvido com foco na usabilidade, correrá riscos de não ter bons resultados. Uma interação complexa com os usuários acarretará menos acessos e, consequentemente, menos vendas”, afirma Bárbara Sousa, Líder de Produtos Web na Gear SEO, com mais de dez anos de experiência no mercado.

“Além disso, com a concorrência cada vez mais competitiva, entregar soluções com base no comportamento do internauta pode ser um grande diferencial”, completa Bárbara.

Uma URL otimizada e bem-estrutura terá um maior tráfego orgânico, responsável por elevar a visibilidade dos seus produtos. Sem contar que apresentará um menor custo de manutenção, caso precise de alguma alteração no código HTML para sanar bugs ou erros.

Como garantir uma boa usabilidade?

Segundo a Líder de Produtos Web da Gear, para garantir uma boa usabilidade, a regra mais importante é conhecer o usuário da página: “Antes de qualquer coisa, é necessário definir sua persona e, então, projetar o seu site com o foco nela. A partir dessa premissa, você consegue focar nos pontos que são mais efetivos para essa boa navegação”, completa.

Ainda pensando na usabilidade e experiência do usuário, a gestora recomenda seguir as diretrizes:

  • 10 heurísticas de Jacob Nielsen;
  • o guia da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines);
  • algumas regras da psicologia ( Lei de Jakob, Fitts, Hick, Miller, Postel, entre outras);
  • atentar-se ao carregamento do site. Quanto mais rápido o carregamento do seu site for, maiores as chances de os usuários permanecerem nele.

Dicas para melhorar a usabilidade do seu site

Quer aperfeiçoar a performance do seu site e atrair um número maior de cliques? Nada melhor do que garantir algumas dicas de usabilidade! A seguir, confira práticas que podem ajudar!

Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos objetivos, que demonstram clareza nas informações, é um dos primeiros passos ao tentar promover e otimizar um site. “O texto pode contribuir com a usabilidade fornecendo dados relevantes ao usuário. Em relação a uma página de produto, por exemplo, ele responderá dúvidas, direcionando o leitor dentro da página”, explica Fábio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com vasta experiência na área.

Recursos visuais e audiovisuais

Conteúdos com imagens, vídeos, GIFs, áudios e infográficos tendem a despertar ainda mais a atenção do leitor. Você pode investir nesses elementos para complementar o conteúdo e incentivar o usuário a continuar navegando no site.

No entanto, é importante se atentar ao tamanho dos recursos, otimizando-os para que não sobrecarreguem o site. Ter cuidado com o excesso também é primordial. “Apresentar muitos elementos ao mesmo tempo pode tornar a navegação confusa e cansativa, exigindo, assim, mais gasto cognitivo para o processamento da informação”, explica Bárbara.

Categorização

Dependendo da dimensão do conteúdo da sua URL, dividi-la em várias subcategorias ajudará a melhorar sua organização e performance, favorecendo a usabilidade na web. Um site de animais de estimação, por exemplo, pode ser dividido em temáticas referentes a cachorros, gatos, aves, peixes, entre outros.

Versão mobile

Apostar em uma versão mobile que permite o carregamento do site em versões exclusivas para smartphones e dispositivos móveis é muito importante para usabilidade.

“O uso dos celulares vem aumentando constantemente, e se você não tem um site responsivo nesse formato, estará descartando a maior parte dos usuários”, afirma a Líder de Produtos Web.

Campo de busca

Adicionar um campo de pesquisa no site para o usuário se situar melhor enquanto estiver procurando algo no domínio pode contribuir para a usabilidade. Afinal, será mais fácil localizar publicações antigas já não mais presentes na home.

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