04 / jun / 2020
4 MIN.

Title tag

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Title tag é um código HTML cuja função é dar um título a determinada página. Dessa forma, você ajudará a obter um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa. Ele costuma aparecer em links compartilhados em redes sociais, nas guias abertas de navegadores, como o Chrome, e na SERP.

Sua importância é tanta que, geralmente, os títulos dos cinco primeiros resultados possuem a palavra-chave pesquisada nos buscadores. Isso garante um bom ranqueamento do seu site no Google e, somado à qualidade e otimização do conteúdo, proporciona um elevado tráfego orgânico. Mas para que serve a title tag?

Qual é a importância de uma title tag?

A criação de uma boa title tag no SEO é fundamental para seu site ser bem colocado e aparecer nas primeiras posições do Google. Por meio dos fatores de ranqueamento, os buscadores analisam diversos pontos antes de concluírem que determinada página possui qualidade. Entre eles, cita-se a meta description, a URL e outros fatores.

A title tag costuma ser muito influente, pois é um dos principais fatores responsáveis por atrair visitantes ao seu site, sendo o texto principal de uma SERP. Por possuir cor azul com tamanho de fonte maior em relação aos demais itens, ele acaba se destacando.

Como fazer um bom title aos olhos do Google?

Além de saber o que é title tag e sua principal função para o SEO, vale ter em mente que existem algumas maneiras de redigir um title de qualidade com o intuito de melhorar o ranqueamento de uma página no Google e, consequentemente, aumentar seu tráfego orgânico.

Por isso, ao redigi-lo, procure fazer uso da palavra-chave do conteúdo logo no início da frase, aumentando sua visibilidade. Assim, você o torna mais atrativo para quem visitar o site e estabelece um padrão para as páginas.

Repetição da palavra-chave

Repetir a palavra-chave mais de uma vez na title tag e na meta description não é uma boa ideia. Assim como no conteúdo, o excesso de repetições pode ser prejudicial, podendo perder pontos em alguns critérios de ranqueamento. Além disso, nunca publique duas páginas com o mesmo title para evitar duplicação.

Quantidade de caracteres

Assim como a meta description, o title tag possui um limite de caracteres para ficar totalmente visível no Google e não ser vítima das famosas reticências no final. Geralmente, o ideal é que o title de cada página do seu site tenha entre 55 e 65 caracteres, respeitando as normas de SEO dessa ferramenta de busca.

Essa dica é principalmente para quem faz uso de blog como complemento de um site. Ao escrever qualquer title tag e description veiculado nessa plataforma, evite citar o nome de sua empresa. Dê preferência a títulos mais neutros, que chamem a atenção do leitor.

Utilização da palavra-chave no H1

A última dica é sobre a repetição do title no H1 do conteúdo. Mantendo a mesma frase em ambas as situações, fica mais fácil para o Google entender a coerência e a coesão do conteúdo apresentado. Em decorrência disso, sua indexação ocorre mais rápido.

O que acontece quando um title não é produzido?

Se você não escolher um title tag para cada página, o Google irá colocar qualquer frase referente aos H1, H2 e H3 do conteúdo. O perigo disso acontecer é que, muitas vezes, esses “títulos secundários” não estão com a palavra-chave inclusa e o tamanho adequado de caracteres.

Outro risco diz respeito às redes sociais. Ao compartilhar algum link nelas, pode ocorrer falha na geração de um título, alegando sua inexistência ou que não pode ser exibido no momento. Como consequência disso, pode haver um total comprometimento no número de alcances gerados por tal postagem.

Além disso, um fator importante para levar em consideração é evitar a duplicação das title tags. Como os mecanismos de busca favorecem os sites que priorizam a criação de conteúdos únicos, páginas com títulos duplicados podem ter o posicionamento prejudicado nos buscadores.

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