Glossário de SEO

Sitemap.XML

O sitemap.XML consiste em um mapa do seu domínio com todas as páginas que pretende indexar nos principais buscadores da web. Por meio desse recurso, o Google consegue entendê-lo com mais eficiência e analisá-lo para verificar a qualidade de todos os conteúdos.

 

Estruturando seu domínio e mapeando todas as páginas, o robô do Google consegue indexá-las mais rapidamente, priorizando-as nos resultados de busca. Isso acaba sendo importante principalmente para sites recém-criados ou com pouca visibilidade e dinamismo.

 

Os benefícios de fazer um sitemap.XML

Fazendo o sitemap, os mecanismos de busca da web terão mais facilidade em encontrar seu domínio e rankea-lo nos primeiros resultados de pesquisa. Dependendo da situação, é possível até descobrir se uma página está em duplicidade e adicionar tags e marcadores capazes de mostrar ao Google aquelas mais prioritárias.

 

Além disso, por meio do mapeamento, o Google entenderá que um administrador preocupado com o site sempre investe em novidades nele. Dessa forma, você cria uma espécie de autoridade e transmite confiança para incentivar ainda mais um bom rankeamento.

 

Conheça os principais sitemaps existentes

Existem diversos formatos de sitemap, sendo o XML o mais conhecido por conta de ser bastante eficiente e contar com diversos recursos. Conheça a seguir, algumas informações sobre os três principais modelos existentes!

 

– TXT: é considerado o formato mais básico de sitemap e sua criação, geralmente, não requer a instalação de um aplicativo. Nele, é só mencionar todos os links do seu domínio e, automaticamente, o Google já irá saber quais serão indexadas;

 

– Atom-RSS: semelhante a um feed de notícias, esse tipo de sitemap reconhece apenas os conteúdos recentemente publicados. Mas lembre-se: é muito importante ter um mapeamento completo de todas as páginas do seu site,

 

– XML: como mencionado anteriormente, o XML é o sitemap mais completo pois, além de citar as URL’s do seu site, é possível adicionar informações, como a data da última modificação. Ainda, você consegue estabelecer quais páginas devem ser prioridade para o Google indexar.

 

Quais os principais formatos que um sitemap pode ter?

Um sitemap em formato de notícias é muito usado por pessoas que desejam ver seu site bem posicionado no Google Notícias. No entanto, antes de mais nada é preciso fazer um cadastro no Google News Publisher Center e, a partir daí, esse mesmo mecanismo te ajuda a mapear sua URL.

 

Fazer um sitemap em imagem é muito recomendado caso seu site explore muito recursos envolvendo fotografias e infográficos. Por meio desse formato, todas as mídias do seu domínio serão bem rankeadas pelos mecanismos de busca e aparecerão nos primeiros resultados do Google Imagens.

 

Outro formato de sitemap disponível é o de vídeo que só pode ser feito em XML com o objetivo de oferecer ao Google o máximo de informações possíveis sobre sua URL. Ainda, por meio do audiovisual, a taxa de conversão do seu site só irá aumentar e, consequentemente, a quantidade de cliques.

 

Algumas dicas sobre sitemaps

Uma das melhores maneiras de criar um sitemap é dividi-lo em várias categorias, deixando-o mais organizado. Com isso, fica mais fácil identificar quais páginas ainda não foram indexadas e as que estão com algum problema. Além disso, para te ajudar, crie um índice capaz de mostrar onde cada um se encontra.

 

Sitemaps com mais de 10 MB podem ser difíceis de serem carregados e reconhecidos pelo Google. Por isso, crie algum de tamanho menor e, com no máximo, 50 mil links. Outra dica é sempre inserir links canônicos no sitemap, ou seja, apenas as URL’s finais com ou sem o famoso “www”.

 

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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