Glossário de SEO

Rich Snippets

Os rich snippets consistem em uma derivação dos snippets, fragmentos de conteúdo que aparecem no Google. Antes, o usuário visualizava a URL, um título e um pequeno resumo. A partir de 2009, os rich snippets foram inseridos, para melhorar a experiência do usuário.

 

Na prática, os rich snippets fornecem informações importantes, como a avaliação dos clientes. Para fazer com que esses dados apareçam no Google, é necessário ter conhecimentos avançados em SEO.

 

Como incluir rich snippets na página

Os richs snippets só são exibidos no Google quando eles estão presentes no código HTML da página. Isso pode ser feito por meio dos dados estruturais, que ajudam a organizar e classificar o conteúdo.

 

A implementação desse tipo de informação pode ser feita de três maneiras. Confira:

 

– Instalar algum plugin no sistema de conteúdo. No caso do WordPress, há o All-in-One Schema. org Rich Snippets. Essa é a solução ideal para quem não domina aspectos de programação;

 

– Utilizar o Schema para fazer as marcações e inserir no código da página. Essa é uma ferramenta mais complexa e que, portanto, exige maior domínio sobre o assunto,

 

– Usar o recurso do Google Search Console para fazer a marcação dos dados e mostrar como o robô pode ler os conteúdos. Esse recurso exige um conhecimento profundo, apesar de ser simples de ser usado.

 

Tipos de rich snippets

Existem diversos tipos de snippets que podem ser incluídos ao endereço para página, para otimizar a busca do usuário e gerar mais cliques. De acordo com o Google, esses dados podem ser divididos em “melhorias” e em “tipos de conteúdos”.

 

Melhorias

O desenvolvedor pode acrescentar a localização atual para indicar a posição de uma página dentro do site. Na verdade, esse snippet se refere ao caminho que alguém que deve fazer até encontrar um conteúdo. Ao pesquisar “sapatos femininos”, por exemplo, um snippet pode indicar a home do site > sapatos > feminino.

 

É possível ainda colocar um contato corporativo, ou seja, um telefone à disposição do público. Além disso, o buscador permite uma sequência de imagens (carrossel), logotipo da empresa, um campo de pesquisa do site e as páginas nas redes sociais.

 

Tipos de conteúdos

Dependendo do tipo de conteúdo, os snippets podem ser exibidos de uma forma. Os artigos, por exemplo, aparecem em carrossel com imagem e títulos maiores do que o normal.

 

Os livros e cursos podem ser direcionados diretamente para a compra. Já os eventos são visualizados de maneira bastante atraente, com data, horário, endereço e preço.

 

O Google permite ainda exibir de maneira diferente informações relacionadas com profissão, produtos, receitas, pronúncias de palavras, vídeos, podcast, entre outros. Em função disso, é importante aproveitar essa funcionalidade do buscador para otimizar ainda a busca do público, tornando o resultado mais atrativo e propenso ao clique.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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