04 / jun / 2020
2 MIN.

Redirecionamento 302

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O redirecionamento 302 é um termo técnico utilizado por desenvolvedores, mas que todo agente de marketing precisa conhecer, já que ele, assim como outros códigos, podem causar impacto no usuário e nos resultados da empresa. Para quem trabalha com SEO, é muito importante entender seus princípios e utilidades, para conseguir driblar qualquer falha que pode atrapalhar a posição nos sites de buscas.

O que significa o código Redirecionamento 302?

Responsável pelo direcionamento temporário, o código 302 (Temporary redirect) não envia junto o histórico do site, a sua popularidade e nem seu PageRank, e é feito em especial para promoções, lançamentos de produtos e informações como eventos e cursos que precisam causar um impacto de informação ao usuário.

Esse redirecionamento em estratégias de marketing costuma causar um bom tráfego para os domínios do site, o que pode valorizar as suas informações principais. Porém, é importante que não dure muito tempo, para que não perca a identidade principal e nem a referência em buscadores. Com muito tempo de duração, ele prejudica a indexação dos mecanismos de buscas.

O que significam outros códigos numéricos?

Ao digitar o endereço de uma página pelo navegador, ele vai até o servidor de hospedagem dessa página a fim de buscar o seu conteúdo. Quando não há o conteúdo desejado, o servidor envia códigos de volta, para explicar o que está acontecendo.

O código 301 (Permanente redirect) redireciona um link de forma permanente e é bastante utilizado quando uma empresa está alterando o domínio de seu site e deseja que as pessoas que procurarem o anterior sejam direcionadas a ele. Ou mesmo quando uma empresa é comprada por outra. Nesse caso, é transferido todo o PageRank e popularidade para o novo link.

O código 404 (Page not Found) informa que a página desejada não foi encontrada. Pode ocorrer por erro de digitação do endereço ou mesmo porque ela saiu do servidor e não existe mais.

O 500 (Internal Server Error) é uma falha interna no servidor, que impede a transmissão da página requerida. Pode haver erro de leitura ou falta de conexão com a rede.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO