Glossário de SEO

Long tail

O termo Long Tail é usado para definir as variações de uma palavra-chave no SEO, que vai desde as mais básicas e com pouca abrangência, até as que definem e auxiliam as buscas.

 

 

Long Tail significa “cauda longa” e é uma expressão que define palavras-chaves maiores e que podem atingir um número menor de pesquisas nos sites de buscas. Esse tipo de ação pode trazer muito mais visualizações do que o esperado.

 

Como utilizar a Long Tail

Utilizar uma palavra-chave maior pode trazer vários direcionamentos da pesquisa. Por exemplo: é possível colocar apenas “livro”, porém o número de palavras-chaves com esse termo é infinitamente maior que se fosse utilizado “livro de matemática”, ou ainda “livro de matemática para leigos”.

 

 

Com o exemplo acima, o site conseguiu estar presente em pesquisas para livros, matemática e leigos, além de chegar diretamente ao pesquisador que desejava “livros de matemática para leigos”. Poucos serão as palavras-chave tão específicas que poderão estar no topo dos sites de buscas.

 

 

Dessa forma, o usuário já achou o que precisava e dificilmente irá ampliar sua busca para os outros sites. A não ser que as informações não sejam relevantes, o site não tenha atrativos e não haja segurança para efetivar a compra ou manter a leitura.

 

 

Os usuários que utilizam a Long Tail são, em geral, os que oferecem o maior ROI, ou seja, consomem, compartilham e recomendam a página.

 

Benefícios do Long Tail

Os quatro principais benefícios do Long Tail são:

 

 

Custo-Benefício: mesmo que as palavras-chaves definidas tenham menor quantidade de buscas, elas geram cliques mais qualificados e que desejam diretamente aquele tipo de informação, produto ou serviço.

 

 

Menor Rejeição: com palavras-chaves curtas, muitos usuários podem entrar no site e descobrir que não tem o que estavam procurando. Isso gera uma rejeição involuntária e que não é desejada pelo site. Quando ele vai na página através de uma long tail, em geral, ele encontra o que procurava.

 

 

Objetividade: Mesmo que a long tail tenha mais palavras, ela consegue a objetividade que o usuário deseja. E, ao encontrar o que procura, em geral, ele clica no link, entra no site e resolve sua questão.

 

 

Crescimento no Google: Com um índice de rejeição menor, aumenta a qualificação do site para o rigor estipulado pelo Google. Isso permite melhores colocações em pesquisas, inclusive as que não são de long tail.

Long tail

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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