Glossário de SEO

Link Buillding

O Link Building é uma estratégia que consiste no processo de adquirir links, visando dar evidência a sites que desejam se ranquear melhor nos mecanismos de busca. Pode ser considerada um dos principais fatores de SEO para sites e páginas.

 

Se tratando de SEO Off-page, implementar links de uma página em outros sites é fundamental. Sendo eficiente, consegue-se cada vez mais diferentes relações no meio digital. Isso impulsiona a visibilidade e autoridade do site/página, tornando-o bem posicionado nos mecanismos de busca e, consequemente, proporcionando-o mais acessos.

 

Como se faz o Link Building?

Primeiramente, há de se salientar que o Link Building pode ocorrer por meio de duas formas: direta ou indiretamente.

 

Quando se estabelece uma parceria com outros sites, enquadra-se, assim, na maneira direta de se conseguir links. No entanto, é totalmente possível que um site seja citado em outros portais por espontânea vontade desses — sendo essa uma forma indireta de se fazer SEO Off-page.

 

No entanto, antes de mais nada, saiba que, para obter um link em um site parceiro, é necessário que haja o conteúdo. A sua produção é importantíssima para que o Google considere a linkagem do site natural.

 

Com o URL do conteúdo em mãos e o link inserido no texto, entra-se em contato com outras páginas, blogs e portais em geral que, de alguma maneira, sejam oportunos para ter o endereço do site inserido. No entanto, é importante ressaltar que o conteúdo em questão precisa ter qualidade.

 

Aconselha-se que o texto em si seja sobre algo útil e interessante. Além disso, também é recomendado que as estratégias SEO sejam implementadas, visando um ranqueamento ainda melhor desse conteúdo. Bons links são mais difíceis de se achar, então é importante que se dê atenção a isso.

 

Quanto mais relevante for o site, melhor será o link. Isso não só desperta o interesse dos usuários, como o site pode acabar, em algum momento, ser usado como referência — seja em um artigo, reportagem ou recomendação.

 

Ampliando horizontes para os links

Ter links em outras páginas é, a princípio, bom. O Google, dominante entre os mecanismos de pesquisa, avalia através desses links o quão bem ou mal uma página deve estar posicionada nas buscas. O texto, além de ser de qualidade, precisa ter relação com a página linkada. Além disso, a tag do link, para o melhor rankeamento possível, precisa ser rel=”dofollow”.

 

Dofollow e nofollow são tags que constatam se o Google identifica a linkagem ou não. Sendo nofollow, a relação passa batida pelo sistema, mas mesmo assim ela pode ser importante, visto que os usuários vão identificá-la. É também possível que um site com mais links que outro qualquer esteja pior qualificado pelo sistema do Google.

 

Muitos links podem ser irrelevantes ou até ruins para um portal, fazendo não valer a pena que ele esteja lá. Não basta simplesmente colocar o link de um conteúdo específico em qualquer página que o contextos não se relacionem. Nesse caso, o site pode chegar até a ser banido do Google, por isso é preciso cuidado e eficiência no processo de linkagem.

 

Por quê o Link Building é tão importante?

Links não são, simplesmente, links. Se um site está linkado para outra página, esse portal está dando um “voto de confiança” à página. É quase como dizer que vale a pena entrar nessa outra página, pois ela é segura, possui um bom conteúdo e pode agregar em informação. Cria-se uma relação.

 

São essas relações digitais por meio dos links que qualificam a reputação de um site. Quanto mais relações, ainda mais se forem feitas com outros sites de boa imagem, maior a sua autoridade — além de um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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