05 / jun / 2020
4 MIN.

Keyword Stuffing

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

As técnicas de black hat são consideradas práticas desonestas e antiéticas no processo de otimização para os mecanismos de busca, uma vez que manipulam os resultados. Entre elas, podemos destacar o keyword stuffing. Em geral, ele consiste no preenchimento de palavras-chave de forma indevida.

É importante ressaltar que essas técnicas não apenas violam as diretrizes dos buscadores, mas também podem resultar em penalidades severas. É preciso buscar adotar as práticas de white hat, que visam o sucesso sustentável de um projeto digital.

O que é?

O keyword stuffing consiste em uma técnica black hat. Ele surgiu de maneira natural, para ajudar os sites a se posicionarem mais facilmente. Porém, os avanços no mecanismo de busca fizeram com que a prática fosse identificada e punida.

Basicamente, o keyword stuffing no SEO ocorre quando uma mesma palavra-chave é incluída muitas vezes em um texto, visando o aumento do tráfego ao site. Para os buscadores, essa medida é uma forma de manipulação para que a página seja bem posicionada mesmo sem ter um conteúdo relevante.

Por isso, em vez de adotar uma estratégia voltada para incluir a palavra-chave repetidamente ao longo da página, os profissionais de SEO devem priorizar a criação de conteúdo com uma abordagem equilibrada. Sendo assim, as keywords devem ser inseridas de forma contextual e natural, oferecendo uma experiência positiva ao usuário.

Densidade de palavras-chave

Na década de 1990, quando a internet ainda não estava consolidada, era comum que os sites exagerassem na quantidade de palavras-chave. Aos poucos, esse tipo de conteúdo começou a ser visto como não qualificado, o que fez com que os buscadores passassem a punir a prática e considerá-la black hat.

Nesse momento, surgiram ferramentas para calcular a densidade de palavras-chave com relação ao texto. Um conteúdo de 300 palavras com dez palavras-chave é muito mais denso, por exemplo, do que outro de mil palavras com dez palavras-chave.

A densidade é muito fácil de calcular. Basta dividir o número de repetições pelo número total de palavras e multiplicar por 100. No caso acima, o primeiro conteúdo tem densidade média de 3%, e o segundo tem densidade de 1%.

Densidade ideal

Os buscadores não determinam uma densidade máxima que cada conteúdo deve ter. Porém, há quem acredite que entre 1% e 3% seja uma quantidade interessante para que o conteúdo seja bem ranqueado.

Acima disso, a densidade pode ser considerada keyword stuffing, portanto, passível de punição. Para que isso não aconteça, é importante prestar atenção à repetição de palavras-chave. Além de não ser uma prática aceitável, isso torna o conteúdo repetitivo e prejudica a leitura.

O ideal é produzir textos pensando na experiência do leitor. Se o material for interessante e relevante para o público, o buscador irá identificar isso e recompensar o site.

Experiência do leitor

Além de utilizar palavras-chave no texto, é importante que a página tenha termos do mesmo campo semântico. Isso ajuda a tornar o conteúdo mais relevante e completo, o que consequentemente o faz ser melhor posicionado nos buscadores.

Se a página for sobre “pagamento de dívidas”, o redator pode incluir expressões como “sair do vermelho” e “como quitar as contas”, por exemplo. Isso porque o campo semântico apresenta termos complementares à palavra-chave.

Já faz alguns anos que o Google lê o conteúdo de maneira diferente. Agora, o buscador utiliza ferramentas para entender como as pessoas pensam. Por esse motivo, a construção de conteúdos deve sempre priorizar a experiência do usuário

Portanto, os textos engessados e produzidos apenas para ranquear perderam completamente o espaço. Extrapolar a densidade de palavras-chave, gerando keyword stuffing, não gera valor para o conteúdo e ainda pode causar problemas para o site.

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