05 / jun / 2020
3 MIN.

Google Analytics

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Principalmente para quem trabalha com marketing digital, monitorar o seu site é necessário para entender o alcance da página e algumas outras métricas relacionadas a ela. Para isso, instalar o Google Analytics é essencial — ainda mais para potencializar o trabalho de SEO feito com os clientes.

Além de fornecer dados de visitas e tráfego em geral nas páginas instaladas, com as informações do Analytics é possível uma análise precisa do comportamento dos usuários enquanto no site monitorado.

O que é o Google Analytics?

Como dito anteriormente, o Google Analytics é uma ferramenta capaz de realizar o monitoramento e análise de sites, páginas, portais em geral e até mesmo aplicativos. Ser gratuita e própria do Google é apenas dois dos motivos para essa ser o mecanismo de monitoramento mais utilizado na internet.

Além disso, é nítida a facilidade do usuário em configurar o Analytics da forma que preferir e achar melhor para o monitoramento de seu site. Sendo integrado com outros dois serviços do Google — Search Console e AdWords —, é possível realizar uma enorme variedade de análises com ele.

Eis alguns exemplos de métricas que é possível saber por meio do serviço do Analytics: número de conversões do site, as páginas mais visitadas, o tempo de tráfego médio dos usuários, a localidade dos acessos e os dispositivos utilizados para os fazerem.

Como configurar essa ferramenta?

Como qualquer outro serviço do Google, para ter uma conta no Analytics é necessário, inicialmente, ter uma conta no mecanismo de busca. Realizando o cadastro com todos os dados exigidos, o resultado será o recebimento de um código referente ao Google Analytics.

Para instalá-lo no site, é necessário inseri-lo no código html de todas as páginas do mesmo — normalmente, ele deve se alocar antes da tag, que representa o fechamento da sequência. No entanto, o local de inserção do código pode variar dependendo da plataforma de CMS utilizada.

Feito todo esse processo, em até 24 horas os dados das páginas cadastradas começarão a ser coletados e, principalmente, contabilizados. Com isso, já será possível monitorar e construir análises.

De que forma ela pode ajudar na análise de um site?

Há diversas questões relacionadas aos dados de acesso do seu site que o Analytics pode responder. Por causa disso, é muito comum a sua utilização em sites corporativos. Ter mente o comportamento dos visitantes de uma página é importantíssimo para, por exemplo, tomar medidas quanto a publicação de conteúdos e etc.

O horário para se tomar ações é um fator importante para aumentar o alcance de um site. Os usuário, naturalmente, não possuem um horário uniforme de navegação na internet. Dessa forma, saber quando a maioria está on-line é de muita utilidade.

Além disso, outro fator importante é entender o porquê do “abandono” dos visitantes do site. Nesse caso, estamos falando da taxa de rejeição, que consiste no tanto de usuários que acessar o site, mas não interagiram.

São diversas informações fornecidas por uma única ferramenta que podem ajudar o gerenciador de uma página a entender quais as melhorias a se tomar para melhorar o tráfego deixando a interface e o conteúdo mais atrativo para o usuário.

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