05 / jun / 2020
4 MIN.

E-mail marketing

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Antes considerado como lixo eletrônico, o e-mail marketing é uma das melhores estratégias para convencer um potencial cliente a fazer negócio com sua empresa. Apesar de muitos ainda considerarem esse meio de comunicação ultrapassado, ele ainda é usado por 92% dos usuários de internet no mundo, de acordo com pesquisa da Pew Research.

Geralmente, os e-mails marketing são enviados para anunciar ofertas ou, simplesmente, confirmar a compra ou pagamento de algo que um cliente adquiriu. Por esses motivos, cada vez menos eles são considerados spam e são absorvidos pelos usuários.

Motivos para enviar e-mail marketing

A chance de você obter um grande alcance de público ao enviar e-mail marketing é muito grande. Isso porque, hoje em dia, mais de 4,3 bilhões de contas estão ativas em todo mundo — correspondente a mais da metade da população da Terra.

Nas redes sociais, mesmo o usuário curtindo sua página, não necessariamente ele irá visualizar todas as atualizações publicadas. Já no e-mail, isso dificilmente irá acontecer pois, caso você envie algo para 400 pessoas, por exemplo, todas irão recebê-lo.

Ainda, algumas plataformas, como o Twitter, o número de caracteres em uma publicação é restrito, dificultando, de certa forma, a inserção de conteúdos mais extensos. Isso não acontece com o e-mail, pois nele é possível escrever ilimitadamente e inserir fotos, vídeos e GIF’s quantas vezes quiser.

Tipos de e-mail marketing

Para uma estratégia de e-mail marketing funcionar, uma dica é criar diferentes tipos de conteúdos e enviá-los ao seu público-alvo. Dessa forma, o usuário se sentirá mais familiarizado com seu site/blog e as chances dele procurá-lo novamente serão ainda maiores.

– Quando você postar novos conteúdos em seu blog, considere enviar um e-mail em formato de newsletter com todas as atualizações. Assim, o usuário terá mais facilidades em encontrar as novidades da sua URL.

– Se alguém fez um cadastro em seu site para ficar por dentro das novidades postadas periodicamente, essa pessoa ficará feliz caso receba um e-mail de boas-vindas. Com isso, já é possível começar a traçar uma relação mais próxima com seu futuro cliente, deixando-o bem recepcionado.

– Caso seu site organize algum evento, envie convites via e-mail, incentivando as pessoas a participarem.

– Enviar e-mails explicativos sobre algum tema que seu cliente julgar relevante é uma das melhores maneiras de convencê-lo a adquirir algum produto. Dessa forma, você estará educando-o e, ao mesmo tempo, direcionando-o ao fundo do funil de vendas.

Como criar e-mails marketing que despertam o interesse do leitor?

Antes de mais nada, e-mails curtos e objetivos são os que melhor irão agradar o seu potencial cliente. De acordo com um estudo feito pela Microsoft e divulgado no jornal O Globo, o ser humano consegue prestar atenção, em média, 8 segundos em um conteúdo. No início deste século, esse tempo era de 12 segundos.

Criar uma linguagem informal como se você estivesse dialogando com seu leitor é primordial para atrair sua atenção. Uma dica, nesse caso, é criar personas e descobrir quais pessoas possuem o perfil do seu produto/marca e, a partir disso, estabelecer uma relação com elas.

Passo a passo da criação de um e-mail marketing

Por fim, chegou o momento de conhecer o passo a passo sobre como enviar um e-mail marketing atendendo às necessidades do seu público. Confira!

– Crie personas e, a partir daí, comece a desenvolver uma linguagem que te aproxima dos seus leitores;

– Desenvolva um template com imagens, vídeos, infográficos e recursos interativos que despertem a atenção do seu leitor;

– Verifique qual frequência é ideal para você enviar os e-mails. Por exemplo: uma vez na semana, a cada quinze dias ou mensal,

– Defina quais temas pretende abordar em cada e-mail ou se todos apresentarão informações sobre um mesmo assunto.

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