22 / fev / 2024
4 MIN.

Disavow

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A baixa classificação de um site nos buscadores pode estar associada a uma série de fatores. Um deles é a presença de links que prejudicam a qualidade do domínio e violam as diretrizes do Google. A ferramenta Disavow permite ignorar esses backlinks maliciosos para que eles não impactem negativamente a página.

Esse recurso melhora o SEO e evita uma série de prejuízos para a classificação do site. A seguir, saiba mais sobre como ele auxilia na auditoria dos links e outros detalhes importantes.

O que é?

A Disavow Tool foi desenvolvida pelo Google para que sites consigam retirar backlinks maliciosos que fazem apontamentos para seu domínio. Esse recurso também é voltado para a remoção de links que fogem das diretrizes de qualidade do buscador.

O Google entende que tais links estão sendo usados a fim de “driblar” o crescimento orgânico natural, buscando um aumento de autoridade de forma artificial. Por isso, pune os domínios que utilizam essa estratégia. Afinal, o buscador sempre beneficia sites bem desenvolvidos e que entregam conteúdos de qualidade.

Essa penalidade ocorre independentemente de quem realizou a aquisição de links artificiais. Pode ser o próprio domínio, em busca de aumento mais rápido de autoridade, ou terceiros que queiram prejudicar o site. Daí a importância do recurso para fazer essa limpeza constantemente.

Como a Disavow Tool funciona na prática?

A ferramenta permite que você indique para o Google quais são os links indesejáveis a fim de rejeitar os prejudiciais ao seu domínio. Essa ação pode ser feita de uma só vez ou aos poucos. De acordo com Marcos Tadeu, analista de SEO da Gear SEO, a análise deve ser estratégica.

“Há o risco de remover links que ajudam na classificação do site. Por esse motivo, o recurso Disavow deve ser utilizado com cuidado, aliado a uma estratégia sólida”, explica. Portanto, conte com um especialista para evitar que você retire algo útil para o Domain Authority.

É importante ressaltar que você não deve rejeitar todos os backlinks, apenas aqueles indesejados. Marcos Tadeu comenta que, para tomar essa decisão, muitas variáveis devem ser consideradas, como a relevância do link (com as métricas UR, DR e Spam Score), a intenção dele no site de origem e a qualidade do domínio.

Segundo o analista, a ferramenta tem diversos benefícios para o SEO: “Com ela, é possível recuperar alguns tipos de penalizações do Google e melhorar as avaliações das métricas relacionadas à qualidade de links, o que resulta no ganho de melhores posições nos resultados”.

Como fazer Disavow?

O primeiro passo de como fazer Disavow é criar uma lista de links que devem ser rejeitados. É possível rejeitar backlinks específicos ou o domínio inteiro.

No entanto, não é possível rejeitar um subdomínio por completo. Por esse motivo, é importante usar a ferramenta com cautela, para não prejudicar o ranqueamento.

Esse documento com a lista deve ser elaborado em .txt e ter o tamanho máximo de 2 MB. O limite de linhas é de 100.000. Após isso, deve-se realizar o download do arquivo da ferramenta na página da “Disavow Links” do Google Search Console.

Vale destacar que, após enviar essa solicitação para o Google, o prazo de remoção é indeterminado. Em alguns casos, pode ser de uma semana, em outros, de mais de meses.

Outra informação importante é que o Google não avisa quando a ação é realizada. Assim, cabe ao especialista da área de Link Building verificar o status do domínio como uma possível resposta da remoção de links nocivos.

O que evitar?

É importante se atentar a uma série de cuidados para não prejudicar a classificação do seu site. O primeiro é evitar usar a ferramenta em excesso. Apesar da praticidade, não é recomendado aplicá-la em todos os links, uma vez que pode afetar menções valiosas que contribuem positivamente.

Marcos Tadeu ressalta um ponto de atenção sobre a remoção manual desses links: “Antes de recorrer à ferramenta do Google, você pode contatar os proprietários dos sites para solicitar que eles sejam retirados manualmente”, comenta. Ela deve ser utilizada apenas quando não há outra opção.

A ferramenta Disavow é muito útil, mas não é a única solução para problemas de classificação. Portanto, certifique-se de que você também está implementando as práticas recomendadas de SEO para melhorar a qualidade e a autoridade do seu site.

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