21 / jun / 2023
3 MIN.

Bounce Rate

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O bounce rate é uma métrica de análise, utilizada no marketing digital, que representa a taxa de rejeição de um site. Isso pode parecer um pouco confuso se você estiver ouvindo pela primeira vez. Muitas empresas fazem essas perguntas e talvez não tenham encontrado uma resposta sólida ainda.

Reunimos uma visão geral rápida do que constitui uma taxa de rejeição, além de algumas dicas que podem ajudar a corrigi-la. Confira abaixo as principais informações sobre esse conceito tão importante para a análise de métricas.

O que é bounce rate?

Para responder o que talvez seja a mais importante dessas questões: não, a taxa de rejeição do seu site não é a mesma coisa que a taxa de rejeição de sua newsletter, por exemplo.

A taxa de rejeição do site é a porcentagem de pessoas que chegaram em uma página em seu site e, em seguida, saíram de lá sem nenhuma outra interação com ele. Isso quer dizer que a pessoa não clicou em nada mais.

Tenha em mente que “bounce rate” é diferente de “exit rate”. As taxas de rejeição apenas medem as visitas “one-and-done”, ou seja, aquelas em que as pessoas chegam e saem do seu site sem navegar em nada.

Exit rate

O exit rate (taxa de saída), por outro lado, é uma métrica um pouco mais complicada, que inclui a porcentagem de pessoas que deixam seu site de uma determinada página. Porém, não foi necessariamente a única página que visitou em seu site.

A página da qual eles saíram pode ser a última em uma longa sequência de visitas a outras páginas. É por isso que a taxa de saída nem sempre é tão preocupante quanto as taxas de rejeição.

Comparando taxas de rejeição e taxas de saída

Digamos que você estava comparando o bounce rate e o exit rate de uma página de agradecimento. Uma alta taxa de rejeição naquela página seria um pouco alarmante. 

Isso porque significa que as pessoas estão apenas visualizando essa página isoladamente e depois clicando. Pior ainda, elas não preencheram um formulário para chegar a ele, o que significa que você está perdendo os leads e possíveis conversões.

Uma alta taxa de saída, por outro lado, não seria motivo de preocupação. Isso significaria que essa página era a última em uma cadeia de visitas. As pessoas que saíam daquela página provavelmente chegaram da página de destino anterior, baixaram a oferta na página de agradecimento e deixaram para fazer uso do conteúdo que fizeram o download.

Tenha em mente que esse cenário é hipotético, podendo variar com base em outras métricas de página. Contudo, serve como uma ilustração simples da diferença entre as taxas de retorno e saída.

Como reduzir o bounce rate de uma página?

Agora você sabe o que é uma taxa de rejeição, mas o que pode fazer sobre isso? Em geral, altas taxas de rejeição indicam que a página apresenta um conteúdo irrelevante ou se mostra confusa para os visitantes do site. Porém, não vá direto para ações drásticas, como excluir uma página ou realizar um redesign imediatamente.

Existem algumas etapas importantes pelas quais você precisa passar antes de descobrir quais ações tomar. Para isso, é mais eficiente procurar ajuda de especialistas em marketing digital.

Lembre-se: as taxas de rejeição realmente só lhe dizem que alguém esteve em uma página da web e a deixou sem visitar qualquer outra página em seu site. No entanto, elas não dizem como foi a interação com a página em questão.

É por isso que é importante tomar medidas práticas para examinar outras métricas e peças de sua presença na web para ver o que pode estar por trás das taxas de rejeição. Isso indica que um site não está sendo muito atraente para seus visitantes.

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