16 / maio / 2023
5 MIN.

Blog

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Criar um blog com a função de complementar o conteúdo de um site é uma prática muito utilizada em SEO para atrair mais resultados orgânicos em determinada página. Dessa maneira, é possível posicionar cada vez melhor a URL nos buscadores por meio das palavras-chave.

O que é um blog?

Diferentemente dos sites, em que a publicação costuma ser mais direta e objetiva, nos blogs, as postagens geralmente são menores e possuem um caráter mais explicativo. Os famosos posts, muitas vezes, ficam responsáveis por induzir o leitor a acessar os sites em uma estratégia de criação de conteúdo.

Geralmente, os conteúdos publicados em blogs fazem uso de fotos, vídeos, infográficos e demais recursos audiovisuais para não ficarem cansativos aos olhos do leitor. No entanto, todo material divulgado nas páginas precisa estar de acordo com os assuntos relacionados ao site da empresa.

Segundo Fábio Cosman, Head de Conteúdo na Gear SEO com mais de 10 anos de experiência no setor, a estratégia de criação de conteúdos deve ser criada pensando em informações relevantes para responder e contribuir com informações acerca do tema proposto. “Há muitas páginas de blog preocupadas em apenas trazer o leitor, sem se preocupar em contribuir com um conteúdo realmente interessante. Se esse conteúdo não agregar em nada, certamente o visitante terá uma má impressão da sua marca”.

Como montar um blog?

Montar um blog com textos otimizados para SEO e outras práticas pode ser mais fácil do que se imagina! Para isso, é só seguir algumas recomendações básicas para você entender o perfil do seu leitor e, a partir daí, traçar conteúdos de seu interesse.

O primeiro passo é selecionar o público-alvo que você pretende atingir. Nesse item, pode-se traçar informações relacionadas a gênero, idade, profissão e estilo de vida. Por exemplo: pessoa do sexo masculino, entre 20 e 30 anos, recém-formado e que deseja morar perto do metrô.

Definido o público-alvo, escolha a melhor plataforma de hospedagem de blogs. Hoje em dia, o servidor mais usado é o WordPress, com inúmeros recursos e plugins avaliatórios de posts já sob os critérios de SEO. Além disso, nele é possível definir a meta description, o title e os demais recursos responsáveis por fazer um bom posicionamento do conteúdo no Google.

“Sempre é preciso respeitar o leitor, o usuário da página, aquele que veio organizadamente visitar você. As técnicas de SEO, no fundo, são boas práticas que visam oferecer a melhor experiência ao seu público. Sendo assim, a primeira preocupação deve ser em oferecer qualidade: bom texto, com informações relevantes, direcionado ao público que busca aquela página e que ofereça possibilidades de continuidade, seja na navegação, seja na pesquisa. A formatação para SEO e as técnicas são pano de fundo e jamais devem estar à frente do público leitor/consumidor da sua página”, afirma Fábio.

Após isso, é preciso selecionar o tema a ser aplicado no blog. O recomendado, nesse caso, é adotar templates básicos e simples, com o objetivo de deixar a página menos carregada, e os conteúdos, mais fáceis de ler.

Por fim, é preciso decidir o tema dos posts a serem publicados. Um blog voltado para o setor de imóveis, por exemplo, precisa ter todos os conteúdos voltados para o mercado imobiliário, como dicas de financiamento e tipos de apartamentos existentes.

Tipos de blogs

Existem diversos tipos de blog com características distintas e formatos de conteúdos variados. Enquanto alguns possuem caráter explicativo, com o intuito de solucionar dúvidas e esclarecer alguns fatos, outros são voltados para estratégias de marketing digital. A seguir, conheça um pouco mais sobre cada modelo.

Curadoria

Com temas e assuntos variados, os blogs de curadoria geralmente postam conteúdos a cada dois dias. Seu público-alvo são pessoas em busca de conteúdos interessantes que podem ser lidos de forma rápida e objetiva.

Ensino

Com conteúdo informativo, esses blogs possuem artigos de caráter explicativo para sanar dúvidas do leitor sobre determinado tema ou assunto. Geralmente, cada post possui mais de mil palavras.

Nicho

Com foco em um único tema, o blog de nicho apresenta conteúdos muitas vezes com intuitos publicitários. Seus textos possuem, aproximadamente, entre 500 e 1.000 palavras, e podem ser publicados diariamente.

Jornada

Esse tipo de blog procura relatar experiências do autor sobre determinado assunto e que podem ser aproveitados pelo leitor. Um dos modelos mais comuns de jornada é o famoso antes e depois, sempre mantendo o máximo de imparcialidade possível.

E-book

De extrema utilidade, o e-book pode ter postagens com diversos tamanhos, mas com foco em apenas um conteúdo específico. Dependendo do caso, é possível até criar o post em formato PDF para ser salvo posteriormente pelo consumidor.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO