Glossário de SEO

Black Hat SEO

É grande o interesse e a corrida para posicionar um site ou blog no topo das listas dos sites de pesquisas. E o SEO possui muitas ferramentas que podem facilitar e até fazer com que o objetivo seja alcançado.

 

Os sites de busca possuem regras rigorosas e que mesmo com as ferramentas mais modernas, elas precisam ser seguidas, do contrário pode gerar quebras contratuais e falhas éticas que podem trazer um grande prejuízo a empresa.

 

Baseado na quebra das regras e muitas outras situações danosas aos sites como invasão e vírus, surgiu o termo em SEO conhecido como Black Hat.

 

O que é Black Hat

O termo Black Hat vem da forma como se pode burlar as rigorosas regras dos sites de buscas. Quando o Google, por exemplo, utiliza de um indexador para pesquisar e peneirar os sites que serão exibidos nos primeiros lugares durante a busca, ele tem seus próprios métodos de avaliação como palavras chaves, atualização cotidiana do site e até mesmo sua reputação.

 

E por mais que haja métodos de tornar o site atraente, inserir palavras chaves que possam ajudar na triagem e outras formas de se buscar um caminho que ajude a atingir a meta dos primeiros lugares, ainda assim as regras precisam ser seguidas e é o indexador quem comandará essa seleção.

 

Já o Black Hat burla todas essas regras e até o próprio indexador, para colocar a página no topo das buscas por um tempo, através de atalhos que quando descobertos, pode simplesmente dizimar o site das páginas de pesquisas.

 

Há quem utilize a Black Hat por desconhecer do que se trata, sendo influenciado pela agilidade e rapidez do resultado. Porém, há também os que aceitam proceder dessa forma, sem medir as conseqüências.

 

Como usar o White Hat

As estratégias opostas, chamadas de White Hat, além de impedir que esse tipo de ação seja feita e gere danos a empresa, ela também utiliza as ferramentas do SEO para posicionar a página no topo das pesquisas, sem burlar nenhuma regra.

 

Ou seja, ele demonstra que boas estratégias e feitas da forma correta, pode trazer resultados contínuos e de sucesso, contra quem utiliza de ações com sucesso imediato, mas que trazem conseqüências danosas a empresa.

 

As ações mal feitas não se restringem a burlar regras de sites de buscas, mas também criar spams e fazer uma propaganda apelativa e sem nexo com qualquer estratégia. Nesse caso, a conseqüência está longe de ser o sucesso e sim o comprometimento da marca.

black-hat-seo

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

Glossário de SEO

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z