04 / jun / 2020
2 MIN.

Autoridade de domínio

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Um assunto comum para quem é familiarizado com Link Building, a Autoridade de Domínio, ou DA (Domain Authority), é quando uma Off-Page é considerada relevante através de alguns fatores, como a reputação, idade do domínio e qualidade do conteúdo.

Basicamente, um site com bom domínio é aquele com um conteúdo de excelência e que tem uma boa reputação dentre os demais portais, blogs, jornais e outros meios de comunicação. Não é uma regra, pois existem alguns domínios considerados de excelência que não apresentam um conteúdo tão forte assim. Pode acontecer. No entanto, é mais ou menos assim que funciona.

Como saber a autoridade de um domínio

Mas como saber se um domínio tem autoridade e está qualificado para receber um link externo? Para isso, existem diversas ferramentas que incorporam não só a autoridade de domínio como também outras análises essenciais para uma publicação bem-sucedida. É o caso da Open Site Explorer, uma ferramenta de análise de links que indexa e avalia os site simulando o algoritmo do Google.

A ferramenta mostra algumas características importantes para determinar a autoridade da página, como total de links inseridos e até quantidade de compartilhamentos e likes no facebook que, querendo ou não, são hoje fatores que geram bastante visibilidade para um portal, blog, empresa etc.

O que um website precisa para ter Autoridade de Domínio?

Muito embora os fatores que influenciam o DA de um website sejam coerentes, muitas vezes essa “métrica” apresenta oscilações. Por isso, além de seguí-la, é preciso também estar atento às diversas outras estratégias de SEO. Dentre os fatores que influenciam a autoridade de um domínio, podemos listar:

– Diversidade de Links;
– Reputação do site;
– Tempo do domínio;
– Qualidade de links,
– Qualidade de conteúdo.

Por que a Autoridade de Domínio é importante?

Seguir os parâmetros da DA é uma forma de mostrar refinamento e comprometimento. Muito provavelmente você quer seu nome ou o nome da sua empresa associado a um veículo sério e respeitado.

É como comparar um grande e valioso portal de notícias com um blog fundado há alguns meses. De forma alguma desmerecendo o novo blog, mas em qual o conteúdo tem mais probabilidade de se espalhar e, consequentemente, do link externo dar certo? O portal de notícias!

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO