03 / jun / 2020
3 MIN.

Ad Server

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O Ad Server consiste em um servidor de publicidade digital. Ele permite obter diversas informações sobre os anúncios, como o formato mais atraente, a campanha que teve mais cliques e o que pode ser feito para melhorar os resultados.

Dessa forma, o Ad Server ajuda a otimizar as campanhas on-line, fazendo com que as entregas tenham melhor performance. O Ad Server Display exibe anúncios no próprio site ou em outro, nas formas de banner ou pop-up. Já o Ad Server Targeting só mostra a publicidade para determinado público, a partir de comportamentos anteriores.

Vantagens do Ad Server

Para melhorar o custo-benefício das campanhas, o Ad Server pode ser usado juntamente com o Real Time Bidding (RTB). Essa tecnologia permite transacionar em tempo real a compra e venda de mídia por impressão. Os compradores fazem o lance e, se ele ganhar, o anúncio é imediatamente exibido no site do editor.

O Ad Server não precisa ser usado em todas as campanhas, mas é muito importante. Esse recurso garante diversas vantagens para os anunciantes, os veículos e o próprio anunciado.

Para os anunciantes, a tecnologia centraliza as métricas, para que sejam usadas de maneira prática. Além disso, ela assegura mais facilidade para efetuar estratégias de retargeting e behavioral targeting. Ao utilizá-la, a pessoa responsável pela mídia também pode acompanhar o investimento e o que foi entregue, observando assim o que valeu a pena.

Para os veículos, os benefícios são significativos. O Ad Server não toma muito espaço, nem necessita de programações específicas como Rich Media. Os veículos também não precisam entregar as métricas, pois a própria ferramenta apresenta esses dados.

O Ad Server também possui aspectos positivos para a estratégia da publicidade. Ele permite, por exemplo, reduzir os custos na contratação de pessoas e de produção de peças publicitárias. Isso sem contar com a capacidade de mensurar as interações do público com os anúncios, o que permite aperfeiçoar a comunicação.

Seguem alguns dos melhores softwares de Ad Server:

– DoubleClick for Publishers (Google);
– Epom;
– Adzerk;
– AdGlare;
– AdSpeed Adserver;
– AVID Adserver.

Por que utilizar Ad Server?

O Ad Server é importante para todos que desejam anunciar nos canais digitais. Masvale notar que as empresas não podem comprar diretamente esses espaços. Quem faz isso são as agências homologadas para gerenciar os anúncios e atender a demanda dos clientes.

Dessa forma, utilizar o Ad Server ajuda a otimizar o trabalho de quem irá cuidar das campanhas. O servidor permite utilizar uma mesma peça para vários veículos, diminuindo o número de peças necessárias. Além disso, o Ad Server garante uma melhor gestão de criativos, incluindo a frequência da exposição da peça.

Por disponibilizar métricas completas, o recurso ajuda a aumentar a exposição dos anúncios que estão dando certo e trocar os menos populares. Isso gera resultados melhores e mais rentabilidade para a empresa que está anunciando.

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