Gerenciamento de Reputação

A gestão de reputações, como o próprio nome sugere, é uma disciplina ligada à rotina de pessoas e organizações.
Gerenciamento de Reputação

Não é necessário evidenciar para o fato de que a reputação, em todos os casos, é um dos ativos mais valiosos que uma pessoa ou uma organização podem ter. A reputação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Algumas reputações podem ser boas e ruins. Um caso típico é o posicionamento político. A política, em momentos acirrados, como o que vive o Brasil, pode transformar as pessoas em encarnação do mal, para alguns, e verdadeiros messias, para outros. Como há polarização, é preciso fazer uma gestão cuidadosa da publicidade que vai se dar a esse posicionamento. É necessário? Quais os riscos? São perguntas que devem ser feitas, inclusive porque, o que hoje confere boa reputação, amanhã poderá se transformar em ruínas.

Social Branding e Gerenciamento da reputação


O gerenciamento de reputação é uma disciplina que bebe na fonte de outros conceitos já bastante sedimentados, como "Relações Públicas", "Social Branding" e "Marketing Pessoal". Na realidade, todas essas disciplinas convergem para a gestão da reputação. Relações Públicas trabalham a imagem de uma organização, Marketing Pessoal cuida da imagem de pessoas perante outras pessoas. O Social Branding é o link desse tema com as redes sociais e o marketing digital. Consiste nas técnicas aplicadas para, através das redes sociais, criar e melhorar a reputação da marca.

O Social Branding pode ser considerado algo muito próximo da gestão da reputação no ambiente digital. O gerenciamento de reputação é um conjunto de esforços que se dividem em três diretrizes:

1 - Acompanhamento

2 - Combate a incêndios

3 - Branding

Acompanhamento


Dentro do ambiente digital, consiste em acompanhar tudo o que se fala da pessoa ou da organização. No ambiente offline essa era uma tarefa do departamento de Relações Públicas, que migrou para as assessorias de imprensa.

O objetivo é saber tudo que é falado sobre a organização de modo que a empresa possa reagir e interagir no sentido de explorar da melhor forma essa publicidade. Ferramentas como o Google Alerts, o Twitter Monitor e o SEO Pandora, permitem que o usuário especifique termos de busca para que o sistema capture tudo que é falado sobre a empresa e emita alertas.

Combate a incêndios


Em caso de episódios que gerem propaganda negativa e danos à reputação, ter acesso às ferramentas de acompanhamento permitirá que a empresa reaja com base em informações concretas. É possível usar o SEO produzindo conteúdo positivo com os termos do tema que está gerando propaganda negativa, com o objetivo de desrankear o conteúdo negativo.

É a solução mais sofisticada, mas não deve suprimir os meios mais ortodoxos, como campanhas de esclarecimentos, entrevistas, press releases e contatos diretos com eventuais clientes insatisfeitos.

Branding


São as estratégias usadas nas redes sociais para criar e melhorar a reputação da marca. Consiste em combinar as técnicas do marketing tradicional com as técnicas de SEO, ferramentas sociais e métricas digitais para alavancar positivamente a imagem da marca.

Gerenciamento De Reputação

Vamos conversar?

Cadastre-se e enviaremos para você uma análise gratuita dos aspectos básicos de SEO no seu site com dicas rápidas.

Enviaremos para você algumas recomendações básicas de SEO que ajudarão a entender melhor o processo além de conhecer um pouco mais sobre a Gear SEO.

Campos com * são necessários

(opcional)

(opcional)

Conte-nos mais sobre os trabalhos de SEO ou Marketing Digital que você já fez com a sua empresa.

Quero receber novidades da Gear SEO