SEMrush

Com a presença do Marketing de Conteúdo, novos conceitos foram criados — e se reinventam a cada dia. Durante essa fase, surgiu o SEO (Search Engine Optimization), uma ferramenta fundamental para empresas que utilizam plataformas on-line. Basicamente, utilizando as estratégias de SEO, o posicionamento de domínios em sites de busca melhora gradativamente e, assim, tem mais chances de avançar no mercado. Uma plataforma primordial para a boa atuação do SEO — utilizada na maioria de agências de marketing, inclusive na Gear SEO — é o SEMrush.

O que é SEMrush?

Resumidamente, o SEMrush é uma plataforma de marketing que fornece dados importantes para analisar o posicionamento de uma empresa— assim como outras ferramentas como o ahrefs, moz etc..

Dentro da plataforma encontram-se diferentes ferramentas para que a análise seja completa e detalhada, tais como visão geral de palavras-chave e estudo da concorrência, por exemplo.

Por ser paga, a plataforma propicia aos seus consumidores pacotes com vantagens e valores diferenciados.

Como começar a usar?

Antes de qualquer coisa, é necessário criar uma conta própria no site. Comece clicando no campo “fazer login” e, em seguida “cadastre-se”. Nele serão adicionados seu e-mail e senha. Após confirmar o cadastro no e-mail, o SEMrush já estará disponível para o uso.

Versão gratuita ou versão paga?

A versão gratuita da plataforma permite até dez consultas de palavras-chave por dia, mas anula o uso de outros benefícios — que podem ser determinantes para um bom posicionamento.

As vantagens de usar a versão paga não se compara à gratuita. Por isso, se você deseja realmente investir em seu negócio, aplicando o marketing de conteúdo, assinar um plano é a melhor opção.

Para se adequar às necessidades de cada consumidor, o SEMrush proporciona as versões Pro, Guru, Business e Enterprise.

Ao finalizar o cadastro e escolher um plano, uma página inicial será apresentada; o painel de ferramentas.

Painel de ferramentas

No painel inicial é possível ter os dados gerais de um determinado domínio, palavra-chave ou outros temas relacionados ao seu negócio. Para encontrá-los, basta utilizar a barra de busca.

Na lateral esquerda da página estão todas as ferramentas do SEMrush, desde análise de domínio até relatórios.

Análise por domínio

Abaixo do painel de ferramentas, na barra lateral da página, está a Análise por domínio. Sua principal função é mostrar as informações de um determinado domínio, seja seu ou de um concorrente.

Nesta ferramenta, além da visão geral, estão inclusos outros mecanismos de informação. Confira resumidamente sobre cada um.

Visão geral

Basicamente, a Visão Geral exibe toda a análise de um site. No primeiro plano estão informações de pesquisa orgânica, pesquisa paga, backlinks e mídia display. Logo abaixo apresentam-se gráficos que demonstram o número de pesquisas realizadas.

Ao correr da página é possível analisar toda a visão de palavras-chave, concorrentes,  posicionamento, domínios de referência, exemplos de anúncios, dentre outros.

Pesquisa orgânica

Na Pesquisa Orgânica é possível acessar todos os dados do domínio que sejam orgânicos.

O posicionamento do site é indicado em forma de tabela, assim mostra claramente o desempenho do domínio a partir do volume total de palavras-chave usadas e o tráfego.

Para saber quais são as palavras-chaves mais utilizadas, todas elas estão ranqueadas abaixo desta tabela.

Outras opções de posicionamento também são apresentadas pelo SEMrush para que tudo o que acontece no domínio seja exibido, as ferramentas responsáveis por essa tarefa são:

  • Alterações na posição;
  • Concorrentes;
  • Páginas;
  • Subdomínios,
  • URL.

Voltando a barra lateral temos, em seguida da Pesquisa orgânica, os Backlinks.

Backlinks

O objetivo do backlink, seja ele interno ou externo, é gerar tráfego para o site ao mesmo tempo em que ajuda o leitor a conhecer e/ou entender um determinado assunto — que esteja ligado ao tema de seu domínio.

Para identificar quais são os sites e a quantidade de links utilizados para apontar o seu blog/site, o SEMrush disponibiliza uma ferramenta com o relatório completo de backlinks com os seguintes dados:

  • Visão geral;
  • Backlinks;
  • Âncoras;
  • Domínios de referência;
  • IPs de referência;
  • Páginas Indexadas,
  • Concorrentes.

Cada tópico é apresentado separadamente dentro da plataforma para que todos sejam analisados de forma detalhada.

Pesquisa de PLA

Além da pesquisa de publicidade, o SEMrush oferece a ferramenta de Pesquisa de PLA. O PLA (Product Listing Ads) nada mais é do que um anúncio pago de seu negócio dentro do Google.

Diferente do posicionamento orgânico, o produto da empresa é adicionado à página quando há o pagamento do anúncio.

Sendo assim, a pesquisa da PLA exibe todos dados importantes para analisar o progresso dos anúncios. Com ela, podem ser observadas as posições e concorrentes de cada PLA.

Análise de palavra-chave

Em seguida encontra-se a Análise de palavras-chave. É a partir dela que ocorre a análise de uma determinada palavra-chave, desde o ranqueamento até seu histórico de anúncio.

Assim como a ferramenta anterior de análise, essa também possui recursos para que todas as informações de uma palavra-chave sejam obtidas detalhadamente.

Visão geral

Na aba de visão geral, é apresentado um breve relatório sobre a palavra-chave pesquisada naquele mês. Os dados apresentados são:

  • Pesquisa Orgânica;
  • Pesquisa paga;
  • Distribuição de CPC por país;
  • Palavras-chave de correspondência de frase;
  • Tendência;
  • Palavras-chave relacionadas;
  • Resultados em pesquisa orgânica;
  • Resultados em textos de anúncios,
  • Histórico de anúncios.

Feita a análise geral, as ferramentas seguintes podem ser utilizadas para melhorar a compreensão da palavra-chave.

Correspondência da frase

Ao pesquisar uma palavra-chave, você encontra outras relacionadas a da pesquisa. Com a variação de palavras-chave, então, é possível originar novos textos e, consequentemente, melhorar o posicionamento do site.

Os resultados são apresentados de acordo com a quantidade de cliques dos usuários dentro do buscador.

Palavras-chave relacionadas

Essa função é muito parecida com a Correspondência da frase, no entanto, está relacionada com as variações de busca que o usuário pode fazer ao pesquisar uma palavra-chave.

Muitas palavras-chave podem ser pesquisadas a partir de outras. Para saber quais são essas opções, a ferramenta exibe todos os resultados realizados até aquele momento, até mesmo aqueles que apresentam erros de digitação.

SEO Content Template

Para iniciantes no ramo do marketing de conteúdo, o SEO Content Template é um ótimo recurso, pois ajuda na criação de conteúdos otimizados utilizando as palavras-chaves escolhidas.

Com ela, basta escolher qual palavra-chave você irá usar, a língua do texto e a região. Feito isso, um template será elaborado, tendo como base resultados do próprio Google buscador.

Meus relatórios

Por fim, o SEMrush permite que todos os dados de um domínio sejam apresentados como relatório — tanto em PDF quanto por e-mail.

O principal objetivo dessa função é mostrar as informações mais importantes de seu site, ou outros, de forma simples e clara.

Por que usar o SEMrush?

Para gerar engajamento e melhorar o posicionamento de seu domínio é indispensável o uso das estratégias de SEO e outras práticas.

No entanto, os resultados obtidos com essas técnicas são muito melhores quando o SEMrush é utilizado. Para que você veja resultados concretos, é importante entender tudo sobre a plataforma de forma detalhada.

Agências de marketing digital geralmente utilizam essa ferramenta como base em suas estratégias, melhorando de forma simples e inteligente os resultados de diversos negócios.

 

 

 

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