Screaming Frog

Para definir uma estratégia de SEO — Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de buscas) —, é essencial a utilização de ferramentas práticas e que apresentem bons resultados. O Screaming Frog, nesse sentido, atua como um simulador de robot/crawler, ou seja, rastreará toda a sua página com o objetivo de encontrar possíveis erros e, assim, auxiliar nas melhorias.

Esse tipo de rastreamento possibilita encontrar diversas falhas na página, como Titles, Metatitles, Meta Descriptions e links quebrados. Para quem desejar obter melhores resultados nos campos de buscas on-line, é preciso uma ferramenta aliada que forneça essas informações para dessa forma garantir o sucesso do negócio e por isso nós da Gear SEO recomendamos o Screaming Frog.

Por que utilizar o Screaming Frog?

O Screaming Frog pode ser muito útil, pois consegue emitir relatórios completos e apenas com as informações que você precisa. Além disso, também é capaz de verificar se há conteúdo duplicado em outras páginas, ou então URL’s parecidas.

Para atingir objetivos e obter ótimos resultados, é essencial que sua página esteja sempre bem rankeada nos parâmetros de buscas. O Screaming Frog verificará se tudo está em ordem, assim como o crawler do Google, o Google Robot. Fazendo isto, ficará muito fácil saber onde atuar para que o sites analisado esteja sempre entre os primeiros.

Além disso, ele também pode ser vinculado ao Google Adwords, trazendo mais dados sobre o usuários, como tempo de permanência, taxas de rejeição e conversão e também receitas de páginas de destino. Tudo isso poderá ser analisado facilmente, já que a ferramenta possibilita a exportação dos relatório em Excel, otimizando ainda mais o trabalho dos analistas de SEO  — assim como funciona com outras plataformas de marketing digital, como SEMrush, Google Planner etc.

Como funciona o Screaming Frog?

Como dissemos, o Screaming Frog atuará como um rastreador de página e verificará os pontos fracos do site. Como toda ferramenta de SEO, ele auxiliará na análise de melhorias para deixar que os visitantes passem mais tempo no site e tenham uma experiência mais confortável — seja ela via mobile ou Desktop.

Ele utiliza como parâmetros os algoritmos do Google — um dos maiores buscadores do mundo. A ferramenta não só analisará o seu site, mas também os da concorrências, identificando assim uma comparação que indicará diversas melhorias.

Tipos de relatório

O Screaming Frog emite uma variedade enorme de relatórios que poderão ajudar muito no processo de otimização da página. São eles:

Relatório Interno

Como o próprio nome diz, esse relatório mostrará toda a estrutura da sua página, levando em consideração todos os fatores essenciais para a otimização do planejamento de SEO. Com ele, você terá uma análise sobre Title, Metatitle de imagens, Meta Description, H1, H2 e etc. Além disso, ele também informará sobre a quantidade de links que a página possui e quais deles estão quebrados — não sendo direcionados aos respectivos endereços.

Os links podem ser descritos de três formas diferentes:

  • Inlink: links que direcionam para a própria página;
  • Outlink: links que direcionam para outra página, do mesmo site,
  • External links: links da página em outros sites.

Esses fatores são primordiais para obter bons resultados nos mecanismos de buscas, já que o robot/crawler do Google também os levam em consideração na hora de rankear sua página entre os primeiros.

Relatório de URL – URI

Além da qualidade de links que a página possui, o algoritmo do Google também analisa a qualidade das URL’s, em termos no confiabilidade, segurança, conteúdo e SEO. Caso haja muitos direcionamentos para um único lugar, isso pode ser mal visto e, dessa forma, diminuir resultados.

O relatório de URL reúne todas essas informações em uma única aba, informando o conteúdo de cada link — sem a necessidade de clicá-lo —,  imagens e textos que estão na página. Com isso, ficará mais fácil saber onde atuar para garantir melhores posicionamentos e resultados.

Screaming Frog SEO Spider

Recentemente, foi lançada uma nova versão da ferramenta, o Screaming Frog SEO Spider, ainda mais veloz e com muitos outros recursos, todos com o mesmo objetivo: aprimorar ainda mais o processo de análise de páginas e otimizando tempo.

Há disponíveis duas versões do Screaming Frog, uma free e outra paga. Ambas conseguem rastrear normalmente as URL da página, no entanto, a versão free é limitada a 500 endereços. Por esse motivo, para projetos maiores e agências de marketing, é sempre recomendado que assinar a versão paga da ferramenta, dessa forma o resultado será muito mais satisfatório.

Quer saber mais sobre como está o SEO no seu site?