Produção de Conteúdo

Estrutura de Conteúdo

Para cada cliente e segmento organizamos o conteúdo por estrutura e tipo de conteúdo. Conheça aqui todos os detalhes de cada um deles.

As estratégias de SEO podem ser aplicadas em qualquer tipo de segmento. Para atingir os mais variados tipos de prospects, é necessário criar um conteúdo assertivo e com qualidade, que fale diretamente com o cliente, independentemente do seu perfil.

Classificamos os conteúdos em 32 categorias diferentes, com o objetivo de otimizar o planejamento das nossas produções e criação de textos e infográficos. Confira a seguir, quais são as classificações que nós utilizamos.

1. Lista

Um dos formatos mais utilizados em blogs, o post em lista pode gerar tráfego e leads com muito mais eficiência. Pode ser usado de diversas maneiras, desde que sempre se relacione com a persona do cliente.


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2. How to

Atrai, principalmente, a persona que deseja entender “como fazer’’ determinada coisa. A ideia nesse formato de post é facilitar e dar as ferramentas certas para o leitor. Ilustrar o post com imagens ou vídeos agrega ainda mais valor para o conteúdo.


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3. Showcase

Também conhecido como “case de sucesso’’ ou “estudo de caso”, o objetivo do post em formato de showcase é contar uma trajetória de sucesso ou um marco importante na história do cliente. Resultados satisfatórios e premiações também podem ser pautas de um post com esse formato.


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4. Resolução de problemas

Bastante comum, posts de blogs nesse formato contribuem para um maior engajamento com o público-alvo, já que são responsáveis por levantar um problema - que muitos ainda nem sabem que têm - e resolvê-lo em seguida. Dessa forma, adquire-se o poder de conquistar um possível lead para a marca.


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5. Checklist

Por ser de fácil compreensão, esse formato de texto atrai e agrada o público que deseja absorver as informações de maneira prática. No checklist é possível criar conteúdos que ajudarão a persona a fazer determinada atividade da melhor forma possível.


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6. Pesquisa exclusiva

Excelente maneira de apresentar um conteúdo exclusivo para a sua persona, a pesquisa exclusiva tem o objetivo de dar ainda mais autoridade para a marca em questão. Tipo de conteúdo em que é possível apresentar dados novos e de grande importância para o público-alvo.


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7. Guia completo

Também conhecido como “Guia Definitivo”, esse formato de conteúdo apresenta informações mais completas, dando ao leitor uma análise profunda de determinado assunto. Porém, lembre-se: só dê esse título ao conteúdo se ele realmente apresentar informações completas à persona.


Tudo sobre SEO: guia definitivo para iniciantes.

8. Educativo

Os posts educativos são uma das melhores maneiras de ‘educar’ o seu leitor. Neles, é possível apresentar tanto conteúdos mais simples quanto mais técnicos para a persona que está começando a ter contato com o seu mercado de atuação.


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9. Glossário

Semelhantes aos posts educativos, o glossário, no entanto, tem o objetivo de apresentar, em apenas um post, os conceitos gerais de determinado tema. O importante aqui é expor a definição de um termo e ainda fazer links para posts mais completos sobre o assunto.

10. Série de posts

A ideia nesse formato de conteúdo é apresentar um tema relevante em diversos posts. Para isso, basta selecionar um assunto importante do seu nicho e dividi-lo entre alguns conteúdos.


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11. Estatísticas e infográficos

Tipo de conteúdo que, assim como a pesquisa exclusiva, visa apresentar resultados da própria empresa. Dessa forma, garante-se mais autoridade e engajamento com o público-alvo. Pode ser feito a partir de um estudo interno ou de estatísticas analisadas no decorrer do tempo.

12. Conteúdo comparativo

Como o próprio nome diz, esse tipo de conteúdo tem o objetivo de criar posts comparando serviços/produtos oferecidos pela empresa e pelos concorrentes. Para ganhar ainda mais relevância, também é possível apresentar casos em que o produto da instituição não é a melhor opção.

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13. Relatório de Receita

Seu objetivo principal é apresentar as receitas da empresa. Pode ser feito de diversas formas: quantidade de arrecadação, investimentos recentes, resultados do semestre, etc.

14. Novidades na empresa

Que tal apresentar para o seu público-alvo as últimas novidades da empresa? Aqui, é possível divulgar novas contratações, novo local de trabalho, assinatura de contratos, etc. Dessa forma, você fará com que seu cliente se sinta parte da empresa.

15. Produto

Apresentar um produto novo ou atualizações de um já existente na empresa é uma excelente maneira de garantir engajamento, principalmente se já tiver um público fiel.

16. Dicas

Depois de vender um produto, qual a melhor forma de fidelizar um cliente? Conquiste seu público oferecendo um bom pós-compra. Aqui, você dará dicas para maior usabilidade de um produto para gerar Leads.

17. Os melhores posts

Em formato de retrospectiva, apresenta os melhores materiais produzidos no blog durante um determinado período. Importante para gerar tráfego novo para uma página antiga.


Melhores posts da Meu Imóvel em 2017.


Dicas Petz: posts mais acessados no primeiro semestre de 2018.

18. Storytelling

Comum em campanhas publicitárias, contar uma história pertinente e interessante pode ajudar uma empresa a se conectar com seus clientes. Pode ser verdadeira ou fictícia, desde que seja capaz de engajar o público e despertar alguma sensação (emoção, nostalgia, felicidade etc)

A despedida da Kombi


Toda Forma de Amor - O Boticário

19. Polêmicos

Ficar por dentro de assuntos do mercado é essencial para a elaboração desse conteúdo. Seja o primeiro a falar sobre e será a principal fonte de pesquisa. Em marketing de conteúdo, portais gringos são os mais rápidos para disseminar tais informações.


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20. Tendências

Especialistas são os mais aptos para esse tipo de conteúdo como fonte de pesquisa ou para produção. Esse formato apresenta tendências para os próximos meses e anos com base em informações consolidadas do mercado (evite achismos!)


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Marketing de conteúdo nas plataformas conversacionais é dado como tendência para 2019.

21. Perguntas

Esse post faz uma compilação das melhores perguntas feitas em comentários do blog. Selecione as mais importantes e as responda mostrando soluções. O engajamento é a chave de sucesso de um blog.


Perguntas frequentes sobre o SEMRush no blog da Gear SEO.


Dúvidas sobre marketing de conteúdo? A Gear SEO explica.

22. Respostas

Comum em blog com bastante engajamento, é um pequeno artigo com uma pergunta chave. Aqui, o público é responsável por redigir o texto com suas respostas. Um debate aberto para os visitantes.


Qual a sua opinião sobre Black Hat?


SEM x SEO: Qual desses você mais recomenda para uma pequena empresa?

23. Especulação

“E se…” é uma expressão polêmica. Nesse formato especula-se um tema pertinente que tenha a ver com a persona da empresa ou blog. Assim como no formato de Respostas, o post de Especulação tem como objetivo o debate entre o público.


E se o Google deixar de existir?


Como seria o Marketing Digital sem o Google?

24. Debate

Quer mostrar diferentes formas de posicionamento de marca? Ou então quer gerar um debate sobre opiniões de parceiros ou concorrentes? Produza um post em formato de debate e deixe o público opinar.

25. E-books

O E-book como estratégia de Marketing Digital é um assunto muito promissor. Seu conteúdo é mais denso, aprofundado e com um sequência lógica bem segmentada em relação aos posts de Blog. Ótimo para gerar Leads, porque o público não se importa em deixar dados de formulário em troca do download.


31 tipos de conteúdo para produzir em seu blog.


Marketing Digital para Empreendedores.

26. Perfil

Trajetória de alguém importante. O perfil mostra a história, a influência, as conquistas e dificuldades de alguém no mercado. Esse conteúdo tem grande potencial para gerar leads por meio de compartilhamentos em e-mails e redes sociais.

27. Entrevista

Ter o embasamento e opinião de alguém influente é essencial para dar mais credibilidade a um conteúdo. Prepare papel, caneta, gravador e mãos a obra. Utilize o conhecimento do entrevistado para produzir um artigo completo, interessante e com bastante referências importantes.

28. Recomendações de links

Bom para gerar engajamento, criar um post recomendando conteúdos que você ou sua empresa consumiram durante determinado período pode ser a chave para aproximar seu público do seu negócio.

29. Conteúdos sazonais

Aborda um tema que acontece em determinado tempo, como matérias sobre o natal, carnaval, estações do ano etc. O ideal é levá-lo para um lado evergreen, assim pode ser reutilizado mensalmente, semestralmente ou anualmente.

30. Post de influenciadores

Aqui você faz uma compilação de opiniões, conhecimentos ou depoimentos de influenciadores do nicho. Apresente-os e deixe o debate fluir entre seu público.

O que especialistas em SEO pensam sobre Black Hat

31. Top list

Esse tipo de lista se refere à tendências de determinado segmento, destacando as melhores opções com suas características mais marcantes

15 maiores especialistas brasileiros em SEO que você precisa seguir

32. Release

Utilizado para o lançamento de determinado produto ou evento. Parecido com uma notícia, o release utiliza uma linguagem mais leve e destaca os pontos fortes e principais características do que será lançado.

Nova estratégia de marketing digital é lançada em outubro de 2018

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