Call to Action

Mesmo sendo uma peça fundamental para o sucesso de um produto online, uma boa parcela dos envolvidos nessa área ainda não estão totalmente familiarizados com esse instrumento.
Call to Action

O termo "Call To Action", comumente conhecido como CTA, é uma ferramenta importante quando se trata do marketing digital. Para incorporar esse artifício em seu negócio, no entanto, é necessário prestar atenção em alguns pontos e procurar os compreender da melhor forma possível.

O "Call To Action" tem sua tradução para "Chamada Para Ação", e, basicamente, é todo link; espaço; foto ou palavra em que se possa clicar ou simplesmente visualizar, que influencie um visitante da página em questão a concretizar uma decisão, ou seja, tomar uma atitude.

Exemplos de Call to Actions


Os CTA's com certeza já cruzaram seu caminho de alguma forma e você pode nem ter se dado conta, já que muitas vezes eles podem trabalhar com suas reações automáticas e instintivas. Existem vários tipos de Call To Action por aí, sejam eles um cupom para uma refeição grátis em uma rede de fast food, por exemplo. Podem também ser um botão de cadastro para receber um desconto em uma loja de roupas; a opção de baixar um material (como um catálogo de perfumaria); e, na maioria das vezes, ele se caracteriza como o chamado para o fechamento da compra.

Alguns quesitos devem ser levados em consideração para que os CTA's funcionem da forma desejada e causem o devido impacto no consumidor. O tamanho e a posição, bem como as cores, devem ser pensados e planejados estrategicamente. Outra dica interessante é não se prender somente aos botões. Mescle hiperlinks e layouts atrativos, e não enrole seu cliente; ou seja, não leve seu consumidor à uma sucessão exaustiva de etapas. Ao invés disso, simplifique esse processo em um só clique e, obviamente, ofereça um produto ou conteúdo de qualidade que recompense a visita do comprador, o fidelizando dessa forma e expandindo sua marca através do boca-a-boca gerado pela satisfação.

Não é difícil ter uma noção se os seus CTA's estão funcionando na prática. Uma boa maneira de apontar esse resultado é por meio de um teste, que funciona da seguinte maneira: é preciso convidar uma pessoa que nunca tenha entrado ou visualizado seu site. Mostre o conteúdo a ela e feche a guia depois de 5 segundos. Se a pessoa não conseguir dizer o que tinha no site e quais as opções disponíveis dentro da página, significa que o Call To Action não está tão eficiente quanto se imaginava.

Os CTA's são essenciais dentro do marketing digital, pois eles vão guiando a experiência do consumidor que se encontra na sua página. Também é importante ressaltar que todos as entradas do seu site necessitam de uma função clara, e jamais devem estar ali de forma gratuita, pois podem acabar confundindo o visitante e fazê-lo desistir da compra.

Call to action

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